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Indy
Dixon segura Sato no final e vence em Gateway

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  • Publicado: 29/08/2020
  • Atualizado: 29/08/2020 às 18:44
  • Por: Leonardo Marson

Scott Dixon venceu neste sábado (29) a primeira corrida da rodada dupla de Gateway da Indy. O neozelandês, piloto da Chip Ganassi, esteve sempre entre os primeiros colocados, mas deu o bote na parte final da prova. Primeiro, o veterano deixou Pato O’Ward para trás na última rodada de paradas nos boxes. Depois, conseguiu conter a aproximação de Takuma Sato para vencer pela quarta vez no ano, a 50ª vez na carreira.

Scott Dixon
Dixon venceu pela quarta vez em oito corridas. (Foto: IndyCar)

A segunda posição ficou com Sato, piloto da Rahal Letterman Lanigan que terminou a prova distante 0s1404 de Dixon. O’Ward, com um carro preparado pela McLaren, foi o terceiro, depois de liderar a maior parte da prova. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Colton Herta, da Andretti Autosport, e Marcus Ericsson, com um segundo carro da Chip Ganassi.

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Rinus VeeKay levou a Carpenter ao sexto lugar ao final das 200 voltas, terminando à frente de Ryan Hunter-Reay, sétimo com um carro da Andrettti. Felix Rosenqvist, mais um piloto da Chip Ganassi, completou a prova em oitavo, sendo seguido por Tony Kanaan, nono com a AJ Foyt. O top-10 em Gateway contou ainda com Conor Daly, da Carlin.

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A corrida contou apenas com duas bandeiras amarelas. A primeira aconteceu logo na largada, quando Oliver Askew abalroou Simon Pagenaud, provocando um acidente múltiplo que neutralizou a prova por um longo período. Depois, uma garoa causou uma nova entrada do Safety Car. Apesar disso, nãou houve a necessidade de se interromper a corrida.

A temporada da Indy segue já neste domingo (30), novamente com uma corrida em Gateway. A pole position será de Takuma Sato, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis no último final de semana.

Confira como foi a corrida

A prova começou com um acidente logo na largada. Oliver Askew acelerou antes da hora e tocou a traseira do carro de Simon Pagenaud, que acertou o muro e causou um acidente múltiplo. Alexander Rossi, Zach Veach e Marco Andretti se envolveram na batida, que provocou a entrada imediata do Safety Car no oval de dois quilômetros.

A corrida recomeçou na volta 16, com Power mantendo a liderança da corrida, seguido por O’Ward, Dixon, Ericsson e Harvey. Kanaan, por sua vez, aparecia na 13ª colocação. As posições seguiram inalteradas e, na 33ª passagem, o australiano colocou uma volta de frente sobre Pagenaud, que foi aos boxes duas voltas depois.

O’Ward tentava se aproximar de Power, mas o australiano mantinha a diferença na casa de nove décimos. Ericsson, por sua vez, passou a se aproximar de Dixon, o terceiro colocado. Na volta 49, Graham Rahal foi aos boxes, mas enfrentou problemas em seu pit-stop, perdendo muito tempo. Josef Newgarden, que vinha em sexto, parou nos boxes na volta 61.

Sem conseguir se aproximar de Power, O’Ward trocou pneus e reabasteceu na volta 62, e teve a atitude repetida por Daly e Harvey. Na volta seguinte, foi a vez de Power fazer o pit stop, assim como Ryan Hunter-Reay. Álex Palou parou na volta 65, um giro antes de Dixon, Herta, Sato e Kanaan. O neozelandês retornou dos boxes à frente de Power.

Ferrucci e Askew completaram a primeira rodada de paradas nos boxes na volta 69, e O’Ward assumiu a liderança da corrida, sendo seguido por Dixon e Power. Kanaan seguiu na 13ª colocação. Pagenaud voltou aos boxes, abandonando definitivamente a corrida em Gateway.

Na volta 81, O’Ward abriu dois segundos em relação a Dixon, que também tinha uma vantagem confortável em relação a Power. Outro que enfrentava problemas era Rahal, que retornou aos boxes na volta 86, aparecendo 14 giros atrás em relação aos líderes. Pouco depois, o americano da Rahal Letterman Lanigan deixou a corrida.

Dixon cortou a diferença em relação a O’Ward para 1,5 segundos na volta 90, mas passou a ver Power também se aproximar. Kanaan, ainda em 13º, buscava diminuir a diferença em relação a Takuma Sato da casa de um segundo. Em uma estratégia diferente, Rinus VeeKay foi aos boxes novamente na volta 98.

A corrida chegou à metade com O’Ward voltando a abrir dois segundos em relação a Dixon. Na volta 101, Newgarden foi aos boxes pela segunda vez, enquanto Power fez seu pit stop no 102º giro, em ação repetida por Daly e Hunter-Reay. Harvey parou na volta 104. Com as paradas dos adversários, Kanaan avançou para a sétima posição.

A bandeira amarela foi acionada pela segunda vez na volta 109 por conta da chuva, que passou a atingir o circuito. Apesar disso, a direção de prova não interrompeu a corrida imediatamente, mantendo os carros andando atrás do Safety Car. Assim, na volta 116, os pilotos foram aos boxes, com O’Ward seguindo na liderança. Newgarden reabasteceu na volta 120.

A prova recomeçou na volta 122, com Kanaan pressionando Sato pela sexta posição. Ferrucci, por sua vez, avançou para o quinto lugar. O’Ward manteve a primeira colocação e rapidamente abriu sete décimos em relação a Dixon, o segundo colocado. Will Power voltou aos boxes na volta 135, recebendo pneus novos.

VeeKay foi aos boxes mais uma vez na volta 150, trocando pneus e reabastecendo pela última vez. Hunter-Reay e Harvey repetiram o holandês na volta seguinte, enquanto Daly parou na volta 152. Rosenqvist parou no 154º giro, enquanto Ericsson trocou pneus e reabasteceu na volta 156. Colton Herta, que parou na volta 157, superou Ericsson no 161º giro, tomando a oitava posição.

O’Ward e Dixon pararam na volta 163, com o neozelandês passando pelo mexicano. Sato tomou a liderança, seguido por Kanaan, que foi aos boxes na volta 165. Na volta 172, Palou foi para a última parada nos boxes, o que foi repetido por Kimball na volta seguinte. Sato e Newgarden fizeram seus pit stops na volta 175.

Sato superou O’Ward na volta 180, tomando a segunda posição com uma manobra por fora. O japonês, então, passou a diminuir a vantagem de Dixon, se aproximando de vez restando 13 voltas para o final da prova. Power parou mais uma vez na volta 190, retornando à pista justamente à frente dos dois líderes da prova.

Sato seguiu próximo de Dixon, mas sem conseguir atacar o neozelandês. Assim, o piloto da Chip Ganassi seguiu para vencer pela quarta vez na temporada.

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