Miguel Oliveira venceu neste domingo (6) o Grande Prêmio da Catalunha, sétima etapa da MotoGP. O piloto da KTM travou um duro duelo com Fabio Quartararo no Circuito de Barcelona, em Montmeló, tomando definitivamente a primeira posição na volta 14, garantindo sua primeira vitória na temporada 2021.
A segunda posição ficou com Johann Zarco, piloto da Pramac, equipe satélite da Ducati, que tentou, sem sucesso, uma aproximação sobre o português nas voltas finais. Jack Miller, da Ducati, foi o terceiro, beneficiado por uma punição de três segundos contra Quartararo, quarto com a Yamaha. Joan Mir, atual campeão do mundo, foi o quinto com a Suzuki.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Maverick Viñales cruzou a linha de chegada em sexto com a Yamaha, e foi seguido por Francesco Bagnaia, que fez uma corrida discreta para ser o sétimo com a Ducati. Brad Binder terminou em oitavo com a KTM, sendo seguido por Franco Morbidelli, nono com a Yamaha da SRT. Enea Bastianini, piloto da Avintia, time satélite da Ducati, fechou o top-10.
LEIA MAIS:
Moto3: García toma liderança no final e vence na Catalunha
A temporada da MotoGP terá sequência no dia 20 de junho, com a disputa do Grande Prêmio da Alemanha, em Sachsenring.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Jack Miller tomando a liderança da prova logo nos metros iniciais, sendo seguido por Miguel Oliveira e Fabio Quartararo, que iniciou a prova da pole position. Johann Zarco e Franco Morbidelli completavam o grupo dos cinco primeiros, mas logo foram superados por Joan Mir e Aleix Espargaró, que completaram o top-5 ao final da primeira volta.
No segundo giro, Miller cometeu um erro e acabou ultrapassado por Oliveira, que tomou a liderança da corrida. Quartararo também tentou passar pelo australiano, mas embarrigou uma curva e caiu para o quinto lugar, ao ser superado por Mir e Aleix Espargaró. Quem começou a aparecer na corrida também foi Marc Márquez, que avançou para o oitavo lugar.
Aleix e Mir começaram a trocar ultrapassagens na terceira volta, com o piloto da Suzuki prevalecendo na disputa. Márquez avançou para sexto, mas Quartararo foi quem começou a chamar atenção, ganhando a quarta posição de Aleix Espargaró na volta 5, e a terceira ao ultrapassar Miller no giro seguinte, enquanto Danilo Petrucci caiu com a KTM da Tech3.
Márquez superou Aleix para tomar a sexta posição, enquanto Quartararo, na sétima volta, passou por Mir para ganhar a segunda posição, ficando 1s2 atrás de Oliveira, o líder. Na oitava volta, Márquez caiu com a Honda na curva 10, abandonando a disputa. Outro que caiu foi Aleix Espargaró, no mesmo ponto, mas na 11ª volta.
Quartararo descontou rapidamente a distância para Oliveira, e tomou a liderança da corrida na 12ª volta. O francês, porém, não conseguiu abrir vantagem, e permitiu que o português recuperasse a primeira posição dois giros depois. Um pouco mais atrás, Zarco superou Miller e Mir para assumir a terceira posição na 16ª volta.
Valentino Rossi caiu na curva 10 na volta 17, enquanto Iker Lecuona tombou no mesmo ponto na passagem seguinte. Oliveira mantinha uma vantagem que não permitia a Quartararo um ataque. Já Zarco passou a se aproximar dos dois líderes da corrida. Mais atrás, Brad Binder passou por Francesco Bagnaia para tomar a sétima posição.
Quartararo viu o protetor de peito se soltar de seu macacão, e Oliveira abriu vantagem na liderança. O francês da Yamaha acabou superado por Zarco, que assumiu a segunda posição na volta 22. O líder do campeonato passou a batalhar com Miller pelo terceiro lugar, mesmo correndo com o macacão aberto desde o incidente no giro 23.
Zarco tentou uma aproximar de Oliveira no final, mas o português levou a vitória. Quartararo foi punido em três segundos por passar reto nas primeiras curvas no início da última volta, sendo superado por Miller na cronometragem.
Deixe seu Comentário