Sam Bird venceu na manhã desta sexta-feira (22) a primeira corrida da etapa de abertura da Fórmula E, o ePrix de Ad-Diriyah. O piloto da Virgin fez uma prova de recuperação após largar da quinta posição e mostrou um ritmo dos mais fortes, tomando a liderança na parte final da prova, garantindo o triunfo. O resultado representa a nona vitória do inglês na categoria dos carros elétricos, sempre tendo vencido ao menos uma vez em cada temporada da Fórmula E.
A segunda posição ficou com André Lotterer, piloto da Porsche que cresceu na corrida na segunda metade da prova, chegando a batalhar pela liderança da corrida. Oliver Rowland levou o carro da Nissan e.dams ao quarto lugar ao final dos 45 minutos de corrida, enquanto Robin Frijns, companheiro de equipe de Bird, completou a lista dos cinco primeiros colocados.
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Nyck de Vries, que fez sua estreia na categoria dos carros elétricos, fechou a prova na sexta posição com o carro da Mercedes, sendo seguido por Edoardo Mortara, sétimo com o equipamento preparado pela Venturi. Alexander Sims, que liderou a maior parte da prova, ficou em oitavo com o carro da BMW Andretti. Jérôme D’Ambrosio, da Mahindra, foi o nono, e Mitch Evans, da Jaguar, fechou a corrida em décimo.
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Os brasileiros tiveram uma estreia na temporada complicada, apesar de ganharem posições. Felipe Massa, que largou da 17ª posição, fechou a prova na 12ª colocação com o carro da Venturi, e terminou a prova praticamente sem bateria. Lucas di Grassi, que partiu em 19º com o carro da Audi Sport, fechou a corrida em 13º, depois de batalhar muito no final do pelotão.
A temporada 2019/2020 da Fórmula E terá sequência já neste sábado (23), com a realização da segunda corrida do ePrix de Ad-Diriyah. A prova está marcada para 9h, e terá transmissão ao vivo dos canais Fox Sports.
Confira como foi a corrida em Ad-Diriyah
A corrida começou com Alexander Sims mantendo a primeira colocação, sendo seguido por Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries. Sam Bird chegou a ultrapassar Edoardo Mortara, mas viu o piloto da Venturi se recuperar algumas curvas depois. Felipe Massa pulou da 17ª para a 14ª colocação nas primeiras curvas, enquanto Lucas di Grassi ganhou uma posição, avançando para a 18ª posição.
Sem ritmo para acompanhar os três primeiros, Mortara começou a ser pressionado por Bird, enquanto Jérôme D’Ambrosio começou a se aproximar dos dois. Mais atrás, Sébastien Buemi despencou para a 23ª posição, ficando à frente apenas de Nico Müller, que ficou nos boxes. Na terceira volta, a zona de ativação do Modo Ataque foi liberada para os pilotos.
Buemi parou na pista na terceira volta, mas conseguiu voltar à disputa. Na quinta volta, Robin Frijns superou Oliver Turvey para assumir a 11ª colocação. Pouco depois, James Calado acionou o Modo Ataque, atitude seguida por Oliver Rowland algumas voltas mais tarde. André Lotterer fez a mesma coisa no giro seguinte, e perdeu a sétima posição para o piloto da Nissan e.dams.
Mortara tentou atacar De Vries, mas viu o holandês se defender. Bird acionou o Modo Ataque, e perdeu a quinta posição para D’Ambrosio, recuperando este posto alguns metros depois. Na sequência, o piloto da Virgin finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Mortara, assumindo a quarta posição. Na frente, Vandoorne e De Vries acionaram o Modo Ataque. Na 12ª volta, foi a vez de Sims acionar a potência extra no carro.
Sem usar o Modo Ataque, Massa avançou para a 13ª posição ao superar Mitch Evans na volta 13. Um pouco mais atrás, Daniel Abt e Lucas di Grassi superaram Turvey para subirem para 15º e 16º, respectivamente. No mesmo momento, Massa voltou ao 14º lugar ao pegar o Modo Ataque. O brasileiro da Venturi também acertou levemente o muro ao destracionar na pista suja.
Restando 20 minutos para o final da corrida, os quatro primeiros colocados se aproximaram, sendo a ordem a mesma de toda a corrida: Sims, Vandoorne, De Vries e Bird, com Lotterer na quinta posição. Mais atrás, Da Costa deixou Di Grassi para trás, assumindo a 15ª colocação. Com 17 minutos para o final, Jean-Eric Vergne foi obrigado a visitar os boxes, deixando a corrida.
Bird passou por De Vries para assumir a terceira colocação, se valendo do Modo Ataque. O holandês ainda caiu para quinto, depois de ser superado por Lotterer. Na sequência, Vandoorne conseguiu a ultrapassagem sobre Sims e os dois se tocaram. O piloto da BMW Andretti ainda perdeu a segunda posição para Bird. De Vries acionou o Modo Ataque, mas caiu para sétimo no desvio de caminho para ganhar a potência extra.
Lotterer passou por Sims na 24ª volta, tomando a terceira posição. Bird, por sua vez, passou a atacar Vandoorne pela liderança da corrida. De Vries passou por Frijns para tomar a sexta posição. A prova entrou nos dez minutos finais com Vandoorne, Bird e Lotterer muito próximos, e o inglês da Virgin tomou a liderança da corrida na sequência, ao superar o belga da Mercedes.
Oliver Rowland assumiu a quarta posição ao superar Sims, enquanto, mais atrás, Di Grassi tomou a 14ª colocação ao ultrapassar Abt, seu companheiro de equipe. O Safety Car foi acionado restando seis minutos para o final da corrida, por conta de um acidente com Abt, que acertou o muro e viu a asa dianteira se soltar do carro, deixando detritos na pista.
A relargada veio restando 1min30s para o final da corrida com Vandoorne atacando Lotterer pela segunda posição, enquanto Bird escapou na liderança. Massa ganhou a 12ª colocação, enquanto Di Grassi pulou para o 13º posto. Bird seguiu para a vitória, sendo seguido por Lotterer e Vandoorne. Massa completou em 12º praticamente sem bateria, e Di Grassi foi o 13º.
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