Card image
Notícias
Carros, pistas e segredos do filme “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/08/2023
  • Atualizado: 16/08/2023 às 9:13
  • Por: Luiz Felipe Chaguri

O filme “Gran Turismo: De Jogador a Corredor” está chegando nos cinemas do Brasil e o longa do diretor Neill Blomkamp faz uma mescla interessante de fatos reais com uma ficção bem “hollywoodiana”, deixando tudo mais emocionante, seja nos carros, nas pistas ou até mesmo na vida do personagem principal.

Gran Turismo
Foto: divulgação

Baseada na história de Jann Mardenborough (Archie Madekwe), piloto virtual da Grã-Bretanha que sonha em se tornar piloto profissional, o filme traz as dificuldades deste caminho diferente daquele tradicional em que os pilotos vão subindo desde o kart até chegar nos carros de competição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Mardenborough é o vencedor do programa GT Academy, iniciativa desenvolvida pela parceria entre Sony, PlayStation, Nissan e Polyphony Digital. Na época, em 2011, os melhores pilotos do game Gran Turismo foram selecionados para disputar uma vaga em que o grande campeão seria apoiado pelas marcas para se tornar piloto profissional.

LEIA MAIS:

Zak Brown brinca com domínio de Verstappen e da Red Bull na F1
F1: Williams trabalha no carro para 2024 desde abril, diz Albon
Veja a duração de contrato dos pilotos do atual grid da F1
Wolff diz que Mercedes voltou foco para temporada 2024 da F1

É bem verdade que o filme dá algumas voltas nessa história para deixá-la um pouco mais dramática e emocionante. Jann, por exemplo, correu as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em 2013 e sofreu um acidente muito forte em Nurburgring em 2015, matando um espectador na arquibancada após seu Nissan GT-R Nismo levantar voo em um trecho bem perigoso da pista alemã.

A ordem dos acontecimentos é trocada no filme, com o acidente sendo um obstáculo que Jann precisou superar até psicologicamente para conseguir chegar ao pódio das 24 Horas de Le Mans. O piloto realmente foi ao pódio da prova em sua estreia.

Pistas trocadas e invertidas

O fã atento de automobilismo ainda vai perceber mais algumas “licenças poéticas” no filme, como o circuito de Hungaroring sendo usado no traçado ao contrário para recriar cenas das 24 Horas de Le Mans. Até as zebras da pista húngara foram cuidadosamente pintadas de amarelo e azul, cores tradicionais no Circuito de La Sarthe.

Apesar disso, todos os detalhes de Le Mans parecem ser cuidadosamente recriados com muita perfeição, como o pódio, credenciais, carros, macacões dos pilotos, entre outros detalhes.

O circuito de Silverstone, onde teoricamente são realizadas as atividades da GT Academy, também tem cenas transferidas para Hungaroring. Mas, é sério, não vai ser isso que vai fazer sua nota para o filme diminuir.

A parte de disputas, câmeras onboard e outras filmadas com drones sobrevoando os carros trazem uma sensação de muita adrenalina para quem está assistindo ao filme, algo que certamente é ainda mais empolgante aos que puderem ver as cenas nas telonas do cinema antes do streaming.

Inspiração em Lewis Hamilton

Alguns detalhes da vida de Jann são inspiradas no compatriota Lewis Hamilton. O personagem real é, de fato, fã do heptacampeão de Fórmula 1 e podemos ver até a idolatria a Ayrton Senna como uma proximidade entre os dois pilotos. Jann tem um pôster de Senna colado na parede de seu quarto.

Mardenborough da vida real tem uma foto publicada em seu perfil no Twitter em 2012, quando aparece ao lado de Lewis nos boxes da McLaren, equipe de Hamilton na época.

E o que também aproxima Hamilton da história deste filme é que o piloto da Mercedes sempre foi um fã declarado do game Gran Turismo.

Uma outra curiosidade do filme é que ele não aborda a parte da vida de Mardenborough nas competições de fórmula, mas ele chegou a competir na F3 Europeia, Fórmula 3 Inglesa, GP3, GP2 e Super Fórmula.

Supercarros do filme

O foco principal do filme está mesmo nos primeiros passos de Mardenborough como piloto profissional, mas nem por isso alguns carrões deixam de ganhar destaque. Além do Nissan GT-R, principal esportivo do filme, Gran Turismo De Jogador a Corredor também abre espaço para o Lamborghini Huracan STO, carro do principal rival de Jann.

O novo Porsche GT3 RS, lançado no Brasil recentemente a partir de R$ 1,9 milhão, também é destacado no trecho em que Mardenborough retorna ao circuito de Nurburgring para reviver as memórias de seu acidente. Na época esse GT3 RS ainda não estava à venda, mas esse segredo também fica entre a gente.

As cenas de Le Mans ainda exibem os modelos LMP1 e LMP2 da Audi, Toyota, entre outras marcas que também aparecem levemente no filme. Quem é fã dos games vai aprovar alguns gráficos do Gran Turismo sendo aplicados nas cenas do filme.

Deixe seu Comentário

Comentários