Marcus Ericsson venceu neste sábado (12) a primeira corrida do Grande Prêmio de Detroit da Indy, disputada no circuito montado nas ruas da Ilha Bela. O piloto da Chip Ganassi tomou a ponta quando restavam cinco voltas para o final, após Will Power, então líder, não conseguiu deixar os boxes após a pista ser liberada após um acidente com Romain Grosjean.
O resultado representa a primeira vitória do ex-piloto da Fórmula 1 na categoria americana. Ericsson se tornou ainda o sétimo vencedor diferente em sete corridas disputadas na atual temporada. Mais do que isso, o piloto da Chip Ganassi se tornou o sétimo representante de um país diferente a ganhar uma corrida da Indy neste ano.
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A segunda colocação em Detroit ficou com Rinus VeeKay, piloto da Carpenter Racing que superou Takuma Sato na relargada e segurou os ataques de Pato O’Ward nas voltas finais, deixando o mexicano da McLaren ao terceiro lugar. Sato, com um carro da RLL, foi o quarto, sendo seguido por Graham Rahal, seu companheiro de equipe.
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Santino Ferrucci, outro piloto da RLL, foi o sexto colocado ao final das 70 voltas, e foi seguido por Alexander Rossi, sétimo com um carro preparado pela Andretti Autosport. Scott Dixon levou seu Chip Ganassi ao oitavo lugar, enquanto Ed Jones, da Dale Coyne, foi o nono. Josef Newgarden completou o top-10 com um carro da Penske.
A corrida foi marcada por um forte acidente com Felix Rosenqvist. O piloto da McLaren viu o acelerador de seu carro travar e acertou com muita violência o muro. O sueco precisou ser retirado do equipamento pelos fiscais, e a corrida sofreu uma paralisação que durou mais de uma hora, já que uma barreira de concreto foi danificada.
A Indy realiza mais uma corrida em Detroit neste domingo (13), a partir das 13h15, novamente com transmissão da TV Cultura.
Confira como foi a corrida
A largada da primeira corrida do final de semana em Detroit começou com Pato O’Ward mantendo a liderança nos metros iniciais, sendo seguido por Alexander Rossi. Romain Grosjean manteve a terceira posição depois de se defender de um forte ataque de Ed Jones na primeira volta. Colton Herta completou o grupo dos cinco primeiros na primeira volta.
Logo na terceira volta, alguns pilotos procuraram os boxes para colocar os pneus duros. Foram os casos de Ryan Hunter-Reay e Scott McLaughlin, que teve problemas em seu pit-stop. Na quarta volta, foi a vez de o líder, O’Ward, fazer a parada nos boxes, o que foi seguido por Colton Herta e Josef Newgarden na volta seguinte. O americano da Penske tocou com o rival da Andretti e ficou lento na pista.
As paradas precoces seguiram com Rossi e Sébastien Bourdais na sexta volta, cedendo a ponta para Romain Grosjean. Na volta seguinte, Hunter-Reay parou nos boxes novamente, agora com problemas no carro. Newgarden foi aos boxes e trocou outra vez os pneus, perdendo uma volta em relação aos líderes da corrida.
Grosjean parou na sétima volta, retornando à pista em 17º, enquanto Will Power passou por Ed Jones para tomar a liderança da corrida. O emiratense, porém, sofria com os pneus macios, e acabou superado também por Takuma Sato e Scott Dixon, despencando para a quarta posição. Três voltas depois, o neozelandês da Chip Ganassi tomou a segunda colocação ao passar pelo japonês da RLL.
Dixon assumiu a liderança da corrida ao superar Power na volta 12. Já Ed Jones, claramente mais lento que os rivais, despencou para a décima posição, segurando muito o ritmo de quem vinha atrás. O emiratense foi aos boxes no complemento da volta 16. Na frente, Dixon disparou sete segundos de frente em relação a Power.
Sato e Rosenqvist entraram nos boxes na volta 19, ambos colocando pneus duros. Mais atrás, Grosjean passou por Max Chilton para retornar ao grupo dos 15 melhores da corrida. Na volta 20, foi a vez de Marcus Ericsson visitar os boxes. Outro a fazer sua troca de pneus e o reabastecimento foi Power, na volta 21 da corrida em Detroit.
