Pascal Wehrlein venceu neste sábado (28) o ePrix de Diriyah, terceira etapa da temporada 2023 da Fórmula E. O piloto da Porsche, que já havia vencido a corrida da sexta-feira no circuito urbano na Arábia Saudita, tomou a liderança na 17ª das 40 voltas da prova, conseguiu conter a aproximação de Jake Dennis para triunfar e varrer a passagem da categoria elétrica pelo Oriente Médio.
A segunda posição ficou com Dennis, piloto da Andretti que terminou 1s252 atrás de Wehrlein. O pódio ainda contou com René Rast, piloto da McLaren que chegou a batalhar pela vitória, mas terminou contendo os ataques de Sam Bird, quarto com o carro da Jaguar. O grupo dos cinco melhores foi completado por Jake Hughes, da McLaren.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Sébastien Buemi levou a Envision ao sexto lugar, superando Mitch Evans nos metros finais, relegando o piloto da Jaguar ao sétimo posto. Sacha Fenestraz colocou a Nissan nos pontos pela primeira vez no ano ao terminar em oitavo, enquanto Edoardo Mortara, da Maserati, foi o nono. Dan Ticktum, da NIO, completou o top-10 da corrida.
LEIA MAIS:
Fórmula E: Wehrlein segura Dennis e vence corrida 1 do ePrix de Diriyah
Os brasileiros não foram bem na corrida deste sábado. Lucas Di Grassi largou da 20ª colocação com o carro da Mahindra e cruzou a linha de chegada com o 16º lugar. Já Sérgio Sette Câmara, que largou da 13ª posição, perdeu desempenho ao longo das 40 voltas e fechou a corrida somente em 18º com o equipamento da NIO.
A temporada 2023 da Fórmula E terá sequência no dia 11 de fevereiro, quando será disputado o ePrix de Hyderabad, na Índia.
Confira como foi a corrida:
A corrida começou com Mitch Evans superando Jake Hughes na largada, tomando a primeira colocação. René Rast apareceu em terceiro, sendo seguido por Pascal Wehrlein, que avançou ao quarto lugar. Edoardo Mortara completou a lista dos cinco melhores no início da prova. Jake Dennis, líder do campeonato, vinha em sétimo.
Os brasileiros tiveram inícios distintos. Sérgio Sette Câmara avançou um posto e apareceu em 12º, enquanto Lucas Di Grassi manteve o 20º lugar. Nas últimas posições, Kelvin van der Linde foi o primeiro a acionar o modo ataque. Na frente, Evans abriu pequena vantagem em relação a Hughes, mas muito longe de ter uma frente confortável para o adversário.
Na sétima volta, André Lotterer passou por Oliver Rowland, pulando para a 18ª posição, enquanto Sacha Fenestraz passou a pressionar Sette Câmara pelo 12º lugar. O brasileiro acionou o modo ataque na nona volta, o que também foi feito por Dan Ticktum. Mais atrás, Lotterer e Jean-Éric Vergne se tocaram, perdendo tempo.
Evans acionou o modo ataque na nona volta e caiu para a terceira posição, cedendo posições para Hughes e Rast, ambos pilotos da McLaren. Na volta seguinte, foi Hughes quem pegou a potência extra, também caindo para terceiro. Mais atrás, Fenestraz passou por Sette Câmara para tomar a 12ª colocação do brasileiro.
Rast acionou seu primeiro modo ataque na volta 11, e manteve a primeira colocação, seguido por Evans e Hughes. Na 12ª volta, Pascal Wehrlein passou por Hughes para tomar o terceiro posto, enquanto no giro seguinte, o piloto da Porsche superou Evans, assumindo a segunda colocação, aparecendo dois segundos atrás do líder.
Com a potência extra, o alemão da Porsche rapidamente descontou a diferença para Rast, que se vendo pressionado, acionou seu modo ataque, passando ao segundo lugar, mas tendo como atacar o ex-Fórmula 1. Apesar disso, o piloto da McLaren não conseguiu retomar a ponta da corrida. Mais atrás, Dennis passou a atacar Mortara pela quinta posição.
Wehrlein acionou o modo ataque pela segunda vez na volta 20, enquanto Dennis passou por Mortara no giro seguinte, tomando o quinto lugar. No mesmo giro, o suíço da Maserati foi ultrapassado também por Sam Bird, despencando para o sétimo posto. Com Hughes acionando o modo ataque, o líder do campeonato pulou para o quarto lugar.
Dennis, que ainda não havia acionado o modo ataque na prova, seguiu andando forte e passou por Evans na volta 23, tomando o terceiro lugar. Na volta seguinte, o britânico superou Rast, tomando o segundo lugar. Bird, por sua vez, deixou Hughes para trás para entrar no top-5 da prova. Somente aí que o piloto da Andretti acionou o modo ataque.
Bird era outro que seguia avançando, e tomou o quarto lugar de Evans na volta 26. Na volta seguinte, o piloto da Jaguar passou por Rast, avançando ao terceiro lugar. O Safety Car foi para a pista pela primeira vez na volta 27 por conta de um acidente com Nico Müller, piloto da ABT Cupra, após uma tentativa de ultrapassagem sobre Di Grassi.
A relargada veio na volta 31, com Wehrlein mantendo a ponta, e Bird pressionando Dennis pelo segundo lugar. Mais atrás, Oliver Rowland abandonou a prova com problemas no carro da Mahindra. Dennis e Bird acionaram o modo ataque na volta 32, com o piloto da Jaguar perdendo o terceiro lugar para Rast no momento do acionamento.
Dennis rapidamente descontou a vantagem de Wehrlein, mas sem conseguir ter condições para tentar a ultrapassagem. Bird acionou o modo ataque pela última vez, ainda buscando passar por Rast. A corrida chegou na volta 36 com Wehrlein e Dennis batalhando pela primeira posição, e distantes dos outros adversários. Por conta da bandeira amarela, a direção de prova adicionou mais uma volta à corrida.
Bird seguia na pressão sobre Rast, enquanto Evans atacava Hughes pelo quinto lugar. Na frente, Wehrlein seguiu para vencer a prova, seguido por Dennis e Rast.
Deixe seu Comentário