Josef Newgarden venceu neste domingo (12) o Grande Prêmio de Road America, oitava etapa da temporada da Indy, disputada no circuito de Elkhart Lake. O piloto da Penske assumiu a liderança após a primeira rodada de paradas nos boxes, superando Alexander Rossi, e seguiu na ponta por toda a prova, garantindo sua terceira vitória no ano.
A segunda posição ficou com Marcus Ericsson, piloto da Chip Ganassi que superou Rossi quando restavam três voltas para o final, relegando o piloto da Andretti ao terceiro lugar, sendo seguido por Romain Grosjean, companheiro de equipe de Andretti. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Colton Herta, da Andretti.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Felix Rosenqvist, da McLaren, acabou a prova na sexta posição, sendo seguido por Scott McLaughlin, sétimo com um carro da Penske. Graham Rahal, da RLL, ficou com a oitava posição, enquanto Scott Dixon Dixon, da Chip Ganassi, e Christian Lundgaard, da RLL, fecharam o top-10. Helio Castroneves abandonou após sofrer um toque quando restavam cinco voltas para o final.
LEIA MAIS:
Toyota vence as 24 Horas de Le Mans com Hartley, Buemi e Hirakawa
A corrida contou com quatro bandeiras amarelas ao longo das 55 voltas. Logo no giro inicial, Jimmie Johnson parou na brita, enquanto na quarta volta, Rinus VeeKay e Álex Palou, em incidentes distintos, pararam na área de escape. No oitavo giro, Will Power foi atingido por Devlin DeFrancesco, causando nova neutralização. Depois, já no final da prova, Pato O’Ward teve problemas e abandonou. Por fim, Helio Castroneves foi tocado e abandonou.
A próxima etapa da Indy será o Grande Prêmio de Mid-Ohio, marcado para o dia 3 de julho.
Confira como foi a corrida
A prova em Elkhart Lake começou com Alexander Rossi mantendo a liderança, sendo seguido por Josef Newgarden e Álex Palou. Ainda nos metros iniciais, Jimmie Johnson perdeu o controle do carro da Chip Ganassi e parou na brita, causando a primeira bandeira amarela da corrida. Helio Castroneves apareceu na 18ª posição.
A relargada veio na volta quatro, mas mais uma vez o Safety Car foi para a pista, desta vez por dois incidentes diferentes. Rinus VeeKay escapou da pista e parou na brita, enquanto Palou tomou um toque e também saiu do traçado, ocasionando a segunda bandeira amarela da prova no estado americano de Wisconsin.
A relargada veio na volta sete, com Rossi mantendo a ponta, seguido por Newgarden e Ericsson. Na volta seguinte, Will Power rodou após receber um toque de Devlin DeFrancesco, causando a terceira bandeira amarela da prova. Rossi seguia na liderança, com Newgarden, Ericsson, Grosjean e O’Ward.
A prova teve nova largada veio na décima volta, com os líderes mantendo as posições. Dois giros depois, DeFrancesco pagou a punição por conta do toque em Power. Na 16ª volta da corrida, Rossi e Newgarden se dirigiram aos boxes para a primeira parada nos boxes, o que foi seguido por Colton Herta, Scott McLaughlin e Callum Ilott.
Um giro depois, Ericsson, Grosjean e O’Ward visitaram os boxes para o primeiro pit stop da corrida. Na volta 19, foi a vez de Kyle Kirkwood trocar pneus e reabastecer. Felix Rosenqvist tomou a liderança da prova, sendo seguido por Rahal e VeeKay. Na 20ª volta, Newgarden tomou a terceira posição do holandês da Carpenter.
Rossi voltou para o top-5 após superar Dalton Kellett, outro que vinha em uma estratégia diferente. O canadense da AJ Foyt passou a ser escalado, despencando para a 11ª posição. Na volta 23, Newgarden avançou para a segunda posição ao deixar para trás Rahal, e logo passou a se aproximar de Rosenqvist, que foi aos boxes no 26º giro.
Newgarden retomou a ponta da corrida, tendo 5s679 de frente para Rossi. Na volta 29, Newgarden, Herta, O’Ward e McLaughlin abriram a segunda rodada de paradas nos boxes. Rossi e Ericsson entraram nos pits na volta seguinte, cedendo a liderança da prova para Grosjean, que trocou pneus e reabasteceu no giro 31.
Após a parada nos boxes de Christian Lundgaard, Newgarden retomou a liderança da corrida, agora com 4s3 de frente para Rossi. O piloto da Andretti, porém, começou a descontar a diferença em relação ao concorrente da Penske. Ericsson vinha na terceira posição. Ericsson e Herta completava o grupo dos cinco melhores.
A corrida entrou nas 15 voltas finais com Rosenqvist entrando nos boxes para sua última troca de pneus e reabastecimento. No giro seguinte, Newgarden e Rossi entraram nos boxes, com Ericsson e Herta fazendo os pits stops finais com 13 giros para o final. O dono do carro número 2 da Penske voltou à liderança, 4s5 à frente de Rossi.
O piloto da Andretti passou a se aproximar de Newgarden, trazendo a diferença para 2s8. Com oito voltas para o final, a bandeira amarela foi acionada mais uma vez após Pato O’Ward ter problemas com o carro da McLaren. A liderança da prova estava nas mãos de Newgarden, seguido por Rossi, Ericsson, Herta e Grosjean.
A prova recomeçou restando cinco voltas para o final, mas logo a prova foi neutralizada por conta de um acidente com Helio Castroneves, que rodou após sofrer um toque. Pouco antes, Grosjean passou por Rosenqvist, passando para o quinto lugar.
A relargada veio com três voltas para o final, com Ericsson superando Rossi para tomar a segunda colocação, enquanto Rosenqvist e Grosjean passaram a trocar ultrapassagens, com o francês mantendo a quinta posição. McLaughlin deixou Rahal para trás, tomando a sétima posição. Newgarden seguiu para vencer a prova, seguido por Ericsson e Rossi.
Deixe seu Comentário