Card image
MotoGP
MotoGP: Rins segura Márquez e vence alucinante GP da Austrália

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/10/2022
  • Atualizado: 16/10/2022 às 1:00
  • Por: Leonardo Marson

Alex Rins venceu neste domingo (16) o Grande Prêmio da Austrália, 18ª etapa da temporada 2022 da MotoGP. Em uma corrida das mais agitadas no circuito de Phillip Island, o espanhol da Suzuki, equipe que está de saída do Mundial de Motovelocidade, tomou a liderança definitivamente na abertura da volta final, e suportou aos ataques dos rivais para sair com a vitória.

Alex Rins
Rins venceu pela primeira vez na temporada. (Foto: MotoGP)

A segunda posição ficou com Marc Márquez, piloto da Honda que foi o único a correr com pneu macio na roda traseira, garantindo seu primeiro pódio no ano. Francesco Bagnaia, que liderava a corrida até a abertura da volta final, terminou em terceiro com a Ducati. Marco Bezzecchi, com uma Ducati da VR46, foi o quarto, enquanto Enea Bastianini, com uma Ducati da Gresini, fechou o top-5.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Luca Marini, companheiro de equipe de Bezzecchi, fechou a prova com a sexta colocação, enquanto Jorge Martín, que largou da pole position, foi o sétimo com uma Ducati da Pramac, ficando à frente de Johann Zarco, seu companheiro de equipe. Aleix Espargaró perdeu desempenho no fim e terminou em nono com uma Aprilia, enquanto Brad Binder, da KTM, foi o décimo.

LEIA MAIS:

MotoGP: Martín acerta volta voadora e fatura pole position na Austrália
MotoGP: Marc Márquez lidera terceiro treino em Phillip Island
Zarco lidera TL2 e domina sexta-feira da MotoGP na Austrália
MotoGP: Zarco lidera primeiro treino na Austrália

A corrida viu dois dos postulantes ao título abandonarem por quedas. Jack Miller foi abalroado por Alex Márquez e abandonou a prova e a disputa pelo título mundial. Já Fabio Quartararo cometeu um erro com sua Yamaha, caiu para a última posição e, quando aparecia em 15º, caiu, deixando a disputa da prova na Austrália.

Após a disputa do Grande Prêmio da Austrália, Francesco Bagnaia é o novo líder do campeonato, agora com 233 pontos, contra 219 de Fabio Quartararo, o segundo colocado. Aleix Espargaró soma 206 e é o terceiro, sendo seguido por Enea Bastianini, quarto com 194. Esses quatro pilotos seguem vivos na disputa pelo título.

A próxima etapa da MotoGP será disputada já no próximo domingo (23), com o Grande Prêmio da Malásia, corrida marcada para o circuito de Sepang.

Confira como foi a corrida

A corrida em Phillip Island começou com Jorge Martín mantendo a primeira colocação, sendo seguido por Marc Márquez. Francesco Bagnaia avançou para o terceiro lugar, enquanto Aleix Espargaró e Fabio Quartararo, que chegou a ocupar o terceiro posto, completavam o top-5. Ainda na primeira volta, Jack Miller avançou para o oitavo lugar.

Os dois primeiros abriram pequena vantagem para o pelotão, com Márquez perseguindo Martín em busca do primeiro posto. Quem começava a se destacar era Miller, que fechou o segundo giro em sexto e avançou para o quarto posição, superando Quartararo e Aleix Espargaró. O francês da Yamaha, aliás, perdia posições e, no quarto giro, cometeu um erro, despencando para o 22º lugar.

Miller passou a trocar ultrapassagens com Bagnaia a partir da quarta volta, com o italiano levando vantagem. Já Alex Rins se colocou no top-5 ao ultrapassar Aleix, passando a atacar a dupla oficial da Ducati imediatamente, passando pelo australiano da moto número 43 na sétima volta. Na frente, Márquez seguia próximo de Martín, que mantinha a primeira posição.

Rins seguiu avançando e, na oitava volta, ultrapassou Bagnaia para tomar a terceira colocação. Miller, por sua vez, começou a cair no grid, sendo superado por Aleix Espargaró. Pouco depois, Alex Márquez abalroou o australiano da Ducati, com os dois caindo na curva 4, deixando a disputa da prova em Phillip Island.

Com dez voltas de prova, o pelotão se aproximou dos líderes, com Martín mantendo a liderança da prova, sendo seguido por Rins, que passou por Márquez. Quartararo, que vinha na 15ª posição, caiu com a Yamaha na curva 2, deixando a disputa de vez. Ainda no pelotão de trás, Enea Bastianini ocupava a 11ª posição, seguindo vivo na disputa pelo título.

Marco Bezzecchi passou por Aleix Espargaró para tomar a quinta posição, e passou a andar próximo do pelotão que batalhava pela liderança, que passou para as mãos de Rins na volta 14. Martín, aliás, despencou para o quarto lugar, sendo superado também por Bagnaia e Márquez. Pouco depois, Bezzecchi também superou o espanhol da Pramac.

Na abertura da 15ª volta, Bagnaia tomou a ponta da corrida ao deixar Rins para a trás. O espanhol da Suzuki também foi superado por Márquez, que abriu ataque sobre o italiano da Ducati. Rins, porém, passou pelo compatriota da Honda na 17ª volta, recuperando o segundo lugar, enquanto Bastianini avançou para o nono lugar.

Martín reapareceu no top-3 ao passar por Márquez na volta 18, enquanto Rins ensaiava um ataque sobre Bagnaia pela liderança. Na 20ª volta, Bezzecchi passou por Márquez para tomar o terceiro lugar, mesmo momento em que o espanhol da Suzuki tomou a liderança, que durou até a abertura da volta seguinte, quando Bagnaia, Bezzecchi e Márquez o superaram.

Rins voltou ao terceiro lugar na volta 22, enquanto Márquez foi superado por Martín, caindo para o quinto lugar. Mais atrás, Franco Morbidelli caiu e abandonou a corrida, enquanto Bastianini passou por Aleix para tomar o sétimo lugar. O espanhol da Aprilia, aliás, começou a despencar, também sendo ultrapassado por Johann Zarco.

Com quatro voltas para o final, Marini voltou ao top-5 ao passar por Martín. Rins voltou a passar por Bezzecchi, que também foi ultrapassado por Márquez, caindo para o quarto lugar. Os dois espanhóis entraram na penúltima volta batalhando pelo segundo lugar, Na abertura da volta final, Rins tomou a liderança, seguido por Márquez, enquanto Bagnaia caiu para o terceiro lugar.

Rins passou a se defender dos ataques de Márquez na parte final da prova, garantindo a vitória. Bagnaia terminou em terceiro.

Deixe seu Comentário

Comentários