Mitch Evans conquistou neste sábado (30) a pole position para o ePrix de Mônaco, sexta etapa da temporada 2022 da Fórmula E. O piloto da Jaguar, vencedor das duas corridas em Roma, se mostrou mais rápido em todas as fases da classificação, e no confronto final contra Pascal Wehrlein, faturou a posição de honra ao cravar 1min29s839, no mesmo circuito em que a Fórmula 1 corre seu GP de Mônaco.
Wehrlein, com um carro da Porsche, partirá da segunda posição, depois de ser derrotado na decisão pela pole. A terceira posição no grid ficou com Jean-Éric Vergne, piloto da Techeetah que acabou derrotado por Evans na semifinal. O grupo dos quatro melhores ainda contou com Stoffel Vandoorne, piloto de um equipamento preparado pela Mercedes.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
A quinta posição no grid ficou com Lucas Di Grassi, piloto da Venturi que foi o mais rápido entre aqueles eliminados nas quartas de final, e dividirá a terceira fila com André Lotterer, sexto com a Porsche. Robin Frijns, com um equipamento da Virgin, parte em sétimo, enquanto Nyck de Vries, atual campeão, largará do oitavo posto com a Mercedes.
LEIA MAIS:
Fórmula E revela novo carro elétrico Gen3 em Mônaco
Veja a programação e onde assistir na TV o ePrix de Mônaco da Fórmula E
O melhor entre os que não avançaram para o mata-mata foi Oliver Rowland, quinto colocado do segundo grupo, e que largará da nona posição com o carro da Mahindra. A lista dos dez melhores foi completada por António Félix da Costa, piloto que defende a Techeetah. Já Sérgio Sette Câmara partirá somente da 20ª posição com o equipamento da Dragon/Penske.
O ePrix de Mônaco da Fórmula E será realizado a partir das 10h, e contará com transmissão da TV Cultura e do Sportv.
Confira como foi a classificação
Grupo 1
A primeira rodada da definição das posições de largada começou com Dan Ticktum e Sébastien Buemi partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a registrar tempo, porém, foi Jean-Éric Vergne, piloto da Techeetah que anotou 1min31s923, se colocando 0s086 à frente de Nick Cassidy, o segundo colocado.
Pouco tempo depois, Lucas Di Grassi se colocou em segundo com a Venturi, e logo foi aos boxes para realizar ajustes em seu carro, seguindo o que outros pilotos fizeram. Com dois minutos para o final, os competidores voltaram à pista, mas Cassidy cometeu um erro, escapando da pista. Stoffel Vandoorne marcou 1min31s326 e liderou a sessão.
Além do belga da Mercedes, se classificaram Pascal Werhelin, da Porsche, Vergne e Di Grassi. Já Sérgio Sette Câmara foi apenas o décimo colocado de seu grupo, e terá de fazer uma corrida de recuperação.
Grupo 2
O segundo grupo foi para a pista com Robin Frijns se colocando na frente logo que as voltas começaram a ser anotadas, cravando 1min31s405, dois décimos à frente de André Lotterer, o segundo colocado. Jake Dennis e António Félix da Costa completavam o grupo dos quatro melhores.
Após rápida passagem pelos boxes, os pilotos partiram para seus últimos giros rápidos, e quem terminou com o melhor tempo foi Mitch Evans, piloto da Jaguar que registrou 1min31s245, superando o atual campeão Nyck de Vries por apenas 0s026. Lotterer e Frijns completaram a lista dos quatro melhores.
Quartas de finais
O primeiro confronto das eliminatórias foi entre Vandoorne e Frijns, e o belga da Mercedes bateu o rival da Virgin ao marcar 1min30s293. A sequência contou com um embate interno entre os pilotos da Porsche, e Wehrlein bateu Lotterer com o tempo de 1min30s098.
As quartas de final seguiram com o terceiro confronto, este envolvendo De Vries e Vergne. O veterano da Techeetah marcou 1min30s421 e se aproveitou de erros do atual campeão para vencer o duelo. Por fim, Evans anotou 1min30s053 e desbancou Di Grassi para se classificar.
Semifinais
A segunda rodada das eliminatórias teve como primeiro confronto Vandoorne contra Wehrlein, com o belga partindo para a pista inicialmente. Apesar disso, o alemão foi o mais veloz, com 1min30s065. Já Evans acertou grande volta, marcando 1min30s001 para derrotar Vergne e avançar para a decisão.
Final
A rodada final teve domínio absoluto de Mitch Evans, que desde o começo da sua volta foi melhor que Wehrlein, cravando 1min29s839, dois décimos mais rápido que o alemão.
Deixe seu Comentário