Max Verstappen é o novo campeão mundial de Fórmula 1. O piloto da Red Bull venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2021, disputada no circuito de Yas Marina, após superar Lewis Hamilton na última das 58 voltas disputadas no traçado emiratense, se aproveitando de pneus macios mais novos na última relargada, ocorrida na volta final após um acidente com Nicholas Latifi.
Hamilton liderou a maior parte da corrida, depois de tomar a primeira posição na largada. O piloto da Mercedes seguia tranquilo para vencer mesmo tendo pneus duros mais desgastados em relação a Verstappen, que se aproveitou de um Safety Car Virtual para trocar os pneus. O holandês, porém, visitou os boxes novamente após Nicholas Latifi bater depois de uma disputa com Mick Schumacher, e conseguiu a ultrapassagem para vencer e ser campeão. Hamilton terminou em segundo depois de liderar toda a corrida.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Carlos Sainz levou a Ferrari ao terceiro lugar, após Sergio Pérez, que protagonizou duríssima disputa com Lewis Hamilton, abandonar a prova quando restavam três voltas. Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que teve uma corrida das mais apagadas neste domingo. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Yuki Tsunoda, da AlphaTauri.
LEIA MAIS:
Casagrande conquista pole position para decisão da Stock Car
Pierre Gasly, companheiro do japonês na AlphaTauri, cruzou a linha de chegada na sexta posição. Lando Norris completou a prova na sétima posição com a McLaren, enquanto Fernando Alonso e Esteban Ocon, ambos da Alpine, e Charles Leclerc, da Ferrari, encerraram a zona de pontuação.
Confira como foi a corrida
A largada teve Lewis Hamilton tomando a liderança de Max Verstappen ainda nos metros iniciais, com Sergio Pérez aparecendo na terceira colocação. Ainda no primeiro giro, o holandês tentou retomar a primeira posição, e os dois se tocaram, com o inglês mantendo a primeira posição. A direção de prova não abriu investigação pelo lance.
Sem que os outros pilotos conseguissem se aproximar dos dois protagonistas do campeonato, as atenções seguiam em cima de Hamilton e Verstappen, com o heptacampeão disparando dois segundos de frente na sexta volta de corrida em Abu Dhabi. Dois giros depois, o piloto da Mercedes marcou a volta mais rápida da corrida, enquanto o holandês reclamava de desgaste dos pneus.
Com Hamilton alcançando os cinco segundos de frente na volta 13, Verstappen visitou os boxes no giro seguinte, ganhando pneus duros da Red Bull. A Mercedes, então, chamou o inglês para sua parada, também cedendo pneus de faixa branca para seu piloto. Pérez, que não fez o pit stop, tomou a liderança da corrida.
Outros pilotos partiram para os boxes, como Charles Leclerc e Esteban Ocon, que pararam na volta 16. Hamilton, por sua vez, passou a descontar a vantagem de Pérez, enquanto Verstappen passou por Sainz na volta 18. Na volta 20, Hamilton abriu ataque sobre Pérez, que conseguiu se defender. Verstappen, então, passou a se aproximar dos dois.
Um giro depois, o inglês conseguiu a ultrapassagem na reta oposta. Rapidamente, o mexicano deu passagem para Verstappen, que retornou ao segundo lugar. Pérez, então, foi aos boxes, recebendo pneus duros. Hamilton, com pista livre, voltou a marcar voltas mais rápidas. Yuki Tsunoda, então em terceiro, foi aos boxes e permitiu a Valtteri Bottas assumir sua posição.
Na 27ª volta, Kimi Räikkönen, em sua última corrida da carreira, apareceu com a asa dianteira danificada após rodar e bater contra a barreira de proteção, e abandonou a disputa. George Russell apareceu com problemas em sua Williams. Na volta 31, Bottas foi aos boxes pela primeira vez, recebendo pneus duros.
Antonio Giovinazzi parou sua Alfa Romeo com problemas na volta 36, causando o acionamento do Safety Car Virtual. A Red Bull aproveitou e chamou Verstappen para uma segunda parada nos boxes, colocando novos pneus duros no carro do holandês. Hamilton, por sua vez, se manteve na pista, passando a ter 17 segundos de frente.
Alonso tentou a ultrapassagem sobre Tsunoda, e escapou da pista. Na volta 40, Verstappen fez a volta mais rápida da corrida, mas seguia 15s6 atrás de Hamilton. O piloto da Red Bull seguiu descontando a diferença, mas longe de conseguir uma aproximação de fato em relação a Hamilton. Pérez, em terceiro, não se aproximava dos dois.
Norris foi para uma segunda parada nos boxes quando restavam nove voltas para o encerramento da corrida. Verstappen seguia cortando a diferença de Hamilton, mas em ritmo muito lento, estando pouco mais de 11 segundos atrás do inglês. Restando cinco voltas para o final, Nicholas Latifi acertou o muro após toque com Mick Schumacher, e o Safety Car foi acionado.
Verstappen foi aos boxes e recebeu pneus macios da Red Bull, enquanto Pérez abandonou a corrida. A corrida teve uma relargada para uma volta, com os dois postulantes ao título partindo para a vitória. Verstappen conseguiu a ultrapassagem sobre Hamilton, que ainda tentou um ataque, sem sucesso. O holandês é o novo campeão do mundo.
Deixe seu Comentário