Enea Bastianini venceu neste domingo (18) o Grande Prêmio de Aragón, 15ª etapa da temporada da MotoGP. Em uma corrida das mais tensas no MotorLand, na cidade espanhola de Alcaniz, o piloto da Gresini perseguiu Francesco Bagnaia por todas as 23 voltas, conseguindo a ultrapassagem na volta final para triunfar pela quarta vez no ano.
Bagnaia, com uma moto do time oficial da Ducati, terminou com a segunda colocação, distante 0s042 de Bastianini na linha de chegada. O pódio ainda contou com Aleix Espargaró, terceiro com uma Aprilia. Brad Binder, que fez grande largada, fechou a prova em quarto com uma KTM, sendo seguido por Jack Miller, da Ducati.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Jorge Martín, piloto que defende a Pramac, cruzou a linha de chegada na sexta posição, enquanto Luca Marini, da VR46, foi o sétimo. Johann Zarco terminou a prova com a oitava colocação com a outra moto da Pramac. Álex Rins, da Suzuki, e Marco Bezzecchi, da VR46, completaram a lista dos dez melhores em Aragón.
LEIA MAIS:
Bagnaia aparece no final e fatura pole da MotoGP em Aragón
Martín lidera sexta-feira da MotoGP em Aragón
A prova foi marcada por dois sustos ainda na primeira volta. Marc Márquez ficou lento na pista e acabou atingido por Fabio Quartararo, que caiu. O espanhol da Honda, que voltou ao grid neste final de semana, ainda se envolveu em outro toque, este com Takaaki Nakagami, que caiu no meio da pista, quase sendo atropelado. Os três deixaram a disputa.
A MotoGP dá prosseguimento à temporada 2022 já no próximo domingo, quando será disputado o Grande Prêmio do Japão, em Motegi.
Confira como foi a corrida
O Grande Prêmio de Aragón começou com Francesco Bagnaia mantendo a liderança na largada, sendo seguido por Brad Binder, que fez grande largada, e por Jack Miller, que caiu para a terceira colocação. Mais atrás, Marc Márquez ficou lento e acabou atingido por Fabio Quartararo, que caiu, abandonando a disputa. O espanhol também se envolveu em um toque com Takaaki Nakagami, que caiu e obrigou diversos pilotos a desviarem para não atropelarem o japonês.
Márquez levou a moto para os boxes no complemento do giro inicial e abandonou a disputa, enquanto, na terceira volta, Miller passou por Binder para recuperar a segunda colocação. O sul-africano da KTM também acabou ultrapassado por Enea Bastianini, despencando para a quarta posição, sendo seguido por Aleix Espargaró.
Bagnaia começou a abrir vantagem em relação a Miller, ainda que timidamente, disparando meio segundo em relação ao australiano, que passava a ser assediado por Bastianini. O piloto da Gresini tomou a segunda posição na sétima volta da prova, enquanto o dono da Ducati número 43 despencou para o quinto lugar, sendo superado também por Binder e Aleix.
Bastianini rapidamente se aproximou de Bagnaia, tomando a liderança da prova na nona volta. O piloto da Gresini, porém, cometeu um erro e viu o adversário recuperar a ponta, além de passar a ser pressionado por Binder, que trazia consigo Aleix Espargaró e Miller. Jorge Martín, em sexto, buscava se aproximar do pelotão da frente.
Apesar dos esforços, Bagnaia não conseguia abrir mais de um segundo de frente para Bastianini. Binder, por sua vez, não acompanhava o ritmo dos dois primeiros colocados, aparecendo 1,3 segundos atrás do italiano da Gresini na abertura da 15ª volta, enquanto Aleix também começava a ver o sul-africano mais longe.
A corrida entrou nas últimas seis voltas finais com Bastianini chegando a quatro décimos de Bagnaia, encostando de vez na volta seguinte e atacando quando restavam três voltas para o final da prova. Mais atras, Aleix superou Binder para tomar a terceira posição na penúltima volta.
O piloto da Gresini tentou um ataque na reta oposta na penúltima volta, mas sem sucesso. Na volta final, Bastianini atacou e fez a ultrapassagem para tomar a ponta. Bagnaia ainda tentou retomar a ponta no setor final, mas viu Bastianini se defender e garantir a vitória.
Deixe seu Comentário