Sam Bird foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o ePrix de Diriyah, segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula E. O inglês da Jaguar acertou uma boa volta nos instantes finais da atividade realizada nesta quinta-feira (26) no circuito montado nas ruas da cidade localizada na Arábia Saudita, marcando 1min10s402 para ser o mais veloz.
A segunda posição ficou com Jean-Éric Vergne, piloto que defende a Penske e que foi apenas 0s084 mais lento que Bird. Mitch Evans, com a outra Jaguar do grid, terminou com a terceira colocação, sendo seguido pelo atual campeão Stoffel Vandoorne, quarto com a Penske. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Nick Cassidy, da Envision.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Dan Ticktum colocou a NIO na sexta colocação ao final dos 30 minutos de treino, sendo seguido por Jake Hughes, sétimo com um carro da McLaren. Sébastien Buemi com o segundo carro da Envision, foi o oitavo mais veloz, ficando à frente de Lucas Di Grassi, nono com o carro da Mahindra. Jake Dennis, líder do campeonato, fechou o top-10 com a Andretti. Já Sérgio Sette Câmara foi o 13º com a NIO.
LEIA MAIS:
Fórmula E: veja a programação e onde assistir ao ePrix de Diriyah na TV
A Fórmula E segue com suas atividades nesta sexta-feira (27), com o segundo treino livre, às 7h25, a classificação, a partir de 9h40, e a primeira corrida do final de semana, marcada para 14h. O YouTube mostra a sessão livre, enquanto o BandSports transmite a definição do grid e a corrida que abre o ePrix de Diriyah.
Confira como foi o treino:
A primeira sessão do final de semana da Fórmula E na Arábia Saudita começou com a iluminação artificial ligada e temperatura de 16°C, enquanto a umidade era de 75%. O asfalto estava em 17°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista, com Edoardo Mortara sendo o primeiro a completar volta, com 1min20s489.
A partir daí, diversos pilotos tomaram a liderança da folha de tempos. Foram os casos de Sam Bird e Mitch Evans, ambos da Jaguar, e Pascal Wehrlein, da Porsche. Até que Mortara voltou a pontear a sessão com o tempo de 1min14s851 para retomar a ponta da classificação. Instantes depois, a direção de prova acionou por alguns instantes a bandeira amarela virtual.
A atividade foi retomada e a liderança voltaram a cair, com Lucas Di Grassi e Norman Nato se colocando na ponta, até que Jake Hughes marcasse 1min12s021, derrubando este tempo na sequência. No complemento do primeiro terço da sessão, Sébastien Buemi colocou a Envision na ponta com 1min11s635 em seu melhor giro até então.
Hughes retomou a ponta da sessão minutos depois, marcando 1min11s241, até que Jean-Éric Vergne tomou a dianteira ao marcar 1min11s225, marca apenas oito milésimos melhor que a de Sérgio Sette Câmara, que avançou para o segundo lugar com o carro da NIO. Hughes seguia em terceiro, enquanto Buemi e Vandoorne completavam o top-5.
Coube ao atual campeão abrir a metade final da sessão na liderança, marcando 1min11s219 com o carro da Penske. Pouco tempo depois, Dan Ticktum colocou a NIO na frente com 1min10s953, com Sasha Fenestraz em segundo. Vergne, por sua vez, se colocou entre os dois pilotos na abertura dos dez minutos finais da sessão.
Hughes voltou a liderar a atividade ao marcar 1min10s859, enquanto Buemi, em segundo distante 0s030, reclamava de perda de potência. Com quatro minutos para o final do treinamento, Vandoorne recuperou a primeira posição ao marcar 1min10s767. Vergne, então, avançou para a ponta, mas viu Sam Bird cravar 1min10s402, enquanto Di Grassi avançou para o sexto posto com a Mahindra.
A sessão chegou ao final com Bird na liderança, seguido por Vergne e Evans. Di Grassi foi o nono, enquanto Sette Câmara acabou com o 13º tempo.
Deixe seu Comentário