Card image
Fórmula 1
Verstappen voa na classificação e fatura a pole position na Estíria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/06/2021
  • Atualizado: 26/06/2021 às 11:06
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (26) a pole position para o Grande Prêmio da Estíria, oitava etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no Red Bull Ring, autódromo localizado na Áustria, o piloto da Red Bull registrou na melhor das suas voltas 1min03s841, usando pneus macios, garantindo a posição de honra pela sexta vez na carreira.

Max Verstappen
Max Verstappen faturou a sexta pole position da carreira. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que foi 0s226 mais lento em relação ao holandês, sendo beneficiado pela punição contra Valtteri Bottas, segundo na folha de tempos, mas que perdeu três posições no grid. Lando Norris, com a McLaren, partirá em terceiro, sendo seguido por Sergio Pérez, da Red Bull. Bottas partirá em quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Pierre Gasly, com a AlphaTauri, partirá da sexta posição na corrida em Spielberg, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, e Yuki Tsunoda, com a outra AlphaTauri, dividirão a quarta fila, com o monegasco largando à frente do japonês. Fernando Alonso, com a Alpine, parte em nono, enquanto Lance Stroll colocou a Aston Martin no décimo lugar.

LEIA MAIS:

GP da Rússia deixa Sochi e passa para o Igora Drive em 2023
Hamilton desbanca Verstappen e lidera TL3 para o GP da Estíria
Bottas perde três posições no grid para o GP da Estíria
Verstappen garante melhor tempo do TL2 no Red Bull Ring
Verstappen lidera primeiro treino para o GP da Estíria de F1

O Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (27), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação começou em Spielberg com tempo claro e calor, contrariando a previsão do tempo. A temperatura era de 25°C às 10h, pelo horário de Brasília, com apenas 28% de umidade do ar. O primeiro a sair para a pista foi Nicholas Latifi, que após cinco minutos registrou a primeira volta da atividade, com 1min05s963.

George Russell avançou para a primeira colocação, sendo batido por Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, que marcou 1min05s536. As marcas foram caindo rapidamente, com Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Lando Norris se colocando na liderança, até que Max Verstappen marcasse 1min04s489 com a Red Bull.

Valtteri Bottas se colocou na segunda posição, distante 0s048 do tempo de Verstappen, enquanto Lewis Hamilton se colocou na quarta posição, atrás também de Norris. Restando cinco minutos para o final da primeira rodada, Antonio Giovinazzi, George Russell, Kimi Räikk6onen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin estavam na zona de eliminação.

Os pilotos foram aos boxes e fizeram os últimos ajustes buscando a classificação para o Q2. Verstappen, que não voltou à pista, terminou com o melhor tempo, sendo seguido por Bottas, que reclamou de ter perdido dois décimos ao errar em uma das curvas, e Norris. Latifi, Ocon, Räikkönen, Schumacher e Mazepin foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos de Mercedes e Red Bull partindo para a pista logo que os boxes foram abertos, o que foi seguido por Giovinazzi e Russell. O primeiro a marcar tempo foi Bottas, que anotou 1min04s724 com a Mercedes equipada com pneus macios. Pouco depois, Verstappen, com os médios, marcou 1min04s540.

O líder do campeonato chegou a melhorar sua marca, mas foi superado em 0s004 por Gasly, que marcou 1min04s429 usando pneus macios. Norris avançou para o terceiro lugar, mas foi superado por Bottas. Os quatro primeiros apareciam separados por apenas 0s024. Pérez aparecia em quinto, seguido por Hamilton. Leclerc, Vettel, Russell, Ricciardo e Giovinazzi estavam na zona de eliminação.

A sessão chegou aos instantes finais com Russell se colocando em décimo, mas sendo batido por Alonso na sequência. Norris tomou a ponta com 1min04s298 usando pneus macios, sendo superado por Pérez, que marcou 1min04s197. Russel acabou eliminado por 0s008, e deixou o treino ao lado de Sainz, Ricciardo, Vettel e Giovinazzi.

Q3
A rodada final da classificação começou com Hamilton sendo o primeiro a deixar os boxes. O inglês marcou 1min04s205, usando os pneus macios, e retornou aos boxes na sequência, enquanto praticamente todos os outros competidores, exceção de Stroll, foram para a pista. Na sequência, Verstappen tomou a liderança com 1min03s841.

Hamilton partiu para uma segunda volta, mas não conseguiu avançar, seguindo em segundo. Norris, Bottas e Pérez completavam o grupo dos cinco primeiros. Stroll foi à pista e registrou o oitavo melhor tempo quando restavam pouco mais de três minutos para o final da atividade. Fora o canadense, os outros nove pilotos retornaram aos boxes para ajustes no carro.

Hamilton tentou uma terceira volta, mas escapou da pista e não conseguiu melhorar seu tempo. Bottas avançou para o segundo lugar, mas ninguém conseguiu bater o tempo de Verstappen, que garantiu a posição de honra.

Deixe seu Comentário

Comentários