Kyle Kirkwood venceu neste domingo (16) o Grande Prêmio de Long Beach, terceira etapa da temporada 2023 da Indy. O americano da Andretti Autosport largou da pole position e se manteve na ponta por 53 das 85 voltas da corrida disputada no circuito montado nas ruas da cidade localizada na Califórnia, mesmo pressionado por rivais na parte final da corrida.
A segunda posição ficou com Romain Grosjean, que completou o 1-2 da Andretti depois de pressionar Kirkwood na parte final, ainda que sem ter condições de tentar a ultrapassagem. Marcus Ericsson, com um carro da Chip Ganassi, foi o terceiro colocado, terminando à frente de Colton Herta, outro piloto da Andretti. Alex Palou, da Chip Ganassi, completou o grupo dos cinco melhores.
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Will Power foi o melhor piloto da Penske na corrida, terminando com a sexta posição. Felix Rosenqvist, com uma McLaren, foi o sétimo, enquanto Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, acabou em oitavo. Josef Newgarden cruzou a linha de chegada em nono com a Penske, enquanto seu companheiro de equipe, Scott McLaughlin, completou o top-10. Helio Castroneves foi o 21º com a Meyer Shank.
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A corrida contou com duas intervenções do Safety Car. A primeira ocorreu logo na primeira volta, quando Helio Castroneves acertou o muro após rodar sozinho com o carro da Meyer Shank. Depois, na volta 20, Scott Dixon foi tocado por Pato O’Ward e parou na barreira de pneus com o equipamento preparado pela Chip Ganassi.
A temporada da Indy terá sequência no dia 30 de abril, quando será disputado o Grande Prêmio do Alabama, no circuito de Barber.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Kyle Kirkwood mantendo a liderança, mesmo pressionado por Marcus Ericsson. Romain Grosjean seguiu em terceiro, tendo Josef Newgarden e Pato O’Ward logo atrás. Helio Castroneves cometeu um erro e acertou o muro ainda na volta inicial, causando a primeira bandeira amarela da corrida. O brasileiro saiu do local e trocou a asa dianteira, mas perdeu uma volta.
A relargada veio na quarta volta com Álex Palou e Scott Dixon superando O’Ward, que usava pneus duros e caiu para sétimo. Mais atrás, Alexander Rossi deixou Felix Rosenqvist, seu companheiro de McLaren para entrar no top-10. Callum Ilott apareceu com o pneu furado na pista e se dirigiu aos boxes para fazer a troca, perdendo uma volta em relação aos líderes.
Kirkwood mantinha a liderança, mas não conseguia abrir vantagem sobre Ericsson, que seguia menos de um segundo atrás. Grosjean também aparecia próximo dos líderes na terceira posição. A partir da volta 12, o líder da prova começou a abrir distância para os rivais, ainda que de maneira tímida, chegando aos 1,5 segundo cinco giros depois.
Na volta 19, Newgarden passou por Grosjean para tomar a terceira colocação. Um giro depois, O’Ward tentou superar Dixon e tocou o carro do neozelandês, que parou na barreira de pneus, causando a segunda bandeira amarela da corrida. Os pilotos foram aos boxes e Newgarden passou por Ericsson, enquanto Agustín Canapino ficou na pista e tomou a liderança da prova.
A relargada veio na volta 26, com Canapino errando e despencando na classificação, com Newgarden assumindo a liderança após passar por Kirkwood. O’Ward escorregou e bateu, voltando após alguns instantes sem causar bandeira amarela. O argentino da Juncos Hollinger, por sua vez, foi aos boxes e abandonou a disputa.
Newgarden mantinha a liderança, mas sempre seguido de perto por Kirkwood, que aparecia menos de um segundo distante. Dixon apareceu lento na pista e recolheu o carro, abandonando a disputa na volta 39. Quatro giros depois, Herta e Ericsson passaram por Scott McLaughlin, que despencou para a sexta colocação. Benjamin Pedersen passou reto em uma curva e ficou parado.
McLaughlin seguiu perdendo posições e viu Rossi, Power e Rosenqvist o superarem, caindo para a nona colocação na volta 47. Na frente, Grosjean passou a atacar Kirkwood pela segunda posição. Vindo de trás, Rinus VeeKay foi aos boxes, deixando a disputa da corrida. O primeiro entre os líderes a parar foi Newgarden, que recebeu pneus duros.
O’Ward também foi aos boxes na volta 53, enquanto Grosjean trocou e reabasteceu no giro seguinte, voltando à frente de Newgarden. Kirkwood fez seu pit stop na volta 55, e retornou à frente dos adversários, na liderança. Palou fechou a rodada de paradas nos boxes e retornou à pista na sexta colocação em Long Beach.
Rossi passou por Palou na volta 57, tomando o sexto lugar. Já Helio Castroneves foi aos boxes na volta 59. Já Ericsson tomou a terceira colocação no giro 60, superando Newgarden, que passou a economizar combustível e perder mais posições, caindo para quinto ao ser superado por Herta. Kirkwood, o líder, seguia com uma frente de pouco mais de um segundo sobre Grosjean.
Outro que passou por Newgarden foi Palou, quando a corrida chegou à volta 66, enquanto Grosjean raspou o muro, mas seguiu na pista. Mais do que isso, o francês tornou a cortar a diferença para Kirkwood para a casa de um segundo. Ericsson, por sua vez, descontava aos poucos a diferença em relação aos dois líderes.
Restando 12 voltas para o final, Herta passou por Palou, tomando o quarto lugar. A prova entrou nas últimas dez voltas com Kirkwood 1,5 segundo à frente de Grosjean, enquanto Ericsson vinha 3,2 segundos atrás do líder. Mais atrás, Rosenqvist passou por Newgarden para tomar a oitava colocação da prova em Long Beach.
Na abertura da última volta, Alexander Rossi bateu, e Kyle Kirkwood seguiu para vencer, seguido por Grosjean e Ericsson.
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