Para conseguir chegar até a Fórmula 1, os pilotos precisam fazer uma trilha, ter repertório. Nem sempre os caminhos são os mesmos, mas cada experiência conta para aqueles que perseguem o sonho de chegar ao topo do automobilismo mundial. O Brasil conta com diversos representantes nas categorias de base e, a seguir, estão os resultados obtidos no primeiro semestre de 2023:
Enzo Fittipaldi – Fórmula 2
O ano de Enzo Fittipaldi não começou dos melhores. Nas primeiras três rodadas, os pontos vieram com muito custo e o desempenho estava abaixo do esperado. Porém, as rodadas do Azerbaijão e Espanha trouxeram pódios importantes, que mostraram que o jovem pode se recuperar. Enzo ocupa a oitava posição no campeonato, com 57 pontos.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Gabriel Bortoleto – Fórmula 3
Excelente é a palavra que define o começo de ano de Bortoleto. O brasileiro venceu duas das dez provas disputadas e subiu ao pódio em três oportunidades e só deixou de pontuar em uma corrida até então. A performance rendeu a liderança no campeonato, com 111 pontos, 36 de vantagem contra o segundo colocado.
LEIA MAIS:
F2: Enzo Fittipaldi vai a Silverstone e corre na “casa” da equipe
Veja horários e onde assistir a etapa da Fórmula 2 na Inglaterra
Saiba onde estão os pilotos que venceram a GP2
Caio Collet – Fórmula 3
O terceiro ano de Collet na F3 está instável. Ele chegou a ficar sem conquistar pontos em duas etapas. Porém, a rodada mais recente, na Áustria, foi positiva: dois pódios. O resultado pode ajudar a devolver a confiança para o paulistano, que começa o segundo semestre na 11ª posição da tabela com 33 pontos.
Roberto Faria – Fórmula 3
Faria veio da GB3, onde possui um bom histórico e chegou até mesmo a disputar o título. Ele está em seu ano de estreia na Fórmula 3 com a PHM, uma equipe considerada fraca no grid. O desempenho do piloto está baixo e ele ainda não conquistou nenhum ponto. Seu melhor resultado foi o 18º lugar, na corrida curta da Austrália. O ano é de aprendizado para o jovem piloto.
Rafael Câmara – Fórmula Regional Europeia
Câmara começou o ano oscilando na FRECA, mas conseguindo atingir a zona de pontuação por várias vezes, garantindo uma situação confortável no top-10. Na recente etapa, em Spa-Francorchamps, conquistou sua primeira vitória. Atualmente é o sexto colocado no campeonato, que ainda conta com seis etapas pela frente.
Aurelia Nobels e Matheus Ferreira – F4 Itália
Aurelia Nobels já faturou duas vitórias em sua classe, a Woman’s Trophy, ocupando a terceira posição. Já no geral, ela é a 24ª colocada em um grid de 40 pilotos. Matheus Ferreira, que compete como novato, é o nono colocado em sua classe e o 15º na geral, tendo um desempenho mais constante. A F4 Itália conta com mais três etapas, totalizando nove corridas até outubro.
Pedro Clerot, Fernando Barrichello e Ricardo Gracia Filho – F4 Espanha
Pedro Clerot, campeão na F4 Brasil, não está decepcionando na Espanha. O brasileiro já conseguiu vitória e pódios na categoria e ocupa a segunda posição do campeonato com 108 pontos. A diferença para o líder é de 24. Com quatro rodadas pela frente, Clerot está na briga pelo título.
Já Fernando Barrichello e Ricardo Gracia Filho estão tendo desempenhos parecidos. Fefo é o 13º colocado com apenas seis pontos conquistados, enquanto Gracia soma cinco. Para aumentar sua experiência, Barrichello também vai correr no restante da temporada da F4 Brasil
Vinicius Tessaro – F4 Brasil
Ainda é cedo para definir o grande destaque da F4 Brasil em 2023, já que a categoria só correu uma etapa do campeonato. Porém, vale citar Vinicius Tessaro, que começou o ano com duas vitórias no circuito de Interlagos. A categoria, que está em seu segundo ano, ainda conta com cinco etapas e 15 corridas no calendário.
*Aqui foram listadas as principais categorias do caminho até a Fórmula 1, as consideradas oficiais. Existem outras que contribuem para os pontos da Super Licença, mas que não fazem parte da trilha oficial.
Deixe seu Comentário