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Casagrande e Guerrieri vencem etapa do TCR em Río Hondo

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  • Publicado: 29/08/2022
  • Atualizado: 29/08/2022 às 14:02
  • Por: Ana Oliveira

A segunda prova de endurance da temporada 2022 do TCR South America teve emoção e drama do início ao fim. Os pilotos do WTCR mostraram serviço com performances contundentes, os competidores regulares do Sul-Americano exibiram a combatividade de sempre, o Toyota Corolla estreou com velocidade e as disputas foram intensas em todos os pelotões durante uma hora de corrida. No fim do dia, a vitória sorriu para o Honda #34, de Fabio Casagrande e Esteban Guerrieri.

TCR fez etapa endurance na Argentina (Foto: Divulgação)

Piloto da Copa Trophy, Casagrande era quarto colocado na abertura da volta final e acabou favorecido por disputa entre Alceu Feldmann e Mikel Azcona que se estendeu para a área de escape e por falha do Honda #29, naquela altura pilotado por Ignacio Montenegro.

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Na largada o pole Manuel Sapag sustentou bem sua linha. Bernardo Llaver e Juan Angel Rosso trocaram tinta e acabaram perdendo tempo em luta pelo segundo lugar, o que favoreceu escalada de Nestor “Bebu” Girolami, de quinto no grid para segundo. Outro que saltou bem foi Guerrieri, de oitavo para terceiro.

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Na terceira volta Girolami passou Sapag, e Rosso seguiu a linha. Depois Guerrieri também deixou o Lynk & Co #33 para trás. Llaver então atacou Sapag, mas houve contato lateral entre os carros e o CUPRA #77 escapou da pista, perdendo tempo e posições. Os dois tiveram que entrar para box a seguir, caindo para fundo do pelotão.

Outro que fez uma excursão fora do traçado foi Rosso, ao tentar passar Girolami por fora. Guerrieri aproveitou e avançou para segundo lugar. Com uma tocada segura, Matias Milla vinha em quarto com o CUPRA #17, uma posição à frente de Carlos Okulovich com o Lynk #7.

Guerrieri assumiu a liderança com bela manobra sobre Girolami na abertura da volta 6. Simultaneamente, Thiago Camilo entrou no top5 com o novo Toyota Corolla ultrapassando o carro líder do campeonato.

O pelotão então se estabeleceu sem alterações até a volta 11, quando Camilo levou o Corolla para os pits com problemas na suspensão dianteira, e Rosso passou Girolami pelo segundo lugar. Àquela altura, a vantagem de Guerrieri vinha na casa de 4s.

Com três Hondas nas três primeiras posições, o top5 antes da abertura da janela de pits tinha o CUPRA #17 em quarto e o Lynk #7 em quinto. Logo atrás, o chileno Martin Scuncio, com o Hyundai #18, desafiava o Honda #88 de Facundo Marques pela sexta posição.

Girolami e Rosso entraram juntos para troca de pneus e de pilotos na primeira volta da janela. Milla e Oculovich fizeram o mesmo. Guerrieri, por sua vez, seguia acelerando forte para abrir vantagem na pista antes de ceder o carro a Fabio Casagrande. O #34 chegou a colocar uma volta de vantagem sobre o #26 quando Ricardo Risatti saiu do pit guiando no lugar de Rosso.

Alceu Feldmann, com o CUPRA #17, ganhou a posição de Ignacio Montenegro com o Honda #29, favorecido por um pit-stop 7s mais rápido. Ele logo alcançou Risatti e partiu para o ataque. Na mesma volta (21), o Honda #26 perdeu duas posições, para Feldmann e Montenegro.

Guerrieri então entrou nos pits na volta final da janela, com margem de uma volta e mais 7s sobre Feldmann. Os Hondas #29 e #26 vinham em terceiro e quarto, com um voador Mikel Azcona em quinto com o Hyundai #35 cravando seguidas voltas mais rápidas.

A vantagem de Casagrande sobre Feldmann era da 7.3s a dez voltas para o final. Montenegro vinha relativamente tranquilo em terceiro. Azcona já havia superado Risatti para ser quarto. E Pezzini se aproximava rapidamente do Honda #26, até passar na volta 23.

Em duas voltas, Feldmann reduziu pela metade a vantagem de Casagrande. Montenegro vinha 2s atrás do CUPRA #17, também descontando tempo para o Honda líder.

Feldmann atacou por fora na curva 0 na abertura da volta 28. Casagrande fechou a porta e a disputa favoreceu a chegada de Montenegro e de Azcona.

Feldmann conseguiu assumir a liderança na volta seguinte, mas em disputa em 3-wide Casagrande vendeu caro o primeiro lugar. Montenegro acabou melhor posicionado e avançou de terceiro para primeiro. Azcona então passou Casagrande e abriu ataque sobre Feldmann. O espanhol e o brasileiro fizeram metade da volta 30 emparelhados, trocando duas vezes de posição.

Na volta 31, Azcona passou Feldmann, mas os carros se tocaram e saíram da pista. Retornaram, mas perderam posições para Casagrande. O Honda #29 perdeu rendimento, de modo que também ficou à mercê do #34, que avançou de quarto para a liderança na volta final.

Mesmo com danos, Feldmann conseguiu conduzir até o final em segundo. Azcona foi terceiro, Pezzini quarto e o Peugeot #60, de Juan Manuel Casella e Frederik Balbi completou o top5.

Após a corrida os comissários impuseram pena de desclassificação ao CUPRA #17 pela manobra contra Azcona, o que promoveu o Lynk #7 para o terceiro lugar no pódio e o Peugeot #15 para a vaga final do top5.

No campeonato, a liderança segue com o argentino Fabricio Pezzini. Ele tem agora 401 pontos, com vantagem de 72 sobre Rosso, 84 sobre Raphael Reis e 92 sobre Sapag.

Faltam duas etapas de sprint para definir os títulos do TCR South America. A próxima reunião acontece em Buenos Aires, em 17 e 18 de setembro. E a etapa final está marcada para Villicum, nos dias 8 e 9 de outubro.

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