Card image
MotoGP
MotoGP: Bagnaia bate Márquez na volta final e fatura pole na França

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/05/2023
  • Atualizado: 13/05/2023 às 6:41
  • Por: Leonardo Marson

Francesco Bagnaia conquistou neste sábado (13) a pole position para o Grande Prêmio da França, quinta etapa da temporada 2023 da MotoGP. Na fase final da classificação realizada nesta manhã no circuito Bugatti de Le Mans, o piloto da Ducati, atual campeão e líder do campeonato, anotou em sua última volta 1min30s705, ficando com a posição de honra.

Francesco Bagnaia
Bagnaia bateu Márquez por 0s058. (Foto: MotoGP)

A segunda posição ficou com Marc Márquez, piloto da Honda que acabou superado em 0s058 por Bagnaia. A primeira fila em Le Mans ainda contará com Luca Marini, piloto da VR46 que colocou a Ducati na terceira colocação. Jack Miller, da KTM, partirá do quarto lugar, sendo seguido por Jorge Martín, com uma Ducati da Pramac. Maverick Viñales, que teve problemas com a Aprilia, larga em sexto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Vice-líder do campeonato, Marco Bezzecchi partirá da sétima posição com uma Ducati da VR46, enquanto Álex Márquez, piloto da Gresini, vai largar em oitavo com uma Ducati. Johann Zarco, com uma Ducati da Pramac, parte em nono, logo à frente de Brad Binder, da KTM. O grupo dos 12 melhores ainda contará com Aleix Espargaró, da Aprilia, e Augusto Fernández, com uma GasGas da Tech3.

LEIA MAIS:

MotoGP: Miller acerta volta no final e lidera segundo treino na França
Miller lidera primeiro treino para o GP da França de MotoGP
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da França de MotoGP

Quem terá de fazer uma corrida de recuperação será Fabio Quartararo. O piloto da Yamaha, campeão mundial de 2021, não conseguiu passar ao Q2 da classificação, sendo o terceiro mais veloz do Q1, e terá de largar apenas da 13ª colocação tanto na corrida curta deste sábado, quanto na disputa principal do domingo.

Logo mais, a partir das 10h, será realizada a corrida Sprint, enquanto o Grande Prêmio da França de MotoGP tem largada marcada para 9h, e contará com transmissão da ESPN e do Star+.

Confira como foi a classificação

Q1
A definição das posições de largada começou com pista seca em Le Mans e os pilotos deixando os boxes logo que a bandeira verde tremulou. O primeiro a marcar tempo foi Franco Morbidelli, com um alto 1min33s051 obtido com a Yamaha. Pouco depois, Fabio Quartararo, com a outra moto da marca do diapasão, tomou a frente com 1min31s897.

Luca Marini avançou para o segundo lugar com a Ducati da VR46, sendo seguido por Alex Rins, com uma Honda da LCR. Os pilotos, então, passaram pelos boxes para realizarem ajustes em seus equipamentos visando os momentos finais do Q1 em Le Mans. Neste momento, Quartararo e Marini eram os dois classificados para a rodada final.

Augusto Fernández se colocou na frente ao marcar 1min31s268 com a GasGas preparada pela Tech3. Já com o cronômetro zerado, Marini se colocou na ponta, cravando 1min31s268. Quartararo tentou voltar para a zona de classificação, mas não conseguiu se colocar em segundo. Assum, o espanhol e o italiano se classificaram.

Q2
A fase final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a marcar tempo foi Maverick Viñales, que anotou 1min31s588, sendo seguido pelos dois líderes do campeonato, Francesco Bagnaia e Marco Bezzecchi. O espanhol da Aprilia melhorou seu tempo logo na sequência, marcando 1min31s256.

Com nove minutos para o final, Jorge Martín tomou a ponta, mas viu Viñales retomar a ponta ao marcar 1min31s120. Com oito minutos para o final do treino, Marc Márquez se colocou em segundo, 0s084 atrás do melhor tempo, sendo seguido por Martín, Jack Miller, Bagnaia, e Johann Zarco. Bezzecchi aparecia na oitava posição.

No retorno à pista, a moto de Viñales apresentou problemas logo na saída dos boxes. Já Aleix Espargaró, com a outra Aprilia, caiu na curva 1 quando restavam dois minutos para o final. Bagnaia avançou para o segundo lugar. Martín chegou a pontear a sessão, mas Márquez cravou 1min30s763. Miller pulou para o segundo lugar.

Nos instantes finais, Bagnaia marcou 1min30s705 para faturar a pole position, batendo Márquez por 0s058, enquanto Marini completou o top-3.

Deixe seu Comentário

Comentários