Card image
Fórmula 1
Verstappen supera erro, vê Leclerc quebrar e vence na Espanha

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/05/2022
  • Atualizado: 22/05/2022 às 11:43
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (22) o Grande Prêmio da Espanha, sexta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull deu uma escapada da pista e sofreu por diversas voltas atrás de George Russell, mas fez uma estratégia de três paradas e capitalizou com o abandono de Charles Leclerc, da Ferrari, para triunfar pela quarta vez no ano e tomar a liderança do campeonato.

Max Verstappen
Verstappen venceu pela quarta vez na temporada. (Foto: Getty Images)

A segunda posição acabou nas mãos de Sergio Pérez, piloto da Red Bull que chegou a liderar a prova, mas que terminou 13 segundos atrás de Verstappen. O pódio foi completado por George Russell, que teve uma corrida valente com a Mercedes. Carlos Sainz foi o quarto com a Ferrari, depois de superar Lewis Hamilton na penúltima volta. O inglês, que se envolveu em um toque com Kevin Magnussen na largada, caindo para o fim do grid, foi o quinto com a outra Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Valtteri Bottas foi sexto colocado com a Alfa Romeo. Esteban Ocon, com a Alpine terminou em sétimo, com Lando Norris, da McLaren, ficando com a oitava posição. Fernando Alonso levou a Alpine ao nono lugar, depois de largar do último posto. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, foi o décimo.

LEIA MAIS:

Leclerc arranca volta voadora e conquista pole em Barcelona
Leclerc lidera último treino livre para o GP da Espanha de F1
Leclerc desbanca Verstappen e lidera segundo treino na Espanha
Leclerc lidera primeiro treino para o GP da Espanha de F1

A Fórmula 1 dá prosseguimento a temporada 2022 já no próximo final de semana, com a disputa do Grande Prêmio de Mônaco, marcado para o circuito montado nas ruas de Monte Carlo.

Confira como foi a corrida

A largada teve Charles Leclerc se mantendo na liderança após trancar a passagem de Max Verstappen, que seguiu em segundo. George Russell apareceu em terceiro, seguido por Sergio Pérez. Carlos Sainz despencou para o quinto lugar, enquanto Lewis Hamilton foi tocado por Kevin Magnussen e teve um pneu furado, indo para os boxes. O dinamarquês foi para a brita, mas voltou à prova.

Enquanto Leclerc abria vantagem sobre Verstappen, Valtteri Bottas passou por Mick Schumacher, tomando a sexta posição. Outro que começou a avançar foi Esteban Ocon, que superou Daniel Ricciardo e, depois, pelo alemão da Haas, avançando para a sétima posição na sexta volta de corrida. Já Sainz rodou e despencou para a 11ª posição na sétima volta.

Pérez passou a pressionar Russell pela terceira posição na oitava volta, mas a disputa virou pelo segundo lugar no giro seguinte, após Verstappen errar e passear pela brita, caindo para a quarta posição, enquanto Lando Norris passou por Ricciardo, tomando a sétima posição. Já Sainz foi aos boxes e colocou pneus médios em sua Ferrari.

Na 11ª volta, a Red Bull inverteu as posições entre Verstappen e Pérez, com o holandês tomando a terceira posição. Mais atrás, Yuki Tsunoda passou por Ricciardo, avançando para a nona colocação. Pouco depois, o japonês da AlphaTauri, o australiano da McLaren e Schumacher foram aos boxes para a troca de pneus.

Leclerc disparou 11 segundos de frente para Russell na volta 13, e no giro seguinte, viu o rival da Mercedes e Verstappen visitarem os boxes, enquanto Bottas parou na passagem seguinte, superando Sebastian Vettel para tomar a sexta posição. Na volta 17, Verstappen tentou um ataque sobre Russell no fim da reta dos boxes, sem conseguir a ultrapassagem.

Pérez foi para os boxes na volta 18, enquanto Sainz passou por Vettel no mesmo giro. Com Russell e Verstappen com pneus mais novos, Leclerc viu a diferença cair, e visitou os boxes na volta 22, recebendo pneus médios. Já Hamilton parou nos boxes pela segunda vez no giro seguinte, ganhando pneus macios da Mercedes.

Verstappen, que tinha problemas com a asa móvel, atacou fortemente Russell na volta 24, sem conseguir a ultrapassagem. A corrida mudou de figura três giros depois, quando Leclerc teve problemas com sua Ferrari, abandonando a disputa, enquanto Lance Stroll rodou com a Aston Martin. Pouco depois, na volta 29, o holandês da Red Bull foi aos boxes e colocou pneus macios.

Pérez, com pneus mais novos e a asa móvel funcionando, partiu para o ataque sobre Russell, e conseguiu a manobra que valeu a liderança na volta 31, enquanto GuanYu Zhou deixou a disputa no mesmo momento, com problemas em sua Alfa Romeo. Na volta 32, Sainz foi aos boxes, colocando pneus médios na Ferrari.

Verstappen deixou Bottas para trás na volta 32, tomando a terceira posição. Dois giros depois, Norris foi para os boxes, o que foi repetido por Bottas, na volta 35, e Ocon, na volta 36. Russell, quando era pressionado por Verstappen, trocou pneus na volta 37, o que foi seguido por Pérez um giro depois. Todos colocaram pneus médios.

O atual campeão do mundo retomou a liderança, mas tinha pneus macios, e poderia precisar de mais uma parada nos boxes. Na volta 39, Norris passou por Vettel, tomando a oitava posição. Quatro voltas mais tarde, o alemão da Aston Martin foi aos boxes, recebendo pneus médios. Outro que parou foi Verstappen, que agora passou a ter pneus médios.

Na volta 46, Sainz foi para os boxes, recebendo pneus macios da Ferrari. No mesmo giro, o piloto deixou para trás Ocon, tomando a sexta posição. Na volta 49, Verstappen chegou em Pérez, que tirou o pé para o holandês tomar a primeira posição. Já Hamilton fez mais um pit stop, agora ganhando pneus macios da Mercedes, voltando na sétima posição.

O heptacampeão mundial tomou a sexta posição de Ocon na volta 51, mesmo momento em que Russell foi aos boxes para colocar pneus macios, voltando em quarto, atrás de Bottas, superando-o na volta 53. A Red Bull, então, chamou Pérez aos boxes na passagem seguinte, também colocando pneus macios no carro do mexicano.

Sainz chegou em Bottas para disputar o quarto lugar, mas viu Hamilton também se aproximar. O finlandês acabou superado pelos dois na volta 58, caindo para a sexta posição. Na volta 60, foi a vez de o heptacampeão do mundo passar pelo espanhol da Ferrari, tomando o quarto lugar.

Na penúltima volta, Sainz recuperou a posição sobre Hamilton, tomando o quarto lugar. Já Verstappen seguiu para vencer, seguido por Pérez e Russell.

Deixe seu Comentário

Comentários