Card image
MotoGP
Quartararo toma a ponta na largada e vence na Alemanha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/06/2022
  • Atualizado: 19/06/2022 às 9:47
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo venceu neste domingo (19) o Grande Prêmio da Alemanha, décima etapa da temporada 2022 da MotoGP. O piloto da Yamaha largou da segunda posição, mas logo nos metros iniciais no circuito de Sachsenring, tomou a liderança ao ultrapassar Francesco Bagnaia, viu o italiano da Ducati cair e sumiu na frente, ganhando pela terceira vez no ano.

Fabio Quartararo
Quartararo chegou a terceira vitória na temporada. (Foto: MotoGP)

A segunda posição ficou com Johann Zarco, piloto da Pramac Ducati que não conseguiu acompanhar o ritmo de Quartararo. Jack Miller, com uma Ducati do time oficial, completou o pódio com a terceira colocação, sendo seguido por Aleix Espargaró, quarto com uma Aprilia. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Luca Marini, com uma Ducati da VR46.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Jorge Martín, com a outra Ducati da Pramac, terminou a corrida com a sexta posição, sendo seguido por Brad Binder, sétimo com uma KTM. Fabio Di Giannantonio levou a Ducati da Gresini ao oitavo lugar, enquanto Miguel Oliveira, companheiro de Binder na KTM, foi o nono. Enea Bastianini, da Gresini, completou a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:

Moto2: Fernández toma a liderança no começo e vence na Alemanha
Guevara “some” na frente e vence na Alemanha na Moto3

A MotoGP terá sequência no próximo final de semana, com a disputa do Grande Prêmio da Honda, corrida marcada para o circuito de Assen.

Confira como foi a corrida

A corrida em Sachsenring começou com Fabio Quartararo tomando a liderança do pole position Francesco Bagnaia, que caiu para o segundo lugar. Aleix Espargaró apareceu em terceiro, sendo seguido por Johann Zarco e por Fabio Di Giannantonio. Na abertura da segunda volta, o italiano da Ducati tentou tomar a ponta, mas viu o atual campeão do mundo manter a primeira posição.

Jack Miller foi punido com uma volta longa logo na segunda volta. Quartararo e Bagnaia dispararam meio segundo de frente para Aleix logo no complemento do segundo giro. O francês, se valendo do melhor acerto nas curvas, passou a abrir vantagem, mas logo viu o italiano cair na curva 1, abrindo a quarta volta. Outro que caiu foi Joan Mir, no mesmo ponto.

Miller pagou a volta longa no quarto giro, enquanto Darryn Binder caiu na abertura da quinta volta. Zarco superou Aleix para tomar a segunda colocação, enquanto Quartararo disparou 1s2 de frente. Outro que tombou foi Takaaki Nakagami, na sétima volta da prova, enquanto Álex Márquez abandonou, encerrando as atividades da LCR na corrida.

Quem apareceu na quarta posição foi Maverick Viñales, que passou a pressionar Aleix Espargaró pelo terceiro posto. Mais na frente, Zarco tentava se aproximar de Quartararo, mas via o piloto da Yamaha abrir um décimo por volta, chegando a 1s4 na 11ª volta. Miller, por sua vez, deixou Di Giannantonio para voltar ao top-5 da corrida.

A corrida chegou a 15ª volta com Zarco descontando a vantagem de Quartararo, mas ainda sem baixá-la para menos de um segundo. O atual campeão do mundo, porém, logo voltou a abrir vantagem. Mais atrás, Aleix seguia pressionado por Viñales, enquanto Miller se aproximou dos dois pilotos da Aprilia.

Viñales cometeu um erro e perdeu a quarta posição para Miller. Pior que isso, despencou para a décima posição. Quartararo, por sua vez, só fazia abrir vantagem, chegando aos 2s4 na volta 18, enquanto Zarco, o segundo colocado, também não era ameaçado por Aleix. Pouco depois, na 20ª volta, Viñales foi aos boxes e abandonou a disputa.

Miller abriu caça sobre Aleix, e tentou a ultrapassagem na abertura da 22ª volta, perdendo o ponto de frenagem. Um pouco mais atrás, Luca Marini ultrapassou Jorge Martín, tomando a quinta colocação. Di Giannantonio, por sua vez, despencou para a oitava posição. Quem entrou no top-10 da corrida na 24ª volta foi Enea Bastianini, que largou do pelotão de trás.

Miller voltou a atacar Aleix na volta 26, enquanto Pol Espargaró abandonou com a Honda. Assim, o único piloto com uma moto Honda na corrida era Stefan Bradl, 16º colocado. Na 28ª volta, Aleix errou o contorno da primeira curva e permitiu a Miller tomar a terceira colocação da prova, caindo para o quarto lugar da corrida na Alemanha.

Sem adversários, Quartararo venceu a corrida em Sachsenring, sendo seguido por Zarco e Miller.

Deixe seu Comentário

Comentários