Simon Pagenaud venceu na noite desta sexta-feira (17) a primeira corrida da etapa de Iowa da Indy. O francês da Penske largou da última posição, após enfrentar problemas com o carro na classificação, e escalou o pelotão durante a prova de 250 voltas, fazendo a estratégia funcionar no final, segurando Scott Dixon para vencer pela primeira vez na temporada.
A segunda posição ficou com Dixon, que contou com uma bandeira amarela para escalar o pelotão, levando o carro da Chip Ganassi para o top-3. Oliver Askew, que apostou em uma estratégia diferente e tinha um carro mais rápido no final, foi o terceiro com a McLaren, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Pato O’Ward. Josef Newgarden, da Penske, foi o quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Alexander Rossi fechou a corrida em sexto com o carro da Andretti, sendo seguido por Jack Harvey, piloto da Meyer Shank. Conor Daly, que largou da pole position, completou em oitavo com a Carlin, chegando à frente de Marcus Ericsson, da Chip Ganassi, e de Takuma Sato, da Rahal Letterman Lanigan, que completaram o top-10.
LEIA MAIS:
Herta acerta VeeKay e decola durante a etapa da Indy em Iowa
Tony Kanaan, que faz sua temporada de despedida da Indy, completou a corrida na 18ª posição com o carro da AJ Foyt. O brasileiro vinha na 14ª colocação quando acertou o muro, e se viu obrigado a visitar os boxes. O veterano terminou a prova com um atraso de 37 voltas para os líderes.
A prova no oval de 1.400 metros foi marcada por um forte acidente. Colton Herta decolou ao, antes de uma relargada, acertar a traseira do carro de Rinus VeeKay, acertando o alambrado. Nenhum dos dois pilotos sofreu lesões. Antes, Will Power causou a única bandeira amarela da corrida ao ver uma roda se soltar de seu Penske.
A próxima etapa da Indy acontece já neste sábado (18), novamente em Iowa. A pole position será de Josef Newgarden.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Conor Daly mantendo a liderança, apesar dos ataques de Josef Newgarden. Will Power, Colton Herta e Alexander Rossi fechavam o top-5. Mais atrás, Scotti Dixon caiu para a 18ª colocação, enquanto Tony Kanaan manteve a 19ª colocação.
Simon Pagenaud, que largou da última posição após enfrentar problemas com o carro da Penske, apareceu no grupo dos 15 primeiros na volta 12. Duas voltas depois, Newgarden assumiu a liderança da corrida ao superar Daly, abrindo vantagem para o rival da Carlin.
Power tentou a ultrapassagem sobre Daly, mas não conseguiu a manobra. Atrás, Kanaan superou Marco Andretti, avançando para a 18ª colocação. Quem não tinha um bom desempenho era Dixon, que não conseguia avançar da 17ª posição.
Newgarden chegou a volta 35 com três segundos de vantagem sobre Daly, que mantinha-se na segunda posição. Power, por sua vez, passou a ser pressionado por Herta. A primeira parada nos boxes da corrida foi feita por Takuma Sato, sexto colocado, na volta 46.
Pagenaud avançou para a 13ª colocação ao superar Oliver Askew, enquanto Kanaan foi aos boxes na volta 57. Duas voltas depois, foi a vez do francês da Penske ir para a troca de pneus e o reabastecimento. Aos poucos, os pilotos começaram a fazer suas paradas, como Marcus Ericsson e Jack Harvey, na volta 64.
Na volta 68, Newgarden deu uma volta em Scott Dixon, o líder do campeonato. Power e Daly foram para os boxes na volta 70, enquanto Newgarden e Herta fizeram suas trocas de pneus e reabastecimentos na volta 71.
Dixon foi para os boxes na volta 74, enquanto Felix Rosenqvist, ainda sem visitar os boxes, apareceu na liderança da prova. Na volta 78, Sato superou o sueco para assumir a liderança da corrida. Alex Palou foi para o pit na volta 80, enquanto Rosenqvist trocou pneus e reabasteceu no giro 85.
Na volta 94, Kanaan ficou lento na pista após acertar o muro, visitando os boxes na passagem seguinte. Na frente, Power seguiu descontando a vantagem de Sato, passando para 1s5 na volta 105. Na volta 106, Zach Veach foi aos boxes com problemas.
Newgarden passou a atacar Power pela segunda posição na volta 112, mas o atual campeão conseguiu manter o posto. Sato, por sua vez, mantinha a diferença para os pilotos da Penske na casa de 1s5. No giro 118, Ericsson passou por Ferrucci, tomando o décimo lugar.
Na volta 122, O’Ward, quinto colocado da prova, foi aos boxes para seu segundo pit stop, enquanto Newgarden tomou a segunda posição de Power, vendo o australiano retomar o posto na volta seguinte. Askew fez uma nova parada na volta 124.
Newgarden tomou a segunda posição de Power novamente na volta 125. Na volta 128, foi a vez de Sato parar nos boxes pela segunda vez na corrida, tendo problemas na troca do pneu traseiro direito. Daly foi aos boxes na volta 132, mesmo momento em que Ericsson trocou os pneus e reabasteceu.
Pagenaud deixou Power para trás para tomar a segunda posição. O australiano, tentando esticar seu stint, acabou superado também por Rinus VeeKay, e visitou os boxes na volta 137. Rosenqvist parou na volta 138, enquanto Newgarden fez sua parada na volta 139.
A primeira bandeira amarela da corrida foi acionada na volta 144, quando Will Power viu um pneu se soltar de seu Penske e parou no muro. Neste momento, a corrida apontava Pagenaud na liderança, seguido por VeeKay, Herta, O’Ward e Askew. Dixon, por sua vez, vinha em oitavo.
Alguns pilotos visitaram os boxes durante a bandeira amarela, e a classificação passou a apontar O’Ward na liderança, seguido por Askew. A relargada seria acionada na volta 157, mas um forte acidente entre Herta e VeeKay impediu o recomeço da prova.
A corrida recomeçou na volta 171, e Simon Pagenaud, que relargou em quarto, precisou de sete voltas para assumir a liderança da prova. Na volta 190, Askew superou O’Ward, e o mexicano foi aos boxes segundos depois. No 193º giro, foi a vez de Askew fazer seu pit stop.
Exceção dos dois pilotos da McLaren, os dez primeiros vinham na mesma estratégia, com o combustível no limite da autonomia do carro para o final da prova. Na volta 218, Dixon superou Rossi para tomar a segunda colocação da corrida.
Com 30 voltas para o final, Askew recuperou a volta de desvantagem que tinha para os líderes, tomando a sétima posição ao superar Newgarden quatro voltas depois. O piloto da McLaren seguiu avançando e entrou no top-5 restando 22 voltas para o final, superando Ericsson e Daly.
Com 19 voltas para o final, Dixon passou a pressionar Pagenaud pela liderança da corrida, enquanto Askew superou Harvey para tomar a quarta posição. Outro que descontou a volta para os líderes foi O’Ward, Com dez voltas para o final, o americano da McLaren ganhou a terceira posição de Rossi.
Pagenaud conseguiu abrir uma vantagem de um segundo para Dixon, e seguiu para vencer a corrida em Iowa, seguido pelo neozelandês e por Askew.
Deixe seu Comentário