Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Em uma classificação das mais tensas no circuito de Spa-Francorchamps, com chuva forte neste sábado (28), o piloto da Red Bull registrou no Q3 1min59s765, garantindo a posição de honra para a corrida deste domingo.
A segunda posição ficou com George Russell, piloto da Williams que chegou a ter a pole position nas mãos com o cronômetro zerado, mas acabou superado em 0s321 por Verstappen. Lewis Hamilton, com a Mercedes, largará da terceira posição, sendo seguido por Daniel Ricciardo. O grupo dos cinco primeiros será completado por Sebastian Vettel, da Aston Martin.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Pierre Gasly, com um carro da AlphaTauri, ficou com a sexta posição no grid de largada. A quarta fila contará com Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, e Esteban Ocon, que se beneficiou da punição de cinco posições contra Valtteri Bottas por conta do acidente na largada do GP da Hungria. O top-10 contará com Lando Norris, da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari.
LEIA MAIS:
Fórmula 1 reajusta calendário e terá temporada com 22 corridas
Com pista molhada, Verstappen lidera terceiro treino da F1 em Spa
Verstappen lidera TL2 na Bélgica, mas bate no final da sessão
Red Bull renova contrato com Sergio Pérez por mais uma temporada
Bottas bate Verstappen e lidera primeiro treino da F1 na Bélgica
A sessão contou com uma bandeira vermelha no início da rodada final da classificação. Norris, que liderou as duas primeiras fases da classificação, bateu forte na Raidillon, danificando completamente sua McLaren. Momentos antes, o inglês disse que o carro estava aquaplanando, mesmo usando pneus de chuva extrema.
O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 será disputado neste domingo (29), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão classificatória começou com 12 minutos de atraso por conta da chuva que molhava o asfalto em Spa-Francorchamps. Quando a atividade foi iniciada, George Russell e Nicholas Latifi, ambos pilotos da Williams, usavam pneus intermediários, enquanto os outros 18 pilotos tinham em seus carros pneus de chuva pesada.
Latifi escapou da pista no segundo setor, enquanto Russell foi o primeiro a registrar tempo, com 2min11s727. Pouco depois, Pierre Gasly, com os pneus de chuva extrema, enquanto Lewis Hamilton e Valtteri Bottas escaparam da pista. Sergio Pérez se colocou na ponta, mas logo foi superado por Max Verstappen, que cravou 2min07s574 com a outra Red Bull.
Russell, se valendo dos pneus intermediários, retomou a liderança ao marcar 2min02s068, enquanto Latifi, quase três segundos mais lento, pulou para o segundo lugar. Neste momento, os outros pilotos se dirigiram aos boxes para trocar os compostos de faixa azul pelos de faixa verde. Então, os tempos despencaram. Carlos Sainz tomou a ponta, mas foi superado por Sergio Pérez.
Charles Leclerc bateu o tempo do mexicano da Red Bull, mas viu a primeira posição cair nas mãos de Russell mais uma vez. Verstappen foi o primeiro a andar abaixo de dois minutos, com 1min59s606, marca que foi superada por Norris, que fez 1min58s776. Os pilotos ainda partiram para suas últimas voltas, e o inglês da McLaren fechou a sessão na frente com 1min58s301.
Os eliminados foram Antonio Giovinazzi, Yuki Tsunoda, Mick Schumacher, Kimi Räikkönen e Nikita Mazepin.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos deixando os boxes assim que a bandeira verde foi acionada. Todos tinham pneus intermediários em seus carros. Hamilton, em sua volta de instalação, viu a Mercedes o chamar aos boxes novamente, para colocar um jogo de pneus novos, o que foi feito também com Bottas.
O primeiro a marcar tempo foi Latifi, que logo foi superado por Norris, que marcou 1min57s235. Pouco depois, Gasly avançou para o segundo posto, sendo superado por Sebastian Vettel. Na sequência, Verstappen passou para o segundo lugar, ainda 0s136 atrás do tempo do inglês da McLaren, que melhorou seu tempo para 1min57s041.
Hamilton, que errou em sua primeira tentativa, avançou para o sétimo lugar com a Mercedes, caindo um posto após Daniel Ricciardo subir para o quinto posto. Com quatro minutos para o final da sessão, Verstappen tomou a liderança com 1min56s559. Nos minutos finais, com os tempos melhorando, a Mercedes via Hamilton e Bottas sendo eliminados.
Vettel avançou para a segunda posição, 0s255 atrás de Verstappen. Já Norris melhorou novamente seu tempo, cravando 1min56s025 para ser o líder, sendo seguido por Hamilton e Bottas. Leclerc, Latifi, Sainz, Alonso e Stroll foram eliminados.
Q3
A fase decisiva da classificação começou com a chuva voltando a cair com força em Spa-Francorchamps, o que fez com que os pilotos passassem a usar os pneus de chuva extrema. Logo que os boxes foram abertos, todos, menos Max Verstappen, foram à pista. Norris foi o primeiro a abrir volta, mas bateu com força na Eau Rouge, causando uma bandeira vermelha.
Após mais de 40 minutos de interrupção, a atividade foi retomada. Ocon foi o primeiro a sair para a pista, logo que os boxes foram abertos, usando pneus de chuva extrema. Vettel, Hamilton, Bottas, Verstappen e Pérez partiram para a pista com os compostos intermediários. O francês da Alpine retornou aos boxes e também passou a usar os compostos de faixa verde.
Hamilton foi o primeiro a registrar tempo, com 2min01s552, sendo seguido por Verstappen e Bottas. Pérez completou um giro 0s560 atrás do tempo do líder do campeonato, tomando a segunda posição. Russell, pouco depois, cravou 2min00s086 para tomar a ponta. O piloto da Williams viu Hamilton ficar 0s013 atrás de seu tempo, mas perdeu a pole para Verstappen, que fez 1min59s765.
Deixe seu Comentário