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RISE26 é novo carro da NASCAR Brasil: leve, potente e tecnológico

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  • Publicado: 01/10/2025
  • Atualizado: 01/10/2025 às 13:55
  • Por: Willian Teixeira

A NASCAR Brasil apresentou oficialmente, no dia 30 de setembro, o RISE26, o novo carro que simboliza evolução e mentalidade de futuro para a categoria. A máquina traz avanços em performance, segurança e tecnologia, reforçando os pilares que batizam seu nome: Racecraft, Innovation, Safety e Experience.

Mais leve e potente, o RISE26 pesa 80 kg a menos em relação ao antecessor e entrega 60 cv a mais, elevando o nível de competitividade da categoria, além do espetáculo para pilotos, equipes e fãs.

RISE26: novo carro da NASCAR Brasil apresentado, com carenagens de Ford e Chevrolet.
RISE26: novo carro da NASCAR Brasil foi oficialmente apresentado – Foto Luciano Santos SiGCom divulgação

RISE26: engenharia e inovação de ponta

Inspirado no projeto NextGen da NASCAR norte-americana, o RISE26 tem chassi tubular modular em aço inox, com dianteira destacável para facilitar reparos e aumentar a segurança em incidentes. A carroceria em fibra de carbono garante menor peso e maior resistência, enquanto o banco do piloto foi deslocado para a esquerda sem comprometer a distribuição de peso.

O motor central NB-26 V6, alimentado por etanol 100%, desenvolve 360 cv e 55 kgf.m de torque. Ele está, acoplado a uma transmissão de seis marchas com power shift e paddles. Já a suspensão do tipo double wishbone assegura estabilidade e eficiência em curvas. 

Outro ponto fundamental é o processo avançado para homologação do RISE26. Ele atende aos padrões internacionais de segurança, sendo que a NASCAR US teve contribuições importantes como referência. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), filiada a FIA e responsável pela homologação do carro, acompanhou todo o desenvolvimento do projeto.

RISE26, chassi, lançamento
RISE26 tem chassi tubular em aço inox; dianteira é destacável, oferecendo mais segurança e facilidade na manutenção – Foto Duda Bairros

Parcerias estratégicas

O desenvolvimento do RISE26 envolveu fornecedores globais e nacionais de peso para a NASCAR Brasil. A Pirelli criou o novo composto TH4 para os pneus PZERO 265/645R18, enquanto a RAW, em parceria com a asiática OUYA Industrie, desenvolveu rodas exclusivas.

Na eletrônica, Pro Tune, Ghost Dashboard e Injepro uniram forças para entregar um sistema de dados avançado, com telemetria e gerenciamento de injeção de última geração. Já a Hexagon forneceu tecnologia de metrologia inédita no Brasil, garantindo precisão dimensional e correlação entre simulação e pista.

Além disso, vale destacar que Chevrolet e Ford permanecem como as montadoras oficiais da categoria, ou seja, as carrocerias de Camaro e Mustang permanecem competindo na NASCAR Brasil.

RISE26: testado e aprovado

Foram dois anos e meio de desenvolvimento e mais de 5.000 km de testes conduzidos pelos irmãos Thiago e Tarso Marques. A estreia em pista será em março de 2026, em um teste coletivo que antecede a abertura da temporada da NASCAR Brasil.

“O RISE26 nasce com espírito de espetáculo. É um carro que entrega mais intensidade para os fãs, mais ferramentas para as equipes e mais confiabilidade para os pilotos. É o passo que a NASCAR Brasil precisava dar”, afirmou Thiago Marques, diretor da categoria e CEO da SRB, fabricante do modelo.

NASCAR Brasil, Thiago Marques, lançamento RISE26
Thiago Marques, representante da NASCAR Brasil – Foto Duda Bairros divulgação

Presença além das pistas

O RISE26 também será atração em ações promocionais fora dos autódromos. O novo carro fará um roadshow em São Paulo, com exibições já confirmadas no Sports Summit e no Capacete de Ouro 2025. Ele também marca presença nas etapas finais da temporada 2025 da NASCAR Brasil, realizadas no Velocitta (1 e 2 de novembro) e em Interlagos (6 e 7 de dezembro).

Ficha técnica do NASCAR Brasil RISE26

  • Chassi: modular 3 peças em aço inox 304
  • Carroceria: fibra de carbono com controle dimensional Hexagon
  • Motor: V6 NB-26, 360 cv, 55 kgf.m de torque
  • Combustível: etanol 100%
  • Transmissão: 6 marchas, power shift, paddle shift
  • Peso: 960 kg (80 kg mais leve que o anterior)
  • Relação peso/potência: 2,66 kg/cv
  • Suspensão: double wishbone
  • Rodas: RAW (Motorcrazy + OUYA Industrie)
  • Pneus: Pirelli PZERO 265/645R18, composto TH4 exclusivo
  • Tanque: Kevlar, 90 L
  • Eletrônica: Pro Tune (dados), Ghost Dashboard (dash), Injepro (injeção)

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