Nick Cassidy venceu neste sábado (6) o ePrix de Mônaco, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula E. Em uma corrida movimentada no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, o piloto da Envision levou a melhor em uma disputa com Mitch Evans para vencer pela segunda vez no ano na categoria dos carros elétricos.
A segunda posição ficou com Evans, que chegou a trocar ultrapassagens com Cassidy ao longo da prova. Jake Dennis, da Andretti, completou o pódio ao terminar em terceiro lugar, voltando a pontuar após três corridas. Sacha Fenestraz, da Nissan, ficou com a quarta posição, enquanto Jake Hughes, da McLaren, foi o quinto.
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Dan Ticktum, da NIO 333, fechou a corrida com a sexta colocação, sendo seguido por Jean-Éric Vergne, sétimo com a DS Penske. Sébastien Buemi, da Envision, cruzou a linha de chegada na oitava posição, enquanto Stoffel Vandoorne, da DS Penske, ficou com a nona posição. Sam Bird, da Jaguar, foi o décimo.
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Os brasileiros tiveram desempenhos bastante distintos, mas terminaram fora da zona de pontuação. Lucas Di Grassi ganhou sete posições com o carro da Mahindra e ficou com a 13ª colocação. Já Sérgio Sette Câmara largou do oitavo lugar com a NIO 333 e completou a corrida somente com a 15ª posição em Mônaco.
A corrida contou com uma intervenção do Safety Car, já na volta 21 das 29 inicialmente programadas. Maximilian Günther acertou a traseira do carro de Dan Ticktum, ficando parado na pista pouco depois. Sem alternativas, a direção de prova acionou a bandeira amarela em todo o circuito. Depois, Nico Müller foi tocado por Sam Bird e ficou atravessado na pista, em lance que causou o fim das prova em bandeira amarela.
A próxima etapa da Fórmula E será disputada nos dias 3 e 4 de junho, com o ePrix de Jacarta, na Indonésia.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Jake Hughes, que herdou a pole position após uma punição contra Sacha Fenestraz, mantendo a ponta nos metros iniciais, sendo seguido pelo francês da Nissan, Norman Nato e Dan Ticktum, que superou Maximilian Günther para tomar a quarta colocação. Sérgio Sette Câmara caiu para o décimo lugar, e Lucas Di Grassi despencou para 22º.
Logo na terceira volta, André Lotterer abandonou a disputa em Mônaco após toque com René Rast, enquanto Oliver Rowland tomou a décima posição de Sette Câmara. O primeiro a usar o modo ataque foi justamente o inglês da Mahindra. Na frente, Hughes mantinha a liderança, mas sempre com Fenestraz próximo. Já Pascal Wehrlein passou a ser investigado por cortar uma chicane.
Na quinta volta, Nick Cassidy superou Mitch Evans para tomar a sexta posição. Pouco depois, a direção de prova optou por não punir Wehrlein. Um giro depois, Rowland passou reto nos S da piscina. Cassidy, por sua vez, superou Ticktum e Nato, tomando o terceiro lugar, avançando mais um posto após Hughes acionar o modo ataque na sétima volta.
Fenestraz acionou o modo ataque na oitava volta, cedendo a ponta para Cassidy e voltando à frente de Hughes, que foi superado por Evans. No nono giro, o piloto da Envision e Nato acionaram o modo ataque, e Ticktum assumiu a liderança. Rast, porém, apareceu com a asa dianteira danificada, ficando lento no traçado de Monte Carlo.
Ticktum, Jake Dennis e Wehrlein acionaram o modo ataque no décimo giro, e Evans tomou a liderança, seguido por Fenestraz. No giro seguinte, os dois líderes também partiram para acionar a potência extra, e Cassidy retomou a primeira posição. Dennis foi outro a acionar o modo que dá mais velocidade ao carro na volta 12.
Cassidy abriu 1,5 segundo de frente em relação a Evans na 13ª volta, mas optou por acionar o modo ataque, perdendo a liderança para o piloto da Jaguar. Mais atrás, Sette Câmara sofria e aparecia apenas na 17ª colocação, um posto à frente de Lucas Di Grassi, que começava uma recuperação durante a prova em Mônaco.
Evans acionou o modo ataque pela segunda vez e caiu para terceiro, sendo superado por Cassidy e por Dennis, que acabou ultrapassado pelo neozelandês momentos depois. A prova chegou a metade com Evans, orientado pela equipe a não atacar Cassidy, fazendo a ultrapassagem sobre o rival para tomar a liderança da prova.
António Félix da Costa avançou para a oitava posição ao ultrapassar Jake Hughes, que seguia caindo na classificação. Pouco antes, Sam Bird e Norman Nato se tocaram, o que possibilitou a ultrapassagem do português, que se dirigiu aos boxes pouco depois, deixando a disputa. Na volta 18, Cassidy retomou a liderança da prova ao ultrapassar Evans, que passou a ser atacado por Dennis.
Cassidy e Evans abriram uma pequena vantagem sobre os rivais e seguiam batalhando pela liderança na abertura da 20ª volta. Na volta seguinte, Edoardo Mortara apareceu sem a asa dianteira, mas se manteve na décima colocação. Na volta 22, Maximilian Günther e Dan Ticktum apareceram batidos, com o alemão abandonando a disputa. A direção de prova acionou o Safety Car.
A corrida recomeçou na volta 25 com Evans atacando Cassidy pela liderança da prova. Wehrlein, por sua vez, despencou para a 12ª posição. Sam Bird tentou acionar o modo ataque, mas errou ao passar pelo trecho de acionamento, perdendo tempo. Já a direção de prova optou por não adicionar voltas mesmo com a entrada do Safety Car.
Cassidy mantinha a liderança da prova, seguido por Evans quando Nico Müller ficou atravessado na pista com o carro da ABT Cupra após toque de Sam Bird. O lance encerrou a corrida em bandeira amarela.
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