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Indy
Dixon supera Power nos boxes e vence em Road America

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  • Publicado: 11/07/2020
  • Atualizado: 11/07/2020 às 20:12
  • Por: Leonardo Marson

Scott Dixon venceu neste sábado (11) a primeira corrida do Grande Prêmio de Road America, terceira etapa da temporada da Indy. O piloto da Chip Ganassi escalou o pelotão, depois de largar em nono, e tomou a liderança após a última janela de paradas nos boxes, superando Will Power para triunfar pela terceira vez na temporada.

Scott Dixon
Dixon emendou a terceira vitória seguida na temporada. (Foto: IndyCar)

A segunda colocação ficou com Power, que depois de ter um começo ruim, alcançou a liderança da prova, onde ficou até a última rodada de paradas, quando viu Dixon fazer um trabalho melhor. O piloto da Penske ainda teve que lidar com a pressão de Álex Palou, que fez sua melhor corrida na categoria americana, levando o carro da Dale Coyne ao terceiro lugar.

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Ryan Hunter-Reay fechou a corrida com a quarta colocação, sendo seguido por seu companheiro de Andretti Autosport, Colton Herta. Santino Ferrucci, com o outro carro da Dale Coyne, foi o sexto, sendo seguido por Graham Rahal, piloto da Rahal Letterman Lanigan. O grupo dos dez primeiros foi completado por Pato O’Ward, da McLaren, Takuma Sato, da RLL, e Marcus Ericsson, da Chip Ganassi.

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A corrida teve três entradas do Safety Car, todas na parte final da corrida. Na volta 38, Jack Harvey rodou sozinho quando era o quinto colocado, abandonando a disputa. Depois, Conor Daly acertou o muro depois de sofrer um toque de O’Ward na volta 42. Por fim, Dalton Kellett bateu no giro 45, deixando a corrida.

A quarta etapa do campeonato será disputada já neste domingo, novamente no circuito de Road America. A prova, que tem largada prevista para 13h50, terá transmissão ao vivo dos canais Bandsports e da plataforma de streaming DAZN.

Confira como foi a corrida

A largada em Road America teve Josef Newgarden mantendo a primeira posição mesmo após o forte ataque de Ryan Hunter-Reay, que superou Jack Harvey na largada. O inglês da Meyer Shank ainda caiu para quarto após ser superado por Graham Rahal, que tomou o terceiro posto ainda nos metros iniciais da corrida em Elkhart Lake.

Alexander Rossi escapou da pista ainda no giro inicial, e seguiu para os boxes na terceira volta, mesmo momento em que Marco Andretti fez sua primeira parada. Outro piloto da Andretti, Zach Veach, também saiu do traçado, mas seguiu na prova. Scott Dixon, por sua vez, ganhou três posições em relação a largada e apareceu em sexto no terceiro giro.

Na quinta volta, Newgarden abriu dois segundos em relação a Hunter-Reay. Mais atrás, Simon Pagenaud avançou para a 13ª colocação, depois de largar em 17º. Na sétima volta, Power, em queda livre na classificação, cometeu um erro e viu Pato O’Ward, da McLaren, se aproximar, em disputa que valia a décima colocação.

Rahal assumiu a segunda posição se aproveitando de um erro de Hunter-Reay. O piloto da Andretti passou a ser atacado por Santino Ferrucci a partir da décima volta. No giro seguinte, Felix Rosenqvist cometeu um erro e foi superado por Colton Herta, que assumiu o sétimo lugar. Na sequência, foi a vez de Ferrucci tomar a terceira posição de Hunter-Reay.

Will Power foi para os boxes na volta 13, colocando os pneus duros em seu carro. No mesmo giro, Pagenaud fez seu pit stop para trocar os compostos de faixa preta pelos de tarja vermelha. Uma volta depois, Newgarden foi para a sua troca de pneus e reabastecimento, colocando pneus duros. Rahal, então, assumiu a liderança da corrida.

