
A NASCAR Brasil apresentou oficialmente, no dia 30 de setembro, o RISE26, o novo carro que simboliza evolução e mentalidade de futuro para a categoria. A máquina traz avanços em performance, segurança e tecnologia, reforçando os pilares que batizam seu nome: Racecraft, Innovation, Safety e Experience.
Mais leve e potente, o RISE26 pesa 80 kg a menos em relação ao antecessor e entrega 60 cv a mais, elevando o nível de competitividade da categoria, além do espetáculo para pilotos, equipes e fãs.

RISE26: engenharia e inovação de ponta
Inspirado no projeto NextGen da NASCAR norte-americana, o RISE26 tem chassi tubular modular em aço inox, com dianteira destacável para facilitar reparos e aumentar a segurança em incidentes. A carroceria em fibra de carbono garante menor peso e maior resistência, enquanto o banco do piloto foi deslocado para a esquerda sem comprometer a distribuição de peso.
O motor central NB-26 V6, alimentado por etanol 100%, desenvolve 360 cv e 55 kgf.m de torque. Ele está, acoplado a uma transmissão de seis marchas com power shift e paddles. Já a suspensão do tipo double wishbone assegura estabilidade e eficiência em curvas.
Outro ponto fundamental é o processo avançado para homologação do RISE26. Ele atende aos padrões internacionais de segurança, sendo que a NASCAR US teve contribuições importantes como referência. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), filiada a FIA e responsável pela homologação do carro, acompanhou todo o desenvolvimento do projeto.

Parcerias estratégicas
O desenvolvimento do RISE26 envolveu fornecedores globais e nacionais de peso para a NASCAR Brasil. A Pirelli criou o novo composto TH4 para os pneus PZERO 265/645R18, enquanto a RAW, em parceria com a asiática OUYA Industrie, desenvolveu rodas exclusivas.
Na eletrônica, Pro Tune, Ghost Dashboard e Injepro uniram forças para entregar um sistema de dados avançado, com telemetria e gerenciamento de injeção de última geração. Já a Hexagon forneceu tecnologia de metrologia inédita no Brasil, garantindo precisão dimensional e correlação entre simulação e pista.
Além disso, vale destacar que Chevrolet e Ford permanecem como as montadoras oficiais da categoria, ou seja, as carrocerias de Camaro e Mustang permanecem competindo na NASCAR Brasil.
RISE26: testado e aprovado
Foram dois anos e meio de desenvolvimento e mais de 5.000 km de testes conduzidos pelos irmãos Thiago e Tarso Marques. A estreia em pista será em março de 2026, em um teste coletivo que antecede a abertura da temporada da NASCAR Brasil.
“O RISE26 nasce com espírito de espetáculo. É um carro que entrega mais intensidade para os fãs, mais ferramentas para as equipes e mais confiabilidade para os pilotos. É o passo que a NASCAR Brasil precisava dar”, afirmou Thiago Marques, diretor da categoria e CEO da SRB, fabricante do modelo.

Presença além das pistas
O RISE26 também será atração em ações promocionais fora dos autódromos. O novo carro fará um roadshow em São Paulo, com exibições já confirmadas no Sports Summit e no Capacete de Ouro 2025. Ele também marca presença nas etapas finais da temporada 2025 da NASCAR Brasil, realizadas no Velocitta (1 e 2 de novembro) e em Interlagos (6 e 7 de dezembro).
Ficha técnica do NASCAR Brasil RISE26
- Chassi: modular 3 peças em aço inox 304
- Carroceria: fibra de carbono com controle dimensional Hexagon
- Motor: V6 NB-26, 360 cv, 55 kgf.m de torque
- Combustível: etanol 100%
- Transmissão: 6 marchas, power shift, paddle shift
- Peso: 960 kg (80 kg mais leve que o anterior)
- Relação peso/potência: 2,66 kg/cv
- Suspensão: double wishbone
- Rodas: RAW (Motorcrazy + OUYA Industrie)
- Pneus: Pirelli PZERO 265/645R18, composto TH4 exclusivo
- Tanque: Kevlar, 90 L
- Eletrônica: Pro Tune (dados), Ghost Dashboard (dash), Injepro (injeção)
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