
O calor voltou a ser protagonista no Autódromo Velocitta nesta sexta-feira, 3 de outubro, na abertura da oitava etapa da Stock Car, da oitava rodada do TCR South America, válida também como segunda do TCR Brasil, e da quarta etapa da Fórmula 4 Brasil. Com temperaturas na casa dos 31 graus e o asfalto chegando a 60 graus, as três categorias calçadas pelos pneus Hankook iniciaram suas atividades de pista em ritmo intenso, já com marcas expressivas no traçado de 3.443 metros de Mogi Guaçu (SP).

No TCR, os tempos começaram a cair logo nos treinos livres. Campeão de 2024 e pole na última visita da categoria ao Velocitta, Pedro Cardoso abriu os trabalhos baixando o antigo recorde ao marcar 1min33s002 com o Peugeot 308 GTi da PMO Racing. Mas a marca durou pouco, já que Nelsinho Piquet, a bordo do Honda Civic Type R da Squadra Martino, cravou 1min32s894 e estabeleceu a nova referência da pista. Logo atrás, Léo Reis colocou o Cupra León VZ da W2 ProGP na segunda posição com 1min32s903, em um cenário que confirma a tendência de recordes quebrados ao longo da temporada 2025, a primeira do TCR com os pneus Hankook Ventus F200 260/600 R18.
Na Stock Car, o dia também foi de evolução. Pela manhã, Zezinho Muggiati abriu os trabalhos na frente com 1min29s139 no Toyota Corolla Cross da CAR Racing Sterling. Mas a melhor volta do dia viria apenas no segundo treino livre, quando Rafael Suzuki registrou 1min28s535 com o Chevrolet Tracker da TMG Racing, superando Nelsinho Piquet por 0s138. Felipe Baptista, com o Mitsubishi Eclipse Cross da CAR Racing KTF, foi o terceiro mais veloz. A categoria volta ao Velocitta uma semana após a sétima etapa em meio à disputa acirrada do campeonato, em que Felipe Fraga, Gaetano Di Mauro e Guilherme Salas ocupam as três primeiras posições da tabela. Todos os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro utilizam os pneus Hankook Ventus F200 300/680 R18.
Além dos tempos de pista, a Stock Car também trouxe novidades técnicas nesta etapa com os testes do DRS, sistema de redução de arrasto aerodinâmico que será utilizado nas corridas do fim de semana. O recurso permite a abertura da asa traseira quando um carro está a menos de um segundo do adversário à frente, em ponto específico do traçado entre a saída da Curva da Vitória e a reta principal. Após avaliações positivas nos treinos da etapa anterior, o dispositivo estreia oficialmente em prova, prometendo aumentar as possibilidades de ultrapassagem e intensificar as disputas no Velocitta.
Na Fórmula 4 Brasil, Filippo Fiorentino foi o destaque da classificação ao conquistar a pole position para a primeira corrida do fim de semana. O piloto da TMG Racing marcou 1min26s417, apenas 0s047 mais rápido que o companheiro de equipe e líder do campeonato, Heitor Dall’Agnol. O equilíbrio reflete a competitividade da temporada, que já registrou sete vencedores diferentes em nove provas e coloca a categoria-escola como um dos palcos mais importantes para o desenvolvimento da nova geração do automobilismo nacional. Os monopostos da F4 Brasil aceleram no Velocitta calçados pelos pneus Hankook Ventus F200 240/570 R13 na traseira e 180/550 R13 na dianteira.
“Em todas as categorias, o calor vai desenvolver um fator fundamental na gestão do desgaste, já que o asfalto do Velocitta é de grande abrasividade. Quem entender melhor o comportamento dos compostos vai conseguir aquele décimo a mais de vantagem na pista, já que pelas análises que fizemos da última etapa, o nível de desgaste foi bastante satisfatório e o pneu manteve um desempenho constante em termos de tempo de volta entre início e fim de cada atividade”, destacou Leandro Figueiredo, o Técnico de Garantia e Qualidade da Hankook.
Com programação intensa até domingo, as três categorias prometem um fim de semana de grandes disputas no interior paulista, em condições de pista desafiadoras e sob temperaturas elevadas. O fator determinante, em comum entre elas, será o desempenho dos pneus Hankook, protagonistas em mais uma rodada tripla no Velocitta.
Com equilíbrio entre tecnologia, inovação e qualidade premium, a Hankook segue consolidando sua presença como fornecedora oficial de pneus para as principais categorias nacionais, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento do automobilismo brasileiro.
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