Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera terceiro treino da F1 em Portugal

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/05/2021
  • Atualizado: 01/05/2021 às 9:07
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio de Portugal, terceira etapa da temporada da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã deste sábado (1) no circuito de Portimão, o piloto da Red Bull registrou na melhor das suas voltas 1min18s489, usando pneus macios nesta passagem.

Max Verstappen
Verstappen comandou a terceira sessão livre em Portimão. (Foto: Red Bull Content Pool)

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, piloto mais rápido da sexta-feira que acabou o treinamento 0s236 atrás de Verstappen. Valtteri Bottas, companheiro do inglês na Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a outra Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Esteban Ocon, da Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Charles Leclerc colocou a Ferrari na sexta posição, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Carlos Sainz. Lando Norris, que deu uma rodada com a McLaren, fechou a sessão com o oitavo melhor tempo, sendo seguido por Pierre Gasly, nono com a AlphaTauri. O grupo dos dez primeiros foi completado por Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo.

LEIA MAIS:

F1 antes de Senna e depois de Senna
Relembre o outro 1º de maio do Brasil na Fórmula 1

A partir das 11h será realizada a classificação que determinará as posições de largada, com transmissão da Band para algumas praças do País, e do BandSports. O Grande Prêmio de Portugal tem início marcado para 11h, com exibição da Band para todo o Brasil e da rádio Band News FM.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres em Portimão começou às 8h, com temperatura mais amena no circuito, apenas 16°C, com temperatura em 29°C. O primeiro a sair à pista foi Lance Stroll, que deu uma volta de instalação. Quem registrou a primeira volta foi Mick Schumacher, que marcou 1min23s026 com sete minutos de atividade.

O alemão seguiu baixando tempo até seu companheiro de equipe, Nikita Mazepin, tomar a liderança com 1min22s430. Pouco depois, o alemão da Haas retomou a ponta com 1min21s776. Apenas depois de dez minutos que os pilotos das outras equipes deixaram os boxes para registrar tempo. Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na frente com 1min20s997.

Os tempos começaram a cair, com diversos pilotos se revezando na frente. Kimi Räikkönen e Fernando Alonso e Tsunoda se revezaram na frente, com o piloto da Alfa Romeo liderando o treinamento após 20 minutos de sessão. Pouco depois, Esteban Ocon colocou a Alpine na frente com 1min19s672, ainda usando os pneus médios.

Charles Leclerc pulou para a segunda posição, em uma volta da qual cometeu um erro quando marcou os dois melhores primeiros setores da pista. A Mercedes mandou Lewis Hamilton e Valtteri Bottas para a pista, assim como a Red Bull soltou Max Verstappen. Um Safety Car Virtual, porém, foi acionado por conta de uma placa de publicidade que caiu por conta do vento.

Após a retomada da sessão, Leclerc se colocou na frente, sendo superado na sequência por Sergio Pérez, primeiro a quebrar a barreira de 1min19s ao marcar 1min18s840. Hamilton voltou à pista e tomou a ponta da folha de tempos ao cravar 1min18s755, melhorando um pouco mais esse tempo no giro seguinte, com 1min18s735.

Verstappen retornou à pista e tomou a liderança no fechamento do segundo terço da sessão, com 1min18s545. Quem apareceu bem também foi Ocon, que subiu para o quarto lugar, 0s315 atrás do melhor tempo. Com 13 minutos para o final da atividade, Lando Norris rodou com a McLaren, voltando à pista na sequência.

Bottas avançou para a terceira posição quando restavam dez minutos para o final da sessão, ainda 0s275 atrás de Verstappen, que reclamava de falta de aderência em sua Red Bull. Carlos Sainz alcançou o sétimo tempo com a Ferrari, enquanto o holandês da Red Bull, restando cinco minutos para o final, marcou 1min18s489.

Mazepin rodou quando restavam dois minutos para o final da atividade.A sessão chegou ao final com Verstappen na frente, sendo seguido por Hamilton e Bottas.

Deixe seu Comentário

Comentários