Card image
Memória Racing
Memória Racing: há 31 anos, Fittipaldi vencia a Indy 500

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/05/2020
  • Atualizado: 28/05/2020 às 11:39
  • Por: Leonardo Marson

Um piloto brasileiro venceu pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis há exatos 31 anos. Foi num dia 28 de maio de 1989 que Emerson Fittipaldi triunfou pela primeira vez na mais importante corrida do automobilismo americano, na sexta vez em que disputou a prova. Naquela edição, o bicampeão mundial de Fórmula 1 travou ótimo duelo com Al Unser Jr., colocando seu nome no hall de vencedores no Indianapolis Motor Speedway.

Emerson Fittipaldi
Fittipaldi venceu a Indy 500 após Unser Jr. parar no muro em disputa entre os dois pela liderança. (Foto: IMS)

Fittipaldi fazia sua quinta temporada pela Patrick, e entrou na corrida em Indianápolis como um dos favoritos à vitória. Largando da terceira posição, o brasileiro tomou a ponta ainda nos giros iniciais, momento em que um dos acidentes mais fortes da história das 500 Milhas aconteceu: Ainda na quarta volta, Kevin Cogan bateu violentamente na saída da curva 4 e viu o carro capotar e acertar o muro que divide box de pista. Nada aconteceu com o piloto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Emerson se manteve na liderança, sempre seguido por Unser Jr.. Os dois ainda viram, um a um, outros rivais abandonarem a disputa pela vitória, casos do pole position Ricky Mears, de Mario Andretti, de Michael Andretti, de Arie Luyendyk e de Danny Sullivan. Assim, quem aparecia mais próximo dos dois líderes era outro brasileiro, Raul Boesel, que tinha muitas voltas de atraso mesmo aparecendo em terceiro.

LEIA MAIS:

Indy cancela etapas de Richmond e Toronto e muda calendário

O que parecia ser uma vitória tranquila para o brasileiro, porém, se transformou em drama nas últimas voltas. Após uma relargada, Unser Jr. tomou a liderança e parecia seguir para a vitória. O americano, então piloto da Shierson Racing, se atrapalhou com os retardatários e permitiu a Fittipaldi se aproximar. Os dois entraram juntos na curva quatro e se tocaram, com o americano indo ao muro na volta 198 de 200.

A bandeira amarela foi acionada imediatamente, e a corrida seguiu para o final com o Safety Car à frente do pelotão, garantindo a Emerson Fittipaldi a primeira vitória dele – e de um brasileiro – no Brickyard. Mesmo com o acidente, Al Unser Jr. terminou em segundo, enquanto Raul Boesel foi o terceiro. O top-5 daquela corrida ainda contou com Mario Andretti e A.J. Foyt.

Além de Indianápolis, Fittipaldi venceria mais quatro vezes naquela temporada da Indy, conquistando aquele que seria seu único título na categoria americana. Quatro anos mais tarde, Emerson venceria novamente as 500 Milhas, terminando 1993 com o vice-campeonato da Indy, posição que repetiria um ano depois.

Deixe seu Comentário

Comentários