Josef Newgarden venceu neste sábado (22) a primeira corrida da etapa de Iowa da Indy, disputada no Iowa Speedway, nos Estados Unidos. Em uma corrida dominada pela Penske, o piloto do carro número 2 superou Will Power na 121ª das 250 voltas da corrida, e controlou a distância em relação aos rivais para faturar a vitória.
A segunda posição ficou com Scott McLaughlin, que tentou se aproximar de Newgarden, seu companheiro de equipe, algumas vezes, sem sucesso. Pato O’Ward, da McLaren, completou a prova na terceira posição, sendo seguido por Marcus Ericsson, quarto com a Chip Ganassi. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Will Power, que liderou boa parte da prova, mas raspou o muro com o carro da Penske.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Scott Dixon chegou na sexta posição com a Chip Ganassi, uma volta atrás do vencedor, e foi seguido por Kyle Kirkwood, sétimo com a Andretti Autosport. Álex Palou, da Chip Ganassi, fechou a corrida na oitava posição, logo à frente de Takuma Sato, o nono com mais um equipamento da Ganassi. Alexander Rossi, da McLaren, foi o décimo. Helio Castroneves teve uma boa corrida e acabou em 14º com a Meyer Shank.
LEIA MAIS:
Power garante pole position dupla da Indy em Iowa
Indy: Newgarden lidera único treino livre para rodada dupla de Iowa
A Indy realiza uma segunda corrida em Iowa neste domingo (23), com largada a partir das 15h.
Confira como foi a corrida
A corrida em Iowa começou com Will Power mantendo a primeira colocação, seguido por Scott McLaughlin e Josef Newgarden. Scott Dixon, com a Chip Ganassi, manteve o quarto lugar, enquanto Pato O’Ward passou a ser pressionado por Colton Herta nos giros iniciais. Helio Casteoneves perdeu duas posições e apareceu em 16º.
Dixon tentou atacar Newgarden pela terceira posição, mas viu a partir da oitava volta O’Ward ameaçá-lo. A ultrapassagem do mexicano veio na 16ª volta, tomando o quarto lugar. Power, o líder, passou a encarar retardatários na volta seguinte. Álex Palou, por sua vez, abriu ataque sobre Herta, em disputa valendo a sexta posição.
Com 22 voltas, Power enfrentou dificuldades para superar Jack Harvey, retardatário, e isso permitiu uma aproximação de McLaughlin. Mais atrás, Palou conseguiu a ultrapassagem sobre Herta, tomando o sexto posto. Pouco depois, foi a vez de Marcus Ericsson passar pelo americano da Andretti. Já Castroneves avançou para o top-15 com 25 voltas de corrida.
Dixon passou a ser escalado pelos adversários, caindo para a nona posição na volta 38. Já David Malukas tomou o sexto lugar ao ultrapassar Ericsson. Colton Herta foi aos boxes na volta 42, mas viu uma das rodas não se soltar, perdendo muito tempo na parada. Ed Carpenter foi outro que visitou os boxes, aí na volta 47. Na volta 50, foi a vez de Romain Grosjean fazer a troca de pneus e reabastecimento.
Ryan Hunter-Reay, Christian Lundgaard e Callum Ilott foram para os boxes na volta 53, enquanto Castroneves fez seu pit stop no giro 55. Entre os líderes, Power foi o primeiro a entrar na pista, na volta 62, o que foi feito também por McLaughlin e Newgarden. Os três pilotos da Penske mantiveram a ponta após a rodada de paradas.
Na volta 82, Graham Rahal raspou o muro e perdeu posições. Na frente, McLaughlin abriu ataque sobre Power, que manteve a liderança. Com 90 voltas, apenas os dez primeiros colocados estavam na mesma volta do líder. Quatro giros depois, Newgarden passou a pressionar McLaughlin, tomando o segundo lugar na volta seguinte.
Power seguiu em ritmo forte e, com 97 voltas, passou por Rinus VeeKay, reduzindo a quantidade de pilotos na volta do líder para oito. Newgarden, porém, abriu ataque contra o australiano, que se defendeu em um primeiro momento. Ericsson foi aos boxes na volta 111, o que foi seguido por Lundgaard e Ilott na volta seguinte. Rossi foi outro a parar nos boxes no giro 115.
Newgarden tomou a liderança da prova ao superar Power na volta 121, enquanto Palou e Malukas trocaram pneus e reabasteceram na volta 124, enquanto Dixon parou na volta seguinte. Os três pilotos da Penske e Pato O’Ward, o quarto, fizeram seus pits no giro 126. Takuma Sato fez um stint de 70 voltas, e parou nos boxes no giro 127.
Após as paradas, Newgarden mantinha a ponta, seguido por Power, McLaughlin, O’Ward e Ericsson. Helio Casteoneves ocupava a 20ª colocação. Novamente, apenas dez pilotos apareciam na volta do líder, com Dixon tomando a posição de VeeKay para tomar o décimo posto. Na volta 139, porém, a lista de pilotos na volta do líder caiu para oito.
Com Newgarden encarando retardatários cada vez mais rápidos e Power perdendo desempenho, McLaughlin e O’Ward passaram a se aproximar. Na volta 146, o australiano da Penske despencou para a quarta posição após tocar no muro. A corrida entrou nas últimas 100 voltas com Newgarden na liderança, seguido por McLaughlin, O’Ward, Power e Ericsson.
VeeKay e Lundgaard foram aos boxes na volta 151, momento em que a primeira bandeira amarela da prova foi acionada após Graham Rahal acertar o muro e estacionar o carro da RLL na grama. Cinco voltas depois, os cinco líderes, mais Kyle Kirkwood foram aos boxes para uma nova troca de pneus e reabastecimento. O restante dos pilotos visitou os boxes na volta 164.
A relargada veio na volta 166 com Power caindo para o quinto lugar, enquanto O’Ward atacou McLaughlin pelo segundo posto, sem sucesso. O australiano da Penske retomou o quarto lugar ao passar por Ericsson. Newgarden, por sua vez, chegou nos retardatários na volta 178. O líder da prova, porém, optava por andar mais forte, enquanto os adversários tinham um ritmo bem mais lento, buscando evitar uma nova parada nos boxes.
A corrida entrou nas últimas 50 voltas com Newgarden 3,9 segundos na frente de McLaughlin. Com 44 voltas para o final, O’Ward, Power, Kirkwood e Dixon pararam nos boxes, o que foi feito por McLaughlin, Ericsson e Palou, uma volta depois, e por Newgarden dois giros mais tarde. Benjamin Pedersen e Devlin DeFrancesco se acharam nos pits, mas a bandeira amarela não foi acionada.
Com 36 voltas para o final, Ericsson passou por Power, tomando o quarto lugar. McLaughlin, o segundo colocado, passou a descontar a diferença em relação a Newgarden, mas o americano se livrou do tráfego e voltou a abrir vantagem. A prova entrou nas dez voltas finais com líder e vice-líder separados por mais de quatro segundos.
Newgarden ainda sofreu nos giros finais com retardatários, mas seguiu para vencer. McLaughlin e O’Ward completaram o top-3.
Deixe seu Comentário