Card image
Notícias
Bicampeão mundial do WRC com a TOYOTA GAZOO Racing, Kalle Rovanperä troca rally por sonho de guiar nos fórmulas

2 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 09/10/2025
  • Atualizado: 09/10/2025 às 16:14
  • Por: Luiz Felipe Chaguri

Mudanças de pilotos campeões mundiais para novas categorias sempre chamam a atenção, mas a do finlandês Kalle Rovanperä pegou muita gente de surpresa. Bicampeão do WRC com a TOYOTA GAZOO Racing e terceiro colocado no campeonato de 2025 com chances de título, o finlandês anunciou deixará o rally para se aventurar nos fórmulas em 2026. O piloto manterá o apoio da TGR e vai correr na Super Fórmula do Japão neste próximo ano.

Foto: TOYOTA GAZOO Racing

“Esta decisão não foi fácil, mas é algo em que venho pensando há algum tempo. Tendo já conquistado tanto no rali nesta idade (25 anos), comecei a pensar em outras possibilidades e em outros desafios que gostaria de enfrentar. Foi uma decisão difícil, mas parece a certa para perseguir meus próximos sonhos e desafios. É especial ter o apoio da TOYOTA GAZOO Racing desde o início deste novo desafio e poder correr na Super Fórmula”, diz Rovanperä.

A trajetória de Rovanperä começou cedo com a TGR, em 2020, aos 19 anos. Demonstrando sua capacidade de aprendizado e adaptação rápidos, ele se tornou o mais jovem a subir ao pódio do WRC ao terminar em terceiro em sua segunda largada no Rali da Suécia, em 2020. No ano seguinte, seu triunfo no Rali da Estônia o tornou o piloto mais jovem a vencer uma prova do WRC.

Foto: TOYOTA GAZOO Racing

O primeiro título mundial veio em 2022, ano em que acelerou o GR YARIS Rally1 ao lado do copiloto Jonne Halttunen. Rovanperä venceu cinco dos sete primeiros ralis, e uma sexta vitória no Rally da Nova Zelândia foi suficiente para que ele fosse coroado o mais jovem Campeão Mundial de Rali, com apenas 22 anos e um dia de idade. O bicampeonato veio em 2023, onde a dupla terminou 12 das 13 etapas entre os quatro primeiros colocados, mostrando uma consistência impressionante. Em 2024, eles venceram quatro etapas em sete largadas.

Com três ralis restantes em 2025, Rovanperä continua na busca pelo terceiro título de pilotos em quatro anos. Uma vitória dominante nas estradas do Rally das Ilhas Canárias e a tão esperada primeira vitória em casa no Rally da Finlândia – com a corrida mais rápida da história do WRC – também contribuíram para uma forte liderança da TGR na classificação de construtores.

“Sei que é um salto direto para o desconhecido vindo do rali, mas estou realmente ansioso por isso e, juntamente com a TGR, temos um bom plano para nos prepararmos da melhor maneira possível e tentar aproveitar ao máximo. Desde que comecei a pilotar, ainda criança, meu sonho era ser piloto do WRC, vencer um rali e me tornar campeão mundial. Ter conquistado tudo isso em uma idade tão jovem foi uma sensação incrível, e um grande agradecimento à TGR-WRT: fizemos coisas realmente incríveis juntos e isso me ajudou muito. Ainda temos três ralis pela frente e vamos dar o nosso melhor e continuar lutando até o fim”, completa Rovanperä.

A temporada 2026 da Super Fórmula está programada para ser iniciada em Motegi, no dia 5 de abril.

Deixe seu Comentário

Comentários