Brad Binder venceu neste domingo (9) o Grande Prêmio da República Tcheca, terceira etapa da temporada 2020 da MotoGP. O piloto da KTM escalou o pelotão ao longo da corrida disputada no circuito de Brno, e tomou a liderança na 13ª volta, ao superar Franco Morbidelli. A partir daí, não foi mais alcançado, faturando sua primeira vitória na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade.
O resultado também significa ainda a primeira vitória da KTM desde a sua chegada à MotoGP. O time chegou ao principal campeonato do motociclismo mundial há quatro temporadas, e conseguiu o triunfo com um piloto que defende a marca desde os tempos em que competia na Moto3.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
A segunda posição ficou com Franco Morbidelli, piloto da SRT Yamaha que liderou a corrida da largada até o momento em que foi ultrapassado por Binder. A terceira posição ficou com Johann Zarco, piloto que largou da pole position com uma Ducati da Avintia, terminou em terceiro, mesmo tendo de pagar uma volta longa após um incidente com Pol Espargaró, que caiu ao ser tocado pelo francês.
LEIA MAIS:
Jimenez vence mais uma em Berlim; Cacá termina em segundo
Álex Rins terminou a corrida em quarto com uma Suzuki, depois de atacar Zarco nas voltas finais. Valentino Rossi fechou a corrida em quinto com a Yamaha, sendo seguido por Miguel Oliveira, piloto da Tech3 KTM. Fabio Quartararo, da SRT Yamaha que perdeu rendimento ao longo da corrida. Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró e Jack Miller fecharam o top-10.
A MotoGP dá sequência à temporada 2020 no próximo domingo, quando será disputado o Grande Prêmio da Áustria, no Red Bull Ring.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Franco Morbidelli tomando a liderança logo nos metros iniciais, sendo seguido por Aleix Espargaró, que superou Fabio Quartararo depois de algumas curvas. Pol Espargaró e Brad Binder completavam o top-5, enquanto Johann Zarco, que largou da pole position, despencou para a sexta posição.
Com Aleix segurando Quartararo, Morbidelli abriu mais de um segundo logo na primeira volta. Porém, o piloto da Aprilia acabou superado pelo líder do campeonato logo no segundo giro, caindo para a terceira posição. Um pouco mais atrás, Pol Espargaró caiu para sexto, após ser superado por Zarco e Binder. O sul-africano, por sua vez, entrou na zona de pódio ao passar por Aleix.
Binder passou a pressionar Quartararo Pela segunda posição, enquanto abria nove décimos para Zarco, que se mantinha em quarto. Na quinta volta, Joan Mir e Iker Lecuona caíram, abandonando a disputa. Na volta seguinte, Pol Espargaró avançou para a quarta posição ao superar o francês da Avintia. Morbidelli viu a diferença para o companheiro de equipe cair para um segundo.
Mais atrás, Valentino Rossi passou a pressionar Álex Rins, que vinha próximo de Aleix Espargaró, em disputa pelo sexto lugar. Pol Espargaró, por sua vez, passou a se aproximar de Quartararo e Binder, os dois que batalhavam pela terceira posição. Com tudo isso, Morbidelli voltou a abrir vantagem para os rivais, alcançando 1,4 segundos de frente.
Rins deixou Aleix para trás, tomando a sexta colocação. Neste momento, o piloto da Suzuki tinha uma desvantagem de três segundos para Zarco. Na frente, Binder passou por Quartararo para assumir a segunda posição. Pol também passou pelo francês, mas cometeu um erro e permitiu a retomada da posição por parte do líder do campeonato.
Pol, momentos depois, caiu após ser tocado por Zarco, abandonando a disputa em Brno. Na frente, Binder ainda não conseguia se aproximar de Morbidelli, mas abriu um segundo de frente para Quartararo. Na 11ª volta, o francês da Avintia deixou para trás o líder do campeonato para retomar a terceira colocação na República Tcheca.
Na 12ª volta, Binder cortou a diferença para Morbidelli para dois décimos, passando a atacar o líder da prova já no giro seguinte, conseguindo a ultrapassagem com facilidade. Zarco, na terceira posição, foi punido com uma volta longa pelo incidente com Pol Espargaró, e passou a ser pressionado por Quartararo logo após pagar a punição.
Rins passou a pressionar Quartararo pela quarta colocação da corrida quando restavam seis voltas para o final, trazendo consigo Rossi. Na volta seguinte, o espanhol da Suzuki conseguiu a ultrapassagem, em ato repetido pelo “Doutor” um pouco depois. Com quatro voltas para o final, foi a vez de Miguel Oliveira passar pelo líder do campeonato.
Rins se aproximou de Zarco restando duas voltas para o final, sem conseguir a ultrapassagem. Binder, por sua vez, venceu pela primeira vez na MotoGP.
Deixe seu Comentário