Card image
Notícias
Brasileiro de Kart conhece 16 campeões em Grupo 1 no Velopark

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/10/2023
  • Atualizado: 15/10/2023 às 13:15
  • Por: Leonardo Marson

Não faltaram disputas e muita emoção nas Finais do Grupo 1 do 58ª Campeonato Brasileiro de Kart, encerrado neste sábado (14) no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita/RS, e que também englobou a 7ª edição do Brasileiro de Kart Rotax.

Brasileiro de Kart
Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

Com dezesseis títulos em jogo, o evento na pista gaúcha de 1.500 metros consagrou oito novos campeões, quatro bicampeões, três tricampeões e um pentacampeão. Além disso, cinco kartistas foram selecionados para representar o Brasil no Mundial de Kart Rotax, em dezembro, no Bahrein.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

A competição teve início com a disputa da F4 Super Sênior Master. O paranaense Carlos Saderi seguiu dominando e venceu seu primeiro Brasileiro, depois de ter conquistado este ano a Copa Brasil.

LEIA MAIS:

Copa Truck: Giaffone e Andrade vencem no domingo em Tarumã
Copa Truck: Giaffone e Abbate vencem corridas de sábado em Tarumã

Na F4 S60+, o baiano Valdemiro Oliveira, que também venceu a Copa Brasil deste ano, chegou ao seu terceiro título no Campeonato Brasileiro.

Na Mini Max, o paulista Edward Kirst, de 12 anos, foi outro que não deu chance aos adversários e venceu com boa vantagem. O título também deu ao piloto a vaga para representar o Brasil no Mundial de Rotax.

Na Micro Max, a disputa foi acirrada e Pedro Campos, que teve problemas na Pré Final e largou de último, venceu de forma emocionante, para conquistar seu bicampeonato brasileiro, com apenas 8 anos de idade.

Na Rotax Max Master, Dennis Dirani faturou seu quinto título do Brasileiro de Kart, depois de largar da pole position. É o segundo título nacional no ano para o piloto, que venceu a Copa Brasil de Kart na Sênior Pro.

Muita briga também na F4 Júnior, com vitória de Heitor Farias, que estava bastante comovido com a conquista de seu primeiro título brasileiro. Na Mirim, mais um novo campeão, o maranhense Matias Dominguez, de apenas 9 anos.

Fechando as provas da manhã, na Super F4 muitas disputas com grandes feras do kartismo nacional. Eduardo Araujo faturou seu segundo título Brasileiro e superou o maior campeão do evento, Olin Galli, que foi o vice-campeão.

Na DD2, Rafael Reis foi soberano. Fez a pole position na tomada, venceu as baterias classificatórias, a Pré Final e a Final. Campeão Brasileiro de endurance duas vezes, foi o primeiro título “solo” do piloto.

Mesmo caso do campeão da DD2 Master, Lucas Souza, que já era bicampeão brasileiro de endurance e agora faturou o título “sozinho”. O pole Waldir Belizario teve problemas na largada e abandonou a disputa. Reis e Souza também garantiram vagas para o Mundial de Rotax no Bahrein.

Com o maior grid da história de um Campeonato Brasileiro de Kart, com 43 competidores na pista, a F4 Sênior foi bastante disputada e teve a vitória do catarinense Flaviano Ramos, que conquistou seu segundo título brasileiro.

Na Cadete, mais um novo campeão nacional, com a vitória de Pedro Perondi, de 11 anos. Na Rotax Max, Allan Croce também venceu tudo e faturou seu primeiro título. Segundo colocado na prova, Enzo Prando ficou com a vaga no Mundial de Rotax.

Com 30 karts no grid, a disputa da F4 Graduados também “pegou fogo” e teve a vitória do paulista Felipe Prieto, de 18 anos, que largou de 14º e chegou ao seu primeiro título brasileiro.

Depois de classificatórias e Pré Final muito equilibradas, a F4 Super Sênior também mostrou competitividade na Final com a vitória de Saul Leite, que chegou ao seu bicampeonato depois de 12 anos.

Fechando as disputas, na Rotax Júnior Max vitória do paulista Lucas Paiva, de 14 anos, que também celebrou seu primeiro título Brasileiro e a vaga para representar o país no Mundial de Rotax.

Maior competição de kart do país e organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o evento premiou todos os campeões com a isenção na taxa de inscrição para a Copa Brasil de 2024.

Os kartistas voltam as suas atenções agora para a disputa do Grupo 2 do Brasileiro, com categorias de motores 2 tempos, entre os dias 11 e 18 de novembro, em Vespasiano/MG, no kartódromo RBC Racing.

Deixe seu Comentário

Comentários