Mesmo antes de alguns pilotos fazerem suas paradas, Grosjean e McLaughlin partiram para o segundo pit stop, o que foi seguido por Max Chilton, que apresentou problemas na suspensão e um pneu furado. Simon Pagenaud e Rinus VeeKay também pararam nos boxes na volta 22. Na frente, Dixon carregava 11 segundos de frente para James Hinchcliffe, o segundo colocado.
Santino Ferrucci, que largou do fim do grid, aparecia em terceiro na volta 25. No mesmo momento, Felix Rosenqvist causou a primeira bandeira amarela da corrida ao acertar com força a barreira de pneus ao ver o acelerador de seu carro travar. Pouco depois, a direção de prova acionou a bandeira vermelha, já que uma das barreiras de concreto se soltou com a pancada.
Rosenqvist foi encaminhado a um hospital próximo ao circuito. Após uma paralisação superior a uma hora, a corrida foi retomada. Pouco depois, muitos pilotos foram aos boxes. Assim, no complemento da volta, a corrida passou a ter Power na liderança, seguido por Ericsson, Sato, Pagenaud e VeeKay. Dixon, que era o líder, caiu para a 11ª posição.
A bandeira verde veio na volta 32, com Power mantendo a ponta, enquanto VeeKay passou por Pagenaud para tomar a quarta posição. Mais atrás, Dixon avançou para o oitavo lugar em uma volta. No giro seguinte, foi a vez de Jones passar por Pagenaud, entrando no grupo dos cinco primeiros. O francês acabou superado também por Grosjean e Dixon.
Grosjean teve um pneu furado na volta 35 e entrou nos boxes. Mais na frente, VeeKay passou por Sato para ganhar a terceira posição. Power seguia pressionado por Ericsson, que passou a ser atacado também por VeeKay. Dixon, por sua vez, passou a ser pressionado por O’Ward, em disputa valendo a sexta posição, conseguindo a ultrapassagem na volta 40.
Power chegou a abrir uma frente de um segundo sobre Ericsson, mas o sueco passou a ser aproximar novamente na volta 43. No giro seguinte, Dixon, Harvey, Herta, Palou e Hinchcliffe foram aos boxes. Uma passagem depois, foi a vez de Bourdais fazer seu pit stop, enquanto Ed Jones trocou pneus e reabasteceu na volta 46, assim como Rossi. Sato fez sua parada no giro 47.
Entre os líderes, VeeKay foi aos boxes na volta 48, enquanto Power e Ericsson trocaram pneus e reabasterceram no giro seguinte, o que foi seguido por Pagenaud. Na saída dos boxes, Newgarden passou por Power para tomar a quarta posição. O’Ward parou na volta 51, quando liderava a corrida, enquanto McLaughlin acertou o muro, indo aos boxes na volta 53, uma antes que Newgarden.
Sato passou por O’Ward para tomar a sexta posição da prova na volta 52, enquanto os líderes Rahal e Ferrucci trocaram pneus e reabasteceram dois giros depois. Power retomou a liderança, novamente pressionado por Ericsson e VeeKay. Na volta 58, Jimmie Johnson apareceu lento na pista, mas a corrida seguiu em bandeira verde.
Grosjean foi para sua última parada na volta 60, despencando na classificação. Sato, por sua vez, se aproximou rapidamente de VeeKay, o terceiro colocado. A ultrapassagem veio quando restavam sete voltas para o encerramento da corrida. No giro seguinte, Grosjean acertou o muro, provocando a segunda bandeira amarela da corrida, que se tornou vermelha na sequência.
Quando a pista foi liberada, o carro de Will Power apagou, deixando o australiano no final do pelotão. Ericsson assumiu a liderança da prova. A relargada veio restando três voltas para o final com VeeKay tomando a segunda posição de Sato. O japonês também perdeu a posição para O’Ward, despencando para o quarto lugar.
O’Ward abriu ataque sobre VeeKay, enquanto Ericsson se mantinha um pouco à frente dos dois. O sueco da Chip Ganassi se manteve na liderança e venceu pela primeira vez na Indy.
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