Card image
Notícias
Calor será determinante na gestão do desgaste no Velocitta, avalia Hankook

3 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 04/10/2025
  • Atualizado: 04/10/2025 às 10:26
  • Por: Leonardo Marson

O calor voltou a ser protagonista no Autódromo Velocitta nesta sexta-feira, 3 de outubro, na abertura da oitava etapa da Stock Car, da oitava rodada do TCR South America, válida também como segunda do TCR Brasil, e da quarta etapa da Fórmula 4 Brasil. Com temperaturas na casa dos 31 graus e o asfalto chegando a 60 graus, as três categorias calçadas pelos pneus Hankook iniciaram suas atividades de pista em ritmo intenso, já com marcas expressivas no traçado de 3.443 metros de Mogi Guaçu (SP).

Pedro Cardoso
Foto: Luís França

No TCR, os tempos começaram a cair logo nos treinos livres. Campeão de 2024 e pole na última visita da categoria ao Velocitta, Pedro Cardoso abriu os trabalhos baixando o antigo recorde ao marcar 1min33s002 com o Peugeot 308 GTi da PMO Racing. Mas a marca durou pouco, já que Nelsinho Piquet, a bordo do Honda Civic Type R da Squadra Martino, cravou 1min32s894 e estabeleceu a nova referência da pista. Logo atrás, Léo Reis colocou o Cupra León VZ da W2 ProGP na segunda posição com 1min32s903, em um cenário que confirma a tendência de recordes quebrados ao longo da temporada 2025, a primeira do TCR com os pneus Hankook Ventus F200 260/600 R18.

Na Stock Car, o dia também foi de evolução. Pela manhã, Zezinho Muggiati abriu os trabalhos na frente com 1min29s139 no Toyota Corolla Cross da CAR Racing Sterling. Mas a melhor volta do dia viria apenas no segundo treino livre, quando Rafael Suzuki registrou 1min28s535 com o Chevrolet Tracker da TMG Racing, superando Nelsinho Piquet por 0s138. Felipe Baptista, com o Mitsubishi Eclipse Cross da CAR Racing KTF, foi o terceiro mais veloz. A categoria volta ao Velocitta uma semana após a sétima etapa em meio à disputa acirrada do campeonato, em que Felipe Fraga, Gaetano Di Mauro e Guilherme Salas ocupam as três primeiras posições da tabela. Todos os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro utilizam os pneus Hankook Ventus F200 300/680 R18.

Além dos tempos de pista, a Stock Car também trouxe novidades técnicas nesta etapa com os testes do DRS, sistema de redução de arrasto aerodinâmico que será utilizado nas corridas do fim de semana. O recurso permite a abertura da asa traseira quando um carro está a menos de um segundo do adversário à frente, em ponto específico do traçado entre a saída da Curva da Vitória e a reta principal. Após avaliações positivas nos treinos da etapa anterior, o dispositivo estreia oficialmente em prova, prometendo aumentar as possibilidades de ultrapassagem e intensificar as disputas no Velocitta.

Na Fórmula 4 Brasil, Filippo Fiorentino foi o destaque da classificação ao conquistar a pole position para a primeira corrida do fim de semana. O piloto da TMG Racing marcou 1min26s417, apenas 0s047 mais rápido que o companheiro de equipe e líder do campeonato, Heitor Dall’Agnol. O equilíbrio reflete a competitividade da temporada, que já registrou sete vencedores diferentes em nove provas e coloca a categoria-escola como um dos palcos mais importantes para o desenvolvimento da nova geração do automobilismo nacional. Os monopostos da F4 Brasil aceleram no Velocitta calçados pelos pneus Hankook Ventus F200 240/570 R13 na traseira e 180/550 R13 na dianteira.

“Em todas as categorias, o calor vai desenvolver um fator fundamental na gestão do desgaste, já que o asfalto do Velocitta é de grande abrasividade. Quem entender melhor o comportamento dos compostos vai conseguir aquele décimo a mais de vantagem na pista, já que pelas análises que fizemos da última etapa, o nível de desgaste foi bastante satisfatório e o pneu manteve um desempenho constante em termos de tempo de volta entre início e fim de cada atividade”, destacou Leandro Figueiredo, o Técnico de Garantia e Qualidade da Hankook.

Com programação intensa até domingo, as três categorias prometem um fim de semana de grandes disputas no interior paulista, em condições de pista desafiadoras e sob temperaturas elevadas. O fator determinante, em comum entre elas, será o desempenho dos pneus Hankook, protagonistas em mais uma rodada tripla no Velocitta.

Com equilíbrio entre tecnologia, inovação e qualidade premium, a Hankook segue consolidando sua presença como fornecedora oficial de pneus para as principais categorias nacionais, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento do automobilismo brasileiro.

Deixe seu Comentário

Comentários