Na volta 15, praticamente todos os pilotos que ainda tinham pneus macios fizeram seus pit stops, incluindo Rahal, que teve problemas e despencou para a 11ª colocação. A classificação passou a apontar liderança de Newgarden, que tinha nove segundos de frente para Ferrucci, o segundo colocado. Power, Álex Palou e Hunter-Reay completavam o top-5.

Ferrucci passou a diminuir a vantagem para Newgarden, que ainda assim tinha uma frente de oito segundos. Power, por sua vez, passou a se aproximar do piloto da Dale Coyne. Mais atrás, Rahal voltou a figurar entre os dez primeiros colocados ao superar O’Ward na 23ª volta. Vindo no pelotão de trás, Takuma Sato foi aos boxes.

Sétimo colocado, Dixon foi aos boxes na 26ª volta, abrindo a segunda rodada de pit stops, colocando pneus duros. Na volta seguinte, foi a vez de Palou fazer a troca de pneus e reabastecimento, sendo acompanhado por Rosenqvist, Pagenaud, O’Ward e Kimball. Newgarden foi aos boxes na volta 28, e deixou o motor apagar, perdendo muito tempo. Power, Rahal e Ferrucci também pararam, e todos colocaram pneus duros.

Power fez uma ultrapassagem “na marra” sobre Dixon. Marcus Ericsson foi aos boxes na 30ª voltla, e a classificação passou a apontar liderança de Power, seguido por Dixon, Ferrucci, Hunter-Reay e Harvey. Newgarden despencou para a 12ª posição. Rossi, com a estratégia prejudicada após a escapada no início da prova, fez mais uma parada no giro 31.

Newgarden voltou ao top-10 ao superar O’Ward na 32ª volta. Depois, o atual campeão passou a atacar Pagenaud, que seguia em corrida de recuperação. Na frente, Power mantinha a diferença para Dixon na casa de um segundo. Na volta 38, o atual campeão da Indy conseguiu a ultrapassagem sobre Pagenaud, tomando a nona posição.

A primeira bandeira amarela da corrida foi acionada na 38ª volta, quando Harvey rodou sozinho e ficou parado na caixa de brita, abandonando a disputa. Na volta 40, todos os pilotos foram aos boxes, e Dixon tomou a liderança da prova, deixando Power na segunda posição. Hunter-Reay, Herta e Rahal vieram logo na sequência.

Rosenqvist ficou nos boxes com problemas no carro, despencando na classificação. Outro que sofreu com uma falha no carro foi Marco Andretti, que parou na pista. A relargada foi acionada na volta 42, com Power atacando Dixon pela liderança da corrida. Mais atrás, Newgarden travou os pneus e perdeu a sexta posição para Ferrucci e Rahal.

A bandeira amarela foi acionada ainda no 42º giro, após Pato O’Ward tocar o carro de Conor Daly, que escapou da pista e acertou com força o guard-rail. Newgarden voltou aos boxes duas voltas depois, colocando desta vez pneus duros em seu carro.

A relargada foi acionada na volta 45, com Palou fazendo linda ultrapassagem sobre Hunter-Reay para tomar a terceira posição, levando o troco metros depois. Mais atrás, Dalton Kellett parou na área de escape, provocando a terceira entrada do Safety Car na corrida.

A prova recomeçou quando restavam oito voltas para o final, com Palou retomando o terceiro lugar de Hunter-Reay. Na frente, Dixon abriu uma pequena vantagem para Power, que passou a ser atacado pelo espanhol da Dale Coyne. Mais atrás, Pagenaud passou por O’Ward para tomar a nona colocação da prova.

Dixon abriu 1s5 para Power quando restavam seis voltas para o encerramento da corrida, enquanto Palou seguia pressionando o piloto da Penske. Mais atrás, O’Ward tentou superar Pagenaud, e jogou o francês para fora da pista, derrubando-o para a 12ª posição. Com quatro voltas para o final, Alexander Rossi escapou da pista após um toque com Max Chilton. O americano abandonou a prova.

Na frente, Dixon abriu uma vantagem confortável e seguiu para vencer a prova, seguido por Power e Palou.

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