Card image
Indy
Palou conta com problema de Newgarden e vence GP de Road America

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/06/2021
  • Atualizado: 20/06/2021 às 16:26
  • Por: Leonardo Marson

Álex Palou venceu neste domingo (20) o Grande Prêmio de Road America, nona etapa da temporada da Indy, disputada no circuito localizado em Elkhart Lake. O piloto da Chip Ganassi esteve ao longo das 55 voltas entre os líderes, mas tomou a liderança quando restavam duas voltas para o final, ao ver o então líder Josef Newgarden ter problemas com o carro. O resultado representa a segunda vitória do espanhol na temporada.

Álex Palou
Palou venceu pela segunda vez na temporada da Indy. (Foto: IndyCar)

A segunda posição ficou com Colton Herta, piloto da Andretti Autosport que não teve ritmo para tentar um ataque sobre Palou nas voltas finais. Will Power, da Penske, ficou com a terceira colocação, sendo seguido por Scott Dixon, quarto com o equipamento da Chip Ganassi. Romain Grosjean, da Dale Coyne, cruzou a linha de chegada na quinta posição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Marcus Ericsson, que causou uma das quatro bandeiras amarelas da prova, fechou a prova em sexto com outro carro da Chip Ganassi. Alexander Rossi, da Andretti, foi o sétimo, enquanto Takuma Sato, que apostou em uma estratégia diferente dos líderes, foi o oitavo com um carro da RLL. Pato O’Ward, da McLaren, e Max Chilton, da Carlin, fecharam o top-10.

LEIA MAIS:

Newgarden conquista a pole position da Indy em Road America

A próxima etapa da Indy será disputada no dia 4 de julho, com o Grande Prêmio de Mid-Ohio.

Confira como foi a corrida

A largada em Road America teve Josef Newgarden mantendo a primeira posição nos metros iniciais, sendo seguido por Jack Harvey, que superou Colton Herta. O americano da Andretti Autosport chegou a cair para a quarta posição, mas retomou o terceiro lugar ao superar Will Power. O australiano cruzou a primeira volta na quinta posição, já que acabou superado também por Álex Palou.

Na terceira volta, Takuma Sato tocou o carro de Conor Daly, que escapou da pista, enquanto Palou avançou para a terceira posição ao deixar para trás Herta. O americano, pouco depois, foi superado também por Power, despencando para a quinta colocação. Na frente, Newgarden disparou quatro segundos para Harvey, o segundo colocado.

Romain Grosjean avançou para a quinta posição na 11ª volta, superando Herta. Uma volta depois, a janela de paradas nos boxes foi aberta por Power. Pouco depois, os líderes da prova foram aos boxes, com Harvey parando na volta 12, e Newgarden fazendo sua troca de pneus e o reabastecimento dois giros depois. Na volta 16, Jimmie Johnson parou no muro e provocou a primeira bandeira amarela da corrida.

A prova recomeçou na volta 19, com Newgarden mantendo a liderança da corrida, seguido por Palou e Power, enquanto Harvey, com as paradas, caiu para a quarta posição. No pelotão de trás, Scott McLaughlin passou por Conor Daly para tomar a 16ª colocação. Dalton Kellett ficou lento na pista, mas religou o carro, enquanto Marcus Ericsson rodou e forçou a segunda entrada do Safety Car na volta 23.

Muitos pilotos foram aos boxes, o que não foi seguido por Kevin Magnussen, que tomou a liderança da prova, seguido por Takuma Sato, que também não foi para os boxes. A relargada veio na volta 25 e, três voltas depois, Grosjean tomou a décima posição ao passar por Pato O’Ward. Na frente, Sato passou a pressionar Magnussen na 30ª volta, conseguindo a ultrapassagem para a liderança no giro seguinte.

Magnussen, em sua estreia na Indy, foi aos boxes na volta 32, enquanto Rossi entrou no grupo dos cinco primeiros ao superar Power. Dois giros depois, foi a vez de Sato fazer a troca de pneus e reabastecimento, enquanto o dinamarquês da McLaren abandonou a prova com problemas em seu carro, o que causou nova entrada do Safety Car. A esta altura, Newgarden era o líder mais uma vez.

A relargada veio na volta 38 com Grosjean passando por Graham Rahal para tomar a sexta posição. Dixon trocou pneus e reabasteceu na volta 40, o que foi seguido por Newgarden, no giro 41, e Palou, no 42. A corrida chegou às últimas dez voltas com Max Chilton na ponta, seguido por Takuma Sato e Oliver Askew fechando o top-3.

Sem combustível para chegar ao final da prova, Chilton e Sato torciam por uma nova bandeira amarela, mas acabaram visitando os boxes quando restavam sete voltas para o final. Newgarden, agora em segundo, passou a ser pressionado por Palou restando cinco voltas para o encerramento da corrida, enquanto Askew seguia na pista.

Askew parou nos boxes quando restavam quatro voltas para o final, cedendo a liderança para Newgarden. A bandeira amarela surgiu na sequência por conta de uma rodada de Ed Jones.

A relargada veio com duas voltas para o final com Palou passando por Newgarden para tomar a liderança da corrida. O americano da Penske perdeu desempenho e muitas posições logo na sequência, enquanto Grosjean avançou para a quinta posição ao ultrapassar Ericsson.

Palou seguiu para vencer a corrida, garantindo sua segunda vitória na Indy. Herta foi o segundo, seguido por Power.

Deixe seu Comentário

Comentários