Card image
Fórmula 1
Verstappen voa e lidera terceiro treino livre da F1 na França

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/06/2021
  • Atualizado: 19/06/2021 às 8:02
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da França, sétima etapa da temporada da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã deste sábado (19) no circuito de Paul Ricard, o piloto da Red Bull registrou 1min31s300 na melhor das suas passagens, garantindo o melhor tempo do final de semana.

Max Verstappen
Verstappen foi sete décimos mais rápido que Bottas. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que acabou 0s747 atrás do holandês da Red Bull. Carlos Sainz, com a Ferrari, ficou com o terceiro tempo, sendo seguido por Sergio Pérez, companheiro de Verstappen que foi o quarto mais rápido. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Lewis Hamilton, da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Lando Norris colocou a McLaren na sexta posição da folha de tempos, e foi seguido por Fernando Alonso, sétimo com um carro da Alpine, equipe de Esteban Ocon, oitavo melhor do treinamento. Pierre Gasly colocou a AlphaTauri na nona colocação, enquanto Daniel Ricciardo, com uma McLaren, fechou a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:

Verstappen supera Bottas e lidera segundo treino em Paul Ricard
Bottas comanda 1-2 da Mercedes no primeiro treino da F1 na França
Confira a programação e onde ver na TV o GP da França de F1
Alpine renova contrato de Esteban Ocon por três temporadas

A partir das 10h acontece a classificação que determinará as posições de largada para a sétima etapa da temporada 2021, com exibição ao vivo da Band, para algumas praças do País, e do BandSports. O Grande Prêmio da França de Fórmula 1 será disputado no domingo (20), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres da Fórmula 1 em Paul Ricard começou pontualmente às 7h, pelo horário de Brasília, com temperatura em 25°C em Le Castellet, e umidade relativa do ar em 51%. O asfalto estava em 35°C, cinco graus mais frio em relação ao primeiro treino livre do final de semana, realizado próximo do horário desta atividade.

Apesar do início do treino, os pilotos demoraram muito para visitar a pista. O primeiro a visitar a pista foi Nikita Mazepin, da Haas, após dez minutos de boxes abertos. O russo foi o primeiro a marcar tempo, com 1min34s966, marca que logo foi batida por Sergio Pérez, que cravou 1min33s775 com a Red Bull equipada com pneus de faixa vermelha.

A Alpine mandou seus pilotos à pista e viu Esteban Ocon tomar a primeira posição, sendo superado na sequência por Fernando Alonso, que marcou 1min33s206, também com os pneus macios. Daniel Ricciardo se colocou em segundo com a McLaren, enquanto Mazepin rodou com a Haas. Outro que escapou da pista foi Yuki Tsunoda, logo em seu primeiro giro na sessão.

A Mercedes soltou seus pilotos à pista e viu Lewis Hamilton tomar a primeira posição, sendo superado por Valtteri Bottas, que marcou 1min32s346. Segundos depois, Max Verstappen colocou a Red Bull na frente ao ser 0s009 mais veloz que o finlandês. Charles Leclerc, com a Ferrari, avançou para a quinta posição da folha de tempos.

Bottas melhorou seu tempo para 1min32s309, e viu Verstappen batê-lo novamente. O holandês, porém, deu uma escapada e teve seu giro anulado na sequência. Hamilton, por sua vez, melhorou seu tempo, mas seguiu na terceira colocação. Com 22 minutos para o encerramento da sessão, todos os pilotos voltaram aos boxes.

Dois minutos depois, Pierre Gasly retornou à pista e marcou o quarto tempo, ainda oito décimos atrás da marca obtida por Bottas. Outro que voltou à pista foi Hamilton, avançando para a segunda posição. O inglês acabou superado por Carlos Sainz e Pérez, que pularam para a segunda e a terceira posições, respectivamente.

Restando 12 minutos para o final da sessão, Verstappen voltou a pontear a tabela de classificação ao marcar 1min31s300. A sessão entrou nos dez minutos finais com Hamilton voltando à pista, mas sem conseguir baixar seu tempo, enquanto Lando Norris se colocou na sexta posição da tabela de classificação em Paul Ricard.

Alguns pilotos ainda fizeram mais algumas voltas, mas os tempos não baixaram. Melhor para Verstappen, que liderou a terceira sessão do final de semana, seguido por Bottas e Sainz.

Deixe seu Comentário

Comentários