Kyle Kirkwood conquistou na tarde deste sábado (15) a pole position para o Grande Prêmio de Long Beach, terceira etapa da temporada 2023 da Indy. Na fase final da classificação realizada nesta tarde no circuito montado nas ruas da cidade da Califórnia, o piloto da Andretti Autosport marcou 1min06s2878, ficando com a posição de honra pela primeira vez na carreira.
A primeira fila ainda contará com Marcus Ericsson, piloto da Chip Ganassi que foi 0s0375 mais lento que Kirkwood. Romain Grosjean, companheiro de equipe de Kirkwood, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com Alex Palou, da Chip Ganassi. Scott Dixon, também da Ganassi, e Pato O’Ward, da McLaren, fecham a lista dos seis melhores no grid.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Entre os pilotos que não avançaram ao Fast Six, o melhor foi Colton Herta, que partirá da sétima posição com o carro da Andretti, e dividirá a quarta fila com Josef Newgarden, da Penske. Scott McLaughlin, da Penske, vai largar em nono, seguido por Felix Rosenqvist, da McLaren. Alexander Rossi, da McLaren, e Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, fecham o top-12.
LEIA MAIS:
Pato O’Ward lidera segundo treino da Indy em Long Beach
Indy: O’Ward acerta volta no fim e lidera TL1 em Long Beach
McLaren apresenta layouts de carros para a disputa da Indy 500
Indy: veja a programação e onde ver na TV o GP de Long Beach
Quem terá de fazer uma corrida de recuperação será Will Power. O piloto da Penske não conseguiu avançar para a segunda rodada da classificação e partirá somente da 13ª colocação. Além do atual campeão, Helio Castroneves é outro que terá de largar de trás. Oitavo mais rápido do segundo grupo na fase inicial, o piloto da Meyer Shank vai largar da 16ª posição.
O Grande Prêmio de Long Beach da Indy será disputado neste domingo (16), a partir das 16h, com transmissão de TV Cultura, ESPN e Star+.
Confira como foi a classificação
Q1 – Grupo 1
A primeira rodada da classificação começou com os pilotos do primeiro grupo indo para a pista em Long Beach. Após uma volta de aquecimento, Colton Herta se colocou na frente com a marca de 1min07s8391, sendo seguido por Kyle Kirkwood, seu companheiro de Andretti Autosport. Pouco depois, David Malukas parou no muro e causou a primeira bandeira vermelha da atividade.
Após alguns instantes, a sessão foi retomada em Long Beach, com Josef Newgarden tomando a liderança ao marcar 1min07s3296 com o carro da Penske, sendo seguido por Will Power, seu companheiro de equipe que se colocou em segundo restando pouco mais de dois minutos para o encerramento da atividade.
Felix Rosenqvist tomou a liderança pouco depois, marcando 1min07s0130, enquanto Marcus Ericsson tomou o sexto lugar, derrubando Herta da zona de classificação. O piloto da Andretti, porém, se recuperou, tomando a liderança, sendo batido pelo sueco da Chip Ganassi, que registrou 1min06s6600. Kirkwood, então, marcou 1min06s5593 para ser o mais rápido.
O primeiro grupo terminou com Kirkwood na frente, seguido por Ericsson, Herta, Rosenqvist, Rossi e Newgarden. Chamou atenção a eliminação de Will Power, que largará somente da sétima fila.
Q1 – Grupo 2
O segundo grupo partiu para a pista minutos depois do encerramento do primeiro grupo da sessão. O primeiro a registrar tempo foi Scott Dixon, com o tempo de 1min09s6358. A partir daí, houve uma alternância na liderança da sessão, com Callum Ilott, Helio Castroneves e Marcus Armstrong aparecendo na ponta antes de Devlin DeFrancesco, que tomou a ponta com 1min07s0294.
Os tempos seguiram caindo e, restando cinco minutos para o final, Alex Palou tomou a liderança com 1min06s9460, sendo seguido por DeFrancesco, Armstrong, Romain Grosjean, Pato O’Ward e Scott McLaughlin. Pouco depois, os pilotos se dirigiram aos boxes para trocar os pneus e ajustarem os carros para a parte final da sessão.
A parte final do Q1 começou com McLaughlin tomando a ponta, mas sendo superado por O’Ward e, depois, por Palou, que marcou 1min06s3995. Armstrong subiu para terceiro, derrubando Grosjean para o quarto lugar. Com o cronômetro zerado, Dixon avançou para segundo, ficando atrás apenas de Palou. O’Ward, Armstrong, Grosjean e McLaughlin foram os outros classificados. Castroneves foi o oitavo e largará da 16ª posição.
Q2
Os classificados para a segunda rodada da classificação foram para a pista tão logo os boxes foram liberados. O primeiro a marcar tempo foi Dixon, com 1min07s5340, enquanto Herta rodou em sua tentativa inicial de volta rápida. Palou se colocou na ponta, mas logo viu Kirkwood tomar a liderança da tabela de tempos com 1min06s4568.
Na metade da sessão, Kirkwood se mantinha na frente, seguido por Palou, Rosenqvist, O’Ward, Ericsson e Dixon. Chamavam atenção entre os eliminados Grosjean, Newgarden e Herta. Apesar disso, poucos pilotos passaram pelos boxes para realizar ajustes nos carros ou trocar pneus.
O’Ward tomou a liderança da sessão no minuto final com 1min06s3993. Pouco depois, Armstrong bateu, causando uma bandeira vermelha restando 53 segundos. Após um intervalo, os pilotos puderam partir para mais uma volta rápida, e Grosjean tomou a ponta com 1min06s3246 para ser o mais rápido. O’Ward foi o segundo, seguido por Kirkwood, Ericsson, Palou e Dixon.
Fast Six
A rodada final da classificação começou com os seis pilotos partindo para a pista imediatamente. Novamente, Dixon foi o primeiro a registrar tempo, sendo superado por Grosjean, que marcou 1min07s1261. Com três minutos para o encerramento da atividade, O’Ward tomou a liderança com a marca de 1min06s9322.
Com pouco mais de um minuto para o final, Palou tomou a liderança com 1min06s5796, marca que foi batida segundos depois por Grosjean, com 1min06s5347. Na volta final, porém, Kyle Kirkwood registrou 1min06s2878 para faturar a pole position, enquanto Ericsson tomou o segundo lugar.
Deixe seu Comentário