Card image
Fórmula E
Confira as chances de cada piloto na decisão da Fórmula E

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/08/2022
  • Atualizado: 09/08/2022 às 13:44
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula E realiza pela primeira vez em sua história uma etapa na Coreia do Sul. O ePrix de Seul, marcado para este final de semana, terá o peso de definir o campeão da temporada de 2022. A rodada dupla pagará 58 pontos, o que faz com que quatro pilotos alcancem a etapa decisiva com chances de sair da capital sul-coreana com o título mundial: Stoffel Vandoorne, Mitch Evans, Edoardo Mortara e Jean-Éric Vergne.

Stoffel Vandoorne
Stoffel Vandoorne lidera o campeonato da Fórmula E. (Foto: Mercedes)

De todos os pilotos, quem aparece com mais chances de sair com o título é Vandoorne. O belga da Mercedes tem 185 pontos, carregando uma vantagem de 36 pontos para Evans, o segundo colocado. Cada uma das corridas vale 29 pontos, sendo 25 pela vitória, três pela pole position e um pela melhor volta da prova. Assim, basta ao ex-F1 um segundo lugar na primeira corrida para ser campeão, desde que o neozelandês não vença e some os pontos extras.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

A situação de Evans é mais complicada em relação a Vandoorne, já que o piloto precisa descontar 36 pontos para ter chances de título. Para isso, sem contar os pontos extras, o piloto da Jaguar não pode chegar abaixo do quarto lugar em nenhuma das provas se quiser sair de Seul com o título da categoria dos carros elétricos.

LEIA MAIS:

Pole na Moto3 em Silverstone, Diogo Moreira é o Piloto da Semana

Mortara, que liderou o campeonato por boa parte da temporada com a Venturi, está 41 pontos atrás, o que na conta mais simples, obriga o suíço a vencer as duas corridas e que Vandoorne seja, no máximo, oitavo. “Edo” também pode chegar em segundo nas duas provas, somando os pontos extras em pelo menos uma das corridas, desde que o líder do campeonato não pontue.

Matematicamente com chances, Vergne precisará de um verdadeiro milagre para faturar o tricampeonato da Fórmula E. O francês está 57 pontos atrás de Vandoorne, com 58 pontos em disputa. Assim, o piloto da Techeetah precisa vencer as duas corridas largando da pole position e fazer a melhor volta em ambas, além de precisar que o líder do campeonato não pontue no final de semana.

A primeira corrida do final de semana da Fórmula E em Seul será disputada às 4h de sábado, enquanto a prova de domingo tem largada marcada para o mesmo horário. TV Cultura e Sportv mostram a decisão da categoria elétrica ao vivo.

Deixe seu Comentário

Comentários