Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Azerbaijão, sexta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (4) no circuito montado nas ruas de Baku, a capital azeri, o piloto da Red Bull registrou na melhor das suas voltas 1min43s184, usando pneus macios.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi apenas 0s043 mais lento em relação a Verstappen. Carlos Sainz, com a outra Ferrari do grid, completou o treinamento com o terceiro tempo, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Daniel Ricciardo, da McLaren.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Pierre Gasly completou o primeiro treinamento do final de semana com a sexta posição a bordo da AlphaTauri. Lewis Hamilton colocou a Mercedes apenas no sétimo lugar, sendo seguido por Lando Norris. Fernando Alonso foi o nono mais rápido com a Alpine, enquanto Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, completou o grupo dos dez melhores.
LEIA MAIS:
Confira a programação e onde ver na TV o GP do Azerbaijão de F1
A sessão não contou com interrupções, mas foi cheia de incidentes. Muitos pilotos escaparam na curva 15 do traçado azeri, entre eles Yuki Tsunoda, que teve muitas dificuldades para recolocar o carro na pista. Apenas um piloto bateu no treinamento: Nikita Mazepin, russo da Haas que rodou e acertou o muro, conseguindo trazer o carro de volta aos boxes.
A segunda sessão de treinos livres em Baku está marcada para 9h, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 será disputado no domingo (6), também às 9h, com exibição ao vivo da Band e da rádio BandNews FM.
Confira como foi o treino
A primeira sessão do final de semana da Fórmula 1 na capital azeri começou com temperatura ambiente em 26°C, e asfalto em 48°C. Logo que os boxes foram abertos, 17 dos 20 pilotos foram à pista, exceções feitas a Max Verstappen, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. O primeiro a registrar tempo foi Charles Leclerc, que cravou 1min47s701 com a Ferrari.
Carlos Sainz se colocou na frente na classificação, mas o monegasco se colocou na ponta logo na sequência, agora com 1min45s664. Pouco depois, o Safety Car Virtual foi acionado por conta de um detrito na pista, no momento em que Hamilton fazia sua primeira volta rápida na sexta-feira. Após a bandeira verde ser acionada novamente, o inglês tomou a ponta com 1min45s112.
Lando Norris avançou para a segunda posição, enquanto Hamilton ignorou a barreira de 1min44s e marcou 1min43s893. Verstappen, em sua primeira volta rápida, pulou para o segundo posto, ainda 0s968 atrás do inglês da Mercedes. Sebastian Vettel, em sua primeira volta rápida na atividade, avançou para o quinto lugar com a Aston Martin.
Após 25 minutos de sessão, o único piloto sem tempo aferido era Sergio Pérez, que deixou os boxes na sequência para suas primeiras voltas rápidas no treinamento. Verstappen melhorou seu tempo, mas ainda aparecia 0s205 atrás de Hamilton. Três minutos depois, Yuki Tsunoda apareceu parado em uma área de escape após passar reto em uma das curvas.
Pérez se colocou na 11ª colocação após suas primeiras voltas rápidas em Baku. Pouco depois, os pilotos passaram a sair com os pneus macios. Norris pulou para segundo, mas logo foi superado por Leclerc. Então, Daniel Ricciardo bateu não apenas os dois, mas também Hamilton, cravando 1min43s732 para tomar a liderança.
Norris partiu para uma segunda volta rápida, mas rodou no terceiro setor, quando vinha quase um segundo mais rápido em relação ao seu companheiro de equipe. Os pilotos da Ferrari partiram para mais giros rápidos, com Leclerc tomando a ponta da classificação com 1min43s277, sendo seguido por Sainz. Hamilton, que vinha melhorando o tempo, escapou da pista no terceiro setor.
As escapadas na curva 15 continuaram, com Pierre Gasly passando reto quando restavam 16 minutos para o encerramento da sessão. Verstappen, pouco depois, reclamou de Nikita Mazepin, que estava a sua frente quando buscava uma volta rápida. Na sequência, o holandês tomou a liderança da sessão com 1min43s184, enquanto Pérez subiu para o quarto lugar.
Gasly pulou para a quinta posição, sendo superado pouco depois por Ricciardo. Enquanto isso, a Mercedes mandou seus dois pilotos à pista quando restavam sete minutos para o final do treinamento. Porém, tanto Hamilton quanto Bottas partiram para simulações de corrida. Mazepin, por sua vez, parou na barreira de proteção, mas conseguiu deixar o local sem causar uma bandeira vermelha.
Sainz escapou da pista na curva 15, no que foi repetido pouco depois por Bottas e por Norris. O treino terminou com Verstappen na ponta, seguido por Leclerc e Sainz.
Deixe seu Comentário