Encerrada a 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, maior competição da modalidade no país e organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Neste sábado (18), sob um sol de quase 40º C, o kartódromo RBC Racing, em Vespasiano/MG, recebeu mais de 200 pilotos e coroou 13 campeões.
Com belas disputas, que levantaram a torcida presente no evento, a competição teve início com a garotada da Mini 2T e a briga foi boa. A vitória ficou com o paranaense Rafael Busato, de 10 anos, que havia largado em quarto e conquistou seu primeiro título no Brasileiro. Felipe Sanches ficou com o vice e Artur Maranhão foi o terceiro colocado.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
Na Super Sênior, o paranaense Carlos Saderi chegou ao segundo título Brasileiro, com uma diferença de pouco mais de um mês entre um e outro. Em outubro, ele garantiu o título da F4 Super Sênior no Rio Grande do Sul, na disputa do Grupo 1.
LEIA MAIS:
Verstappen supera Leclerc e vence agitado GP de Las Vegas de F1
A Sênior 60+ também coroou mais um bicampeão, com a vitória de um piloto da casa: o mineiro Luiz Pinheiro.
Na Shifter, uma grande vitória de Pedro Piquet. Após sofrer uma quebra na Pré Final e largar do final do grid da Graduados, ele foi para cima, assumiu a ponta antes da metade da prova e conquistou seu primeiro título no Brasileiro de Kart. O filho do tricampeão de F1 Nelson Piquet dividiu o pódio com Leonardo Reis e Mateus Callejas.
Na Shifter Sênior, vitória de Bruno Grigatti, que chegou ao seu segundo título na competição e, na Super Sênior, Carlos SG foi campeão Brasileiro pela primeira vez.
Na Novatos, mais um novo campeão: o paulista João Simonsen foi o vencedor, seguido por Arthur Bertoncello, que largou da pole, e Pedro Almeida.
Em seguida, a Sênior AM fechou as categorias da manhã com domínio absoluto do paraense Luiz Keiji. Depois de vencer as duas classificatórias e a Pré Final, ele faturou seu primeiro título Brasileiro.
Na Júnior Menor, outro campeão que dominou tudo. O carioca Raphael Gebara, de apenas 10 anos, venceu de ponta a ponta e conquistou seu segundo título Brasileiro. Na Sênior Pro, Julio Conte ficou com o título, superando Jonathan Louis (segundo) e João Cunha (terceiro). André Nicastro, que largou na pole, ficou em sexto.
Com 34 kartistas no grid, a Júnior teve uma reviravolta ao final da prova, que teve Enzo Nienkotter cruzando a linha de chegada em primeiro. O piloto, no entanto, foi punido por atitude antidesportiva contra outro competidor e a vitória ficou com o mineiro Lucas Moura, de 14 anos.
Na Super Sênior, Alessandro Xavier venceu e também chegou ao seu primeiro título na competição. Uma das principais categorias do kartismo nacional, a Graduados, viu uma disputa de tirar o fôlego com o maior campeão do evento, Olin Galli, e Rafael Croce. Doze vezes campeão do Brasileiro, Galli acabou superado pelo piloto de 20 anos, que chegou ao seu primeiro título.
Além dos troféus, os vencedores foram premiados com a isenção da taxa de inscrição na Copa Brasil de Kart, que já tem sua sede definida para 2024. O Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB), receberá a 25ª edição entre os dias 17 e 27 de julho.
Presença Ilustre
Um dos maiores campeões do automobilismo nacional e mundial, o paulista Helio Castroneves, tetracampeão da Indy 500 e tricampeão das 24 Horas de Daytona, prestigiou a disputa do Brasileiro e veio acompanhar de perto a estreia do sobrinho Eduardo Castroneves, o Dudes, na competição. Ele foi o oitavo colocado na Novatos.
Helinho, que foi campeão do evento em 1989, na categoria Júnior, em Viamão/RS, foi recebido pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, e o presidente da Comissão Nacional de Kart, Rubens Carcasci.
O piloto também participou da entrega de dois troféus especiais durante a solenidade de abertura no RBC Racing. Helinho entregou o troféu do “Piloto da Galera” para o kartista Mario Porto Neto, que foi eleito pelos fãs em uma enquete no instagram da CBA BRKart, e o troféu de “Maior Escalada no Grid” ao piloto Pedro Sene, que ficou em 34º após a tomada da Júnior e largou na Final em 13º, ganhando 21 posições.
Deixe seu Comentário