Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Turquia, 14ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma atividade em que os pilotos sofreram muito com a aderência dos pneus no circuito de Istambul, o piloto da Red Bull liderou a sessão que abriu os trabalhos desta sexta-feira (13) ao marcar 1min35s077.
A segunda posição ficou com Alexander Albon, que acabou o treino apenas 0s241 atrás do companheiro de Red Bull, que o superou apenas no minuto final do treinamento. Charles Leclerc, com a Ferrari, foi o terceiro, ficando à frente de Pierre Gasly, quarto com a AlphaTauri. Sebastian Vettel, com a outra Ferrari, foi o quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Danill Kvyat apareceu em sexto com a outra AlphaTauri, e foi seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. A oitava posição ficou com Antonio Giovinazzi, piloto que defende a Alfa Romeo e que ficou logo à frente de Valtteri Bottas, apenas o nono com a Mercedes. Esteban Ocon, da Renault, foi o décimo. Já Lewis Hamilton demorou de sair à pista e fez apenas o 15º tempo.
LEIA MAIS:
São Paulo renova contrato com a F1 e GP do Brasil fica em Interlagos
Veja a programação para o GP da Turquia e onde assistir na TV
Com Interlagos, F1 divulga calendário com 23 corridas para 2021
Fórmula 1 anuncia corrida na Arábia Saudita em 2021
A atividade contou com uma bandeira vermelha logo em seu início. Após Leclerc passar em cima de um cone, a direção de prova optou por interromper a sessão para que um novo cone fosse colocado no lugar. Além disso, houve uma neutralização por Safety Car Virtual após Carlos Sainz estacionar sua McLaren com problemas na pista.
A segunda atividade da sexta-feira em Istambul está marcada para 9h, com transmissão ao vivo dos canais Sportv. O Grande Prêmio da Turquia será disputado no domingo (15), a partir das 7h10, com exibição ao vivo da TV Globo, do GE.Globo e da rádio Band News FM.
Confira como foi o treino
A primeira atividade do final de semana em Istambul começou com sol e clima ameno. A temperatura apontava 14°C, enquanto o asfalto tinha 18°C. Logo que a pista foi liberada, alguns pilotos deixaram os boxes para fazer voltas de instalação, caso de Lando Norris, por exemplo. Logo de cara, Charles Leclerc atropelou um cone de sinalização.
Sebastian Vettel foi o primeiro a registrar tempo, cravando um alto 2min01s145 com a Ferrari. Depois, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no final de semana para que o cone atropelado por Leclerc fosse recolhido e reposicionado em seu lugar. Após quase dez minutos de interrupção, a sessão foi retomada.
Com 16 minutos de sessão, Valtteri Bottas foi à pista pela primeira vez. O finlandês, porém, escapou da pista em sua primeira tentativa de volta rápida, mas marcou 1min48s426 logo na sequência. A volta, porém, foi excluída por não respeitar os limites de pista. Finalmente, o vice-líder do campeonato marcou 1min44s948.
Bottas melhorou ainda mais seu tempo na sequência, cravando 1min43s009, ainda usando os pneus duros. No complemento da primeira meia hora da sessão, Kimi Räikkönen colocou a Alfa Romeo na segunda posição, quando apenas três pilotos tinham tempos aferidos. Pouco depois, Max Verstappen escapou da pista, sem maiores problemas.
Pouco depois, o holandês da Red Bull conseguiu sua primeira volta rápida, marcando um tempo mais de seis segundos acima do tempo de Bottas. Vettel, na sequência, voltou ao segundo lugar, enquanto George Russell saiu à pista com os pneus macios, ante os duros dos outros pilotos. Pouco depois, Verstappen melhorou seu tempo, voltando ao segundo lugar.
Pierre Gasly colocou a AlphaTauri na quinta posição, enquanto Lewis Hamilton foi à pista pela primeira vez no final de semana com 41 minutos de sessão. Na sequência, Gasly perdeu o controle do carro e rodou, voltando à pista rapidamente. Verstappen se colocou na liderança na metade do treino ao marcar 1min42s753.
O holandês da Red Bull seguiu melhorando, e marcou 1min41s741, enquanto Hamilton seguia sem tempo aferido na sessão, mesma situação de Daniel Ricciardo. O australiano deixou os boxes, mas se colocou apenas em 13º em sua primeira volta rápida. Restando 34 minutos para o final da atividade, Bottas retomou o melhor tempo, agora com 1min40s114.
O finlandês da Mercedes seguiu muito rápido, e marcou 1min39s204, ainda com os compostos duros. O finlandês seguiu avançando, e chegou aos 1min38s915. Verstappen respondeu na sequência, chegando a 1min38s523. Leclerc avançou para a terceira posição, sendo seguido por Vettel. Esteban Ocon pulou para a quinta colocação.
Leclerc tomou a primeira posição pouco depois, mas Verstappen voltou a pontear o treinamento com 1min37s151. Carlos Sainz teve problemas com a McLaren e estacionou o carro, provocando o acionamento do Safety Car Virtual. A bandeira verde foi acionada mais uma vez quando restavam 22 minutos para o final da atividade.
Gasly voltou ao quinto lugar da folha de tempos, enquanto Vettel avançou ao segundo lugar, apenas 0s008 atrás de Verstappen. O francês da AlphaTauri voltou a melhorar seu tempo, e pulou para terceiro. Já Hamilton voltou à pista para marcar sua primeira volta rápida, subindo apenas para a 18ª colocação, ficando à frente apenas das duas Williams.
Vettel tomou a liderança com 1min36s085, enquanto Leclerc pulou para a segunda posição. Com 13 minutos para o encerramento da sessão, o monegasco tomou a primeira colocação com 1min35s507, enquanto Gasly marcou o terceiro tempo, sendo seguido por Verstappen e Bottas, que fechava o top-5. Hamilton melhorou ainda mais, e foi para o 14º lugar.
Alexander Albon se colocou na frente com sete minutos para o final da sessão, marcando 1min35s318. Bottas, por sua vez, rodou na curva 9, mas seguiu na atividade. No minuto final, Verstappen tomou a primeira posição com 1min35s077, terminando o treinamento com o melhor tempo.
Deixe seu Comentário