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Rosenqvist supera O’Ward no final e vence em Road America

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  • Publicado: 12/07/2020
  • Atualizado: 12/07/2020 às 16:01
  • Por: Leonardo Marson

Felix Rosenqvist venceu neste domingo (12) a segunda corrida do Grande Prêmio de Road America, disputado em Elkhart Lake. O piloto da Chip Ganassi se colocou entre os primeiros ainda no início da corrida, e passou praticamente toda a corrida na segunda posição, superando Pato O’Ward na penúltima volta para triunfar pela primeira vez na carreira na categoria americana.

Felix Rosenqvist
Rosenqvist venceu pela primeira vez na Indy. (Foto: IndyCar)

O’Ward levou o carro da McLaren ao segundo lugar, depois de ter liderado praticamente toda a corrida. O mexicano, que terminou a prova 2s8699 atrás de Rosenqvist, foi seguido por Alexander Rossi, que fez sua melhor atuação na temporada com a Andretti Autosport. Marcus Ericsson, companheiro de Rosenqvist, foi o quarto, seguido por Colton Herta, da Andretti.

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Santino Ferrucci, com um carro preparado pela Dale Coyne, ficou com a sexta posição, depois de fazer uma estratégia diferente. Álex Palou, companheiro de equipe do americano, acabou em sétimo, ficando à frente de Takuma Sato, da Rahal Letterman Lanigan. Josef Newgarden, da Penske, foi o nono, enquanto Charlie Kimball, da AJ Foyt, fechou a lista dos dez primeiros.

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Líder do campeonato, Scott Dixon fechou a prova em 12º, depois de enfrentar muitos problemas. O neozelandês chegou atrás de Will Power, que se envolveu em duas confusões na largada, provocando acidentes com Ryan Hunter-Reay e Graham Rahal.

A temporada 2020 da Indy terá sequência na próxima sexta-feira (17), com a primeira corrida da etapa de Iowa.

Confira como foi a corrida

A segunda corrida do GP de Road America começou com Pato O’Ward mantendo a liderança na largada, enquanto Colton Herta seguiu na segunda colocação. Ryan Hunter-Reay acertou o muro com força após receber um toque de Will Power, provocando a primeira bandeira amarela da prova.

Power também tocou o carro de Graham Rahal, que perdeu o controle, encostou no carro de Felix Rosenqvist e bateu forte. Por isso, o australiano da Penske recebeu uma punição da direção de prova, e caiu para a última colocação da corrida.

A relargada veio na quinta volta, com O’Ward mantendo a liderança. O Safety Car, porém, voltou à pista logo no giro seguinte, depois que Power escapou da pista e deixou o carro da Penske apagar na caixa de brita. O australiano voltou aos boxes para uma nova troca de asa dianteira.

A bandeira verde foi acionada na oitava volta, e Álex Palou superou Herta para tomar a segunda posição. O piloto da Dale Coyne rapidamente começou a descontar a diferença para o líder O’Ward. Scott Dixon, por sua vez, passou a se aproximar de Herta, enquanto Rosenqvist aparecia em quinto.

Mais atrás, Charlie Kimball superou Josef Newgarden para tomar a décima posição. O atual campeão, que largou com pneus duros, seguiu despencando e acabou ultrapassado por Marco Andretti, caindo para a 12ª posição. Já Rinus VeeKay se aproveitou das confusões no início de corrida para subir para sexto.

Newgarden foi para os boxes na volta 12, enquanto Herta e Dixon fizeram seus pit stops, com o neozelandês enfrentando problemas. Na volta seguinte, Palou fez a sua troca de pneus e reabastecimento. O’Ward fez seu primeiro pit stop na volta 16, enquanto Rosenqvist, Ericsson e Sato pararam na volta 17.

Vindo em uma estratégia diferente, Max Chilton assumiu a liderança da corrida, seguido por Power, Ferrucci, e Kellett, com O’Ward em quinto. O piloto da Carlin, porém, foi aos boxes na volta 18, cedendo a primeira colocação para o australiano da Penske. Mais atrás, Rossi superou Dixon para subir para oitavo.

Com um ritmo muito pior em relação aos líderes, Kellett despencou para a quinta colocação, sendo superado por o’Ward e por Palou. Na 19ª volta, o piloto da AJ Foyt foi aos boxes. O mexicano da McLaren seguiu avançando e tomou a segunda posição de Ferrucci na 20ª volta.

O mexicano seguiu com ritmo forte e tomou a liderança da corrida na volta 21, superando Power. Mais atrás, Rosenqvist passou por Palou para tomar a quarta posição. O dono do carro número 12 da Penske entrou nos boxes na volta 23, enquanto Rosenqvist deixou para trás Ferrucci, tomando a segunda posição.

O americano da Dale Coyne foi aos boxes na 24ª volta, enquanto Dixon, que fora superado por Ericsson pouco antes, trocou pneus e reabasteceu no 25º giro. Newgarden, em corrida discreta, fez sua segunda parada na volta 26. Já Rossi avançou para a terceira posição ao ultrapassar Palou no 26º giro.

A segunda rodada de pits seguiu com Herta visitando os boxes na volta 27, mesma atitude tomada por Pagenaud. Na frente, Rosenqvist descontava rapidamente a diferença para O’Ward, cortando três segundos em quatro voltas. Rossi parou nos boxes na volta 28.

O mexicano da McLaren foi aos boxes na volta 29, colocando pneus duros, e viu Rosenqvist e Ericsson fazerem a mesma coisa na volta 30. O’Ward recuperou a liderança, abrindo oito segundos em relação ao piloto do carro número 10 da Ganassi.

Herta deixou Dixon para trás para tomar a sexta posição na volta 31. Na volta seguinte, o piloto da Andretti superou Power para avançar ao quinto lugar. Marcus Ericsson seguiu avançando e tomou a sexta posição ao deixar para trás Dixon e Power na volta 34.

Rosenqvist seguiu descontando a vantagem de O’Ward, trazendo a distância para 5s8 na 35ª volta. Power, em ritmo mais lento, acabou superado por Newgarden e Sato na 37ª volta. Na volta seguinte, foi a vez de Palou passar pelo australiano, que tentava fazer apenas mais uma parada nos boxes.

Na volta 40, Power e Ferrucci fizeram seus últimos pit stops, enquanto Ericsson passou Herta, avançando para a quarta posição. Herta, Dixon e Newgarden pararam nos boxes na volta 41, e o neozelandês deixou o carro apagar, perdendo tempo nos boxes.

O’Ward foi para os boxes na volta 42, colocando pneus macios, enquanto Rossi fez o pit stop para reabastecer e colocar pneus duros. Rosenqvist parou na volta seguinte, colocando pneus duros, em atitude seguida por Ericsson. O mexicano retomou a liderança da prova, com uma frente de seis segundos para o sueco.

Oliver Askew ficou lento na pista e perdeu muitas posições. O’Ward, com a outra McLaren, seguia na liderança, mas via Rosenqvist se aproximar cada vez mais, cortando a diferença para 4s5 restando dez voltas para o final da corrida. Rossi, por sua vez, aparecia tranquilo na terceira posição.

Com os pneus macios mais desgastados, O’Ward viu Rosenqvist se aproximar. A diferença despencou para dois segundos restando quatro voltas para o final. O sueco foi para o ataque restando duas voltas, conseguindo a ultrapassagem que lhe valeu a vitória.

Rosenqvist seguiu para vencer pela primeira vez na Indy, sendo seguido por O’Ward e por Rossi.

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