O dia 8 de outubro de 2000 marcou o encerramento de um jejum de 21 anos sem que a Ferrari conquistasse um título mundial de Fórmula 1. Naquele dia, 20 anos atrás, Michael Schumacher venceu o Grande Prêmio do Japão, disputado em Suzuka, alcançou o seu terceiro campeonato e, de quebra, quebrou uma seca que durava desde a conquista de Jody Scheckter, em 1979.
Naquela temporada, Schumacher chegou ao circuito de Suzuka com uma vantagem de oito pontos em relação a Mika Hakkinen, restando duas corridas para o encerramento do campeonato, na época, 20 pontos em disputa. A vantagem do alemão sobre o campeão dos últimos dois anos foi construída graças às vitórias seguidas em Monza e em Indianápolis.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
O duelo entre Schumacher e Hakkinen começou ainda no sábado, na classificação. O ferrarista bateu o rival da McLaren por apenas 0s009 para ficar com a pole position. O troco do finlandês veio na largada, no domingo, quando aproveitou uma destracionada do alemão nos metros iniciais para tomar a primeira colocação.
LEIA MAIS:
Confira a programação e onde ver na TV o GP de Eifel de Fórmula 1
Sem que Schumacher tentasse a ultrapassagem na pista, Hakkinen trabalhava para manter uma vantagem confortável, sempre na casa dos três segundos. O piloto da McLaren entrou nos boxes na volta 22, enquanto o representante da Ferrari trocou pneus e reabasteceu na volta seguinte, voltando à pista 3,4 segundos atrás do líder.
A corrida ganhou um novo ingrediente: a chuva fina. Sem molhar a pista o suficiente para que os pilotos colocassem pneus para a pista molhada, Hakkinen e Schumacher seguiram na pista, com o alemão descontando a vantagem do adversário para apenas um segundo. Com mais combustível após a primeira parada, o ferrarista aumentou o ritmo e parou três voltas depois de Hakkinen, voltando na frente.
Com uma vantagem segura, Schumacher seguiu para vencer no Japão e comemorar seu terceiro título mundial, o primeiro da Ferrari em 21 anos. A conquista foi a primeira se cinco seguidas com a equipe de Maranello.
Deixe seu Comentário