Cinco provas, cinco vencedores e pole positions diferentes. A pista de Baku, que receberá o Grande Prêmio do Azerbaijão no próximo domingo (12), ainda não viu um piloto triunfar mais de uma vez no circuito, e nem mesmo conseguir larga na posição de honra por mais de uma edição.
Oficialmente, o GP do Azerbaijão começou a ser realizado em 2017, mas as ruas da cidade receberam o GP da Europa em 2016. Nico Rosberg foi o primeiro piloto a vencer no local, conseguindo também a primeira pole. No ano seguinte, foi a vez de Lewis Hamilton largar na frente.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Mas a vitória de Hamilton não veio naquele ano. O britânico foi prejudicado por conta da espuma protetora de seu cockpit, que se soltou durante a prova. Daniel Ricciardo triunfou em seu lugar. No ano seguinte, Sebastian Vettel assumiu a pole, mas Hamilton conquistou a prova, que foi marcada por acidentes.
LEIA MAIS:
Horner afirma que Red Bull estará feliz com título de Pérez ou Verstappen
O ano de 2019 viu Valtteri Bottas garantir a posição de honra contra seu companheiro de equipe, Hamilton. O finlandês conseguiu finalizar no lugar mais alto do pódio. Em 2020, a corrida foi cancelada por conta da pandemia de covid-19 que assolou o mundo.
No ano passado, Charles Leclerc foi o pole position, mas a prova parecia estar nas mãos de Max Verstappen. Porém, o holandês bateu com sua Red Bull já no fim da prova, fazendo o pelotão relargar após uma bandeira vermelha. Era a chance de Lewis Hamilton quebrar o tabu em Baku, mas o piloto da Mercedes errou e passou direto na primeira curva, jogando a corrida nas mãos de Sergio Pérez.
Na edição de 2022, as apostas são de que Charles Leclerc consiga quebrar a “regra” e garantir a pole position em Baku, já que a Ferrari está se mostrando competitiva nas classificações. Já na corrida, Sergio Pérez possui mais chances de levar a segunda vitória para casa.
O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 acontece neste fim de semana, com os treinos livres tendo início na sexta-feira (10). Você pode acompanhar a cobertura da etapa através do site da RACING.
Deixe seu Comentário