Card image
Indy
Saiba quem são os brasileiros das categorias de base da Indy

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/05/2023
  • Atualizado: 25/05/2023 às 15:18
  • Por: Leonardo Marson

Nos últimos anos, pilotos brasileiros que atuam nas categorias de base visando a Fórmula 1 tem se destacado diante do público. São os casos de Felipe Drugovich, Enzo Fittipaldi, Caio Collet e, mais recentemente, Gabriel Bortoleto. Mas nem todos conhecem os brasileiros que atuam nas categorias de acesso à Indy, campeonato que tem neste final de semana a disputa das 500 Milhas de Indianápolis, mais importante prova da temporada da categoria americana.

Kiko Porto
Kiko Porto é o principal nome brasileiro nas categorias de base da Indy. (Foto: Gavin Baker)

Antes, é necessário lembrar que a “escada” de categorias da Indy conta com quatro campeonatos, e não três, como ocorre na Fórmula 1. A categoria de entrada é a USF Juniors, que é seguida pela USF2000 e pela USF Pro 2000, além da Indy NXT, conhecida até o ano passado como Indy Lights, uma espécie de “Fórmula 2” da Indy, e todas elas formam o “Road to Indy”.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Na USF Juniors, há atualmente três brasileiros no grid, sendo o grande destaque Nicolas Giaffone, o “Nic”. Um dos destaques da F4 Brasil em 2022, o filho de Felipe Giaffone lidera o campeonato, que ainda conta com Lucas Fecury, campeão brasileiro de Kart em 2021, e Erick Shotten, campeão da Fórmula Delta, campeonato baseado em São Paulo, em 2022.

LEIA MAIS:

Veja como ficou o grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis

A USF2000 é o segundo passo para pilotos que visam alcançar a Indy, e atualmente não conta com brasileiros. O nível seguinte é a USF Pro 2000, categoria que conta com outros dois competidores do País: Kiko Porto e Nicholas Monteiro. Porto já possui carreira consolidada na base da Indy, com o título da USF2000 em 2021. Já Monteiro é outro integrante do grid da F4 Brasil em 2022.

O último nível é a Indy NXT, que atualmente não conta com pilotos brasileiros, mas que tem pilotos do País com histórico de títulos no último nível antes da Indy. São os casos de Tony Kanaan, Cristiano da Matta, Thiago Medeiros e Raphael Matos, todos campeões da então chamada Indy Lights.

Veja a lista de pilotos brasileiros nas categorias de base da Indy em 2023:
Indy NXT: nenhum
USF Pro 2000: Kiko Porto e Nicholas Monteiro
USF2000: nenhum
USF Juniors: Nic Giaffone, Lucas Fecury e Erick Schotten

Deixe seu Comentário

Comentários