Card image
MotoGP
Quartararo fatura a pole position para o GP da Andaluzia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/07/2020
  • Atualizado: 25/07/2020 às 10:11
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Andaluzia, segunda etapa da temporada 2020 da MotoGP. Na fase final da classificação realizada no circuito de Jerez Ángel Nieto, na Espanha, o piloto da SRT Yamaha marcou 1min37s007, garantindo a posição de honra pela segunda vez no atual campeonato.

Fabio Quartararo
Quartararo conquistou sua segunda pole position no ano. (Foto: MotoGP)

A segunda posição ficou com Maverick Viñales, piloto da Yamaha que acabou 0s095 atrás do tempo de Quartararo. O espanhol chegou a marcar um tempo melhor em relação ao francês, mas teve a volta excluída após não respeitar os limites de pista na curva 7 do circuito. Francesco Bagnaia, com uma Ducati da Pramac, foi o terceiro e fechará a primeira fila.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Valentino Rossi, companheiro de Viñales na Yamaha, partirá da quarta posição, sendo seguido por Miguel Oliveira, piloto mais rápido do Q1 e que largará em quinto com a KTM. Franco Morbidelli, que também veio da fase inicial, colocou a outra Yamaha da SRT na sexta posição, fechando a segunda fila no circuito de Jerez.

LEIA MAIS:

Confira a programação do GP da Andaluzia de MotoGP
Viñales garante 1-2 da Yamaha no primeiro treino na Andaluzia
Nakagami aparece no final e lidera TL2 da MotoGP em Jerez
Viñales lidera TL3 na Andaluzia; Márquez participa de treino

Jack Miller, com uma Ducati da Pramac, foi o sétimo colocado, e dividirá a terceira fola com Takaaki Nakagami, piloto da LCR Honda que escapou da pista no final do Q2, e com Brad Binder, da KTM. Joan Mir colocou a Suzuki na décima posição, enquanto Danilo Petrucci, da Ducati, foi o 11º. O top-12 foi fechado por Pol Espargaró, que caiu com a KTM durante a sessão.

Cal Crutchlow, que operou o punho durante a semana, foi o melhor entre os pilotos que não se classificaram para o Q2, e largará em 13º com uma Honda da LCR, tendo ao lado Andrea Dovizioso, da Ducati, e Johann Zarco, da Avintia Ducati. Outro piloto lesionado e que passou por operação na semana, Álex Rins partirá apenas em 20º com a Suzuki.

Marc Márquez, que fez uma sequência de sete voltas durante o quarto treino livre, voltou aos boxes após uma volta de instalação e não voltou a pista, ficando sem tempo na classificação. Assim, o hexacampeão da categoria rainha largará da 22ª e última posição.

O Grande Prêmio da Andaluzia de MotoGP será disputado neste domingo (26), a partir das 9h, com transmissão ao vivo dos canais Fox Sports.

Confira como foi a classificação

Q1
Tão logo a sessão foi iniciada, os pilotos que integravam o Q1 foram à pista para suas primeiras voltas rápidas. Marc Márquez, que participou do quarto treino livre sempre apoiando o braço direito na moto quando visitava os boxes, voltou aos boxes e deixou a atividade.

Aleix Espargaró se colocou na liderança da sessão ao marcar 1min37s907, sendo seguido por Franco Morbidelli. Com nove minutos para o encerramento da atividade, Miguel Oliveira tomou a ponta da folha de tempos com 1min37s355. Johann Zarco passou para a segunda posição, mas Morbidelli retomou o posto.

Após alguns instantes com todos os pilotos nos boxes, os competidores voltaram à pista restando pouco mais de cinco minutos para o encerramento do Q1. Aleix Espargaró fez apenas o quarto tempo em seu primeiro giro após realizar os ajustes na Aprilia.

Andrea Dovizioso avançou para a terceira posição, ficando apenas 0s015 atrás de Morbidelli, que melhorou seu tempo na sequência, ainda atrás de Oliveira. Cal Crutchlow tomou o terceiro lugar no minuto final, enquanto Álex Márquez caiu com a Honda, saindo com dores no braço.

A sessão chegou ao final com Oliveira e Morbidelli se classificando para o Q2. Crutchlow ficou com o terceiro tempo, seguido por Dovizioso e por Johann Zarco.

Q2
A definição da pole position começou com praticamente todos os pilotos partindo à pista logo que a bandeira verde foi tremulada, exceção feita a Miguel Oliveira. Pol Espargaró foi o primeiro a marcar uma volta rápida, mas com um tempo alto. Na sequência, Brad Binder cravou 1min37s946, tomando a ponta.

Francesco Bagnaia tomou a liderança, mas logo foi superado por Maverick Viñales, que marcou 1min37s217. O espanhol da Yamaha ainda melhorou seu tempo na sequência, com 1min37s102, antes de todos os pilotos irem aos boxes para ajustes nas motos.

Restando pouco mais de cinco minutos para o final da sessão, os pilotos voltaram à pista. Fabio Quartararo tomou a liderança ao marcar 1min37s007. Pol Espargaró caiu na curva 2 com a KTM e deixou o treinamento. Bagnaia avançou para a terceira posição.

Oliveira avançou para a quarta colocação, enquanto Takaaki Nakagami foi para a caixa de brita em sua última volta rápida. Maverick Viñales chegou a bater o tempo de Quartararo na volta final, mas não respeitou os limites de pista na curva 7 e teve a volta excluída. Melhor para o francês, que garantiu a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários