Jake Dennis venceu neste domingo (25) a segunda corrida do ePrix de Valência, terceira rodada dupla da temporada 2021 da Fórmula E. O piloto da BMW Andretti largou da pole position e se manteve na frente ao longo dos 45 minutos de prova disputada no Autódromo Ricardo Tormo, na Espanha, garantindo a primeira vitória na carreira na categoria dos carros elétricos.
A segunda posição ficou com André Lotterer, piloto da Porsche que completou a corrida distante 1s483 de Dennis, após ser beneficiado por uma punição contra Norman Nato, que bateu com Alex Lynn e teve um acréscimo de cinco segundos ao tempo final de corrida. Lynn, com a Mahindra, completou o pódio com a terceira colocação.
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Oliver Rowland, com a Nissan, cruzou a linha de chegada na quarta posição, sendo seguido por Nato, piloto da Venturi. René Rast, da Audi, foi o sexto, enquanto Jean-Éric Vergne acabou em sétimo, ficando à frente de Oliver Turvey, da NIO. O grupo dos dez primeiros ainda teve Edoardo Mortara, da Venturi, e Lucas Di Grassi, da Audi. Sérgio Sette Câmara foi o 21º com a Dragon/Penske.
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A próxima etapa da Fórmula E será disputada no dia 8 de maio, com a disputa do ePrix de Mônaco, única etapa da temporada que será disputada em sistema de corrida única.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Jake Dennis mantendo a liderança, sendo seguido por Alex Lynn. Oliver Turvey avançou para a terceira posição, enquanto Norman Nato pulou para quarto. Tom Blomqvist caiu para quinto. Sérgio Sette Câmara perdeu uma posição e completou o primeiro giro em 11º, enquanto Lucas Di Grassi avançou para o 18º lugar.
Na segunda volta, René Rast e Pascal Wehrlein entraram em investigação por causarem uma colisão ainda na primeira volta. Na volta quatro, Sette Câmara superou Sébastien Buemi para tomar a décima posição. Os pilotos, porém, andavam em um ritmo um pouco mais lento em relação a corrida de sábado, temendo o problema de falta de bateria ocorrido no dia anterior.
Nico Müller despencou na classificação, caindo para a 23ª posição. Já Sette Câmara, companheiro do alemão, tomou o nono lugar de António Félix da Costa na quinta volta. No giro seguinte, porém, o brasileiro perdeu duas posições, caindo para o décimo lugar. Um pouco mais na frente, Jean-Éric Vergne passou por Blomqvist, entrando no grupo dos cinco primeiros.
Com poucas ultrapassagens na frente, as disputas seguiam no pelotão de trás. Sette Câmara despencou para 13º, enquanto Di Grassi, em 17º, acionou o modo ataque pela primeira vez, ganhando três posições na oitava volta da corrida. Na frente, Turvey foi o primeiro a passar pelo ponto de acionamento da potência extra na nona volta.
Turvey passou por Nato e tomou a segunda posição ao ver Lynn acionar a potência extra, o que aconteceu também com Dennis, que manteve a liderança. Com 20 minutos de corrida, Lynn passou por Turvey para reassumir a segunda colocação da corrida, enquanto o piloto da NIO defendia o terceiro lugar dos ataques de Nato.
Na 13ª volta, Turvey perdeu mais duas posições, agora para Nato e Vergne. Mais atrás, Félix da Costa e René Rast se tocaram, com o carro do português ficando danificado. Na frente, quem cresceu com o modo ataque foi André Lotterer, que tomou a quarta posição de Vergne. Dennis seguia na ponta, mas sempre seguido de perto por Lynn.
Stoffel Vandoorne, em 11º, acionou o modo ataque com a Mercedes, ganhando a posição de Edoardo Mortara na sequência para entrar no grupo dos dez primeiros. Um pouco mais na frente, Rast, com o modo ataque, passou por Vergne, que caiu para o sétimo lugar. O piloto da Audi passou por Lotterer na sequência, e avançou para terceiro após Lynn errar e cair para sexto.
Dennis e Nato, primeiro e segundo, acionaram o modo ataque restando 15 minutos para o final da corrida. Vergne retomou a sexta posição ao superar Turvey, enquanto Vandoorne abandonou após um toque com Buemi. Já o outro piloto da Nissan, Rowland entrou no top-5 ao superar Vergne. Félix da Costa foi punido com um drive-through por uso indevido do modo ataque.
Nato começou a descontar a vantagem de Dennis, que se mantinha na liderança da corrida, enquanto Di Grassi, com o modo ataque, subiu da 15ª para a 11ª colocação. O francês, porém, foi punido em cinco segundos por conta do toque em Lynn. O piloto da Mahindra, aliás, voltou ao top-5 ao ultrapassar Rowland na volta 26.
Di Grassi entrou no grupo dos dez primeiros ao ultrapassar Evans, enquanto Lynn seguiu avançando e tomou o quarto lugar, deixando para trás Rast. A corrida entrou na volta final com Dennis mantendo uma vantagem segura para vencer a corrida, seguido por Lotterer e Lynn.
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