Max Verstappen venceu neste domingo (24) o Grande Prêmio da Emilia Romagna, quarta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália, e se manteve na primeira posição ao longo das 63 voltas da prova, que teve piso molhado no início, e seco no final.
A segunda posição ficou com Sergio Pérez, companheiro de Verstappen que viu o atual campeão do mundo terminar a corrida com uma vantagem de 11 segundos. Lando Norris, com a McLaren, terminou em terceiro, após ver Charles Leclerc rodar na 54ª volta da prova. George Russell, com a Mercedes, foi o quarto, enquanto Valtteri Bottas levou a Alfa Romeo ao quinto lugar.
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Leclerc terminou a corrida em sexto, depois de recuperar algumas posições nas voltas finais. Yuki Tsunoda foi o sétimo com a AlphaTauri. Sebastian Vettel fez os primeiros pontos da temporada com a Aston Martin, acabando em oitavo, enquanto Kevin Magnussen levou a Haas ao nono posto. A zona de pontos ainda contou com Lance Stroll, da Aston Martin.
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A Fórmula 1 dá sequência a temporada 2022 no dia 8 de maio, com a disputa do Grande Prêmio de Miami, nos Estados Unidos.
Confira como foi a corrida
A prova em Imola começou com temperatura ambiente em 12°C e asfalto, molhado, em 18°C. A largada teve Max Verstappen pulando na frente, sendo seguido por Sergio Pérez e Lando Norris, que superaram Charles Leclerc nos metros iniciais. Kevin Magnussen avançou para o quinto posto. Ainda nos metros iniciais, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo bateram, com o espanhol abandonando a prova, enquanto Mick Schumacher rodou. O Safety Car foi acionado.
A corrida foi reiniciada na quinta volta, com Verstappen mantendo a ponta, enquanto Leclerc passou a atacar Norris pelo terceiro lugar. Pouco depois, Fernando Alonso foi aos boxes sem um pedaço da carenagem de sua Alpine, abandonando a disputa na sequência. No oitavo giro, o monegasco líder do campeonato passou pelo rival da McLaren, tomando a terceira posição.
Lewis Hamilton, em 11º, passou a pressionar Lance Stroll, que fechava a zona de pontos, na nona volta, ao passo que George Russell abriu caça a Kevin Magnussen pelo quinto posto. A ultrapassagem sobre o dinamarquês veio na volta 12, mas o piloto da Haas conseguiu dar o X na curva seguinte. Algumas curvas depois, Russell finalmente tomou a posição.
Com 12 voltas, Verstappen mantinha uma diferença de quase seis segundos em relação a Pérez, que por sua vez tinha Leclerc dois segundos atrás. Pouco depois, foi a vez de Valtteri Bottas passar por Magnussen, avançando para o sexto posto. No pelotão intermediário, Hamilton seguia pressionando Stroll pelo décimo posto da prova, enquanto o canadense se aproximava de Yuki Tsunoda.
O primeiro a visitar os boxes foi Daniel Ricciardo, que na 17ª volta trocou os pneus intermediários pelos médios, o que foi repetido por Sebastian Vettel, Pierre Gasly e Alexander Albon. Na frente, Leclerc cortou a distância em relação a Pérez para 0s7, e o mexicano foi aos boxes na volta 19, também colocando os médios, atitude que foi seguida por diversos outros pilotos, já que o australiano da McLaren começou a andar mais rápido.
Verstappen, Leclerc e Norris fizeram seus pit stops na volta 20, também colocando pneus médios. O holandês seguiu líder, seguido por Pérez, Leclerc, Norris e Russell. Mais atrás, Hamilton despencou para o 14º posto. O monegasco da Ferrari, porém, passou a pressionar o mexicano da Red Bull pelo segundo lugar. Já Esteban Ocon foi punido em cinco segundos por saída insegura dos boxes.
Pérez anotou uma sequência de voltas rápidas e se distanciou de Leclerc, se aproximando, ainda que timidamente, de Verstappen, enquanto Mick Schumacher escapou da pista, perdendo tempo com a Haas. Já Stroll abriu ataque sobre Tsunoda pelo nono posto, mas viu o japonês se defender.
O mexicano da Red Bull cometeu um erro e permitiu que Leclerc voltasse a se aproximar no 28º giro, mas o monegasco não conseguiu um ataque para ganhar a posição. Quatro voltas mais tarde, Ricciardo foi aos boxes para a segunda parada, desta vez trocando os compostos médios pelos duros em sua McLaren. Hamilton, mais atrás, pressionava Gasly pelo 14º lugar.
A asa móvel foi autorizada apenas na 35ª volta, o que deu mais uma arma para Hamilton atacar Gasly, que também usava o DRS para pressionar Alexander Albon. Na frente, Verstappen aparecia com 12 segundos de frente para Pérez, que também não era ameaçado por Leclerc. No 40º giro da prova, o atual campeão do mundo deu uma volta sobre o heptacampeão da Mercedes.
Hamilton partiu para o ataque sobre Gasly na 46ª volta, mas viu o francês conseguir se defender. Dois giros depois, Tsunoda passou por Magnussen para tomar a oitava posição. Na frente, Leclerc voltou a descontar a diferença em relação a Pérez, mas optou por visitar os boxes na volta 50, colocando pneus macios, retornando à pista atrás de Norris.
Pérez foi para sua segunda troca de pneus na volta seguinte, ganhando pneus macios da Red Bull e retornando à frente do monegasco, que superou Norris. Verstappen, por sua vez, fez seu pit stop no giro 52. O líder do campeonato se aproximou do mexicano, passando a poder usar o DRS, mas ainda sem ter condições de um ataque.
De tanto tentar se aproximar de Pérez, Leclerc rodou e bateu, conseguindo levar o equipamento até os boxes, retornando à pista na nona posição. No giro 56, o piloto da Ferrari passou por Magnussen, retomando o oitavo lugar. Já Bottas passou a pressionar Russell pelo quarto lugar, mas viu o inglês se defender na volta 59, mesmo momento em que Leclerc passou por Vettel, avançando para o sexto lugar.
Bottas seguiu atacando Russell, mas sem sucesso na tentativa de ultrapassagem, enquanto Leclerc passou por Tsunoda para tomar o sexto lugar. Já Verstappen seguiu para vencer em Imola, conquistando seu segundo triunfo no ano.
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