Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera primeiro treino da F1 na Espanha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/06/2023
  • Atualizado: 02/06/2023 às 9:33
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Espanha, sétima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (2) no Circuito de Barcelona, em Montmeló, o piloto da Mercedes registrou 1min14s606 na melhor das suas voltas, usando pneus macios.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda colocação ficou com Sergio Pérez, que acabou 0s768 atrás do tempo obtido por Verstappen, seu companheiro de equipe. Esteban Ocon, com a Alpine, se colocou em terceiro, terminando o treinamento logo à frente de Nyck de Vries, quarto com a AlphaTauri. O grupo dos cinco melhores foi completado por Pierre Gasly, com a outra Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Fernando Alonso colocou a Aston Martin na sexta colocação. Kevin Magnussen fechou o treinamento com o sétimo melhor tempo com a Haas, ficando à frente de Charles Leclerc, oitavo com uma Ferrari, equipe que viu Carlos Sainz terminar em nono. A lista dos dez mais rápidos na Espanha ainda contou com George Russell, da Mercedes. Lewis Hamilton, também da Mercedes, foi o 12º.

LEIA MAIS:
F1: Mercedes confirma estreia de Schumacher em testes
F1: Verstappen se mostra ansioso com novo traçado em Barcelona
F1: Sergio Pérez diz que objetivo na Espanha é a vitória

A partir do meio-dia será realizado o segundo treino livre do final de semana. O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 tem largada marcada para 10h de domingo (4).

Confira como foi o treino
A primeira sessão de treinos livres começou às 8h30, pelo horário de Brasília, com temperatura em 25°C e umidade do ar em 52%. O asfalto estava em 42°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos foram para a pista para suas primeiras voltas rápidas. Com quatro minutos de treino, Sergio Pérez se colocou na frente com 1min18s781, marca que logo foi superada por Max Verstappen.

Com seis minutos de atividade, Lewis Hamilton se colocou na segunda colocação, sendo superado na sequência por Pierre Gasly, com a Alpine. Pouco depois, Pérez voltou ao segundo lugar, enquanto Verstappen melhorou seu tempo para 1min16s583. Nico Hulkenberg, com a Haas, avançou ao terceiro lugar, enquanto George Russell reclamava de bouncing em sua Mercedes.

Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na terceira posição, enquanto Esteban Ocon, com a Alpine, pulou para o quarto lugar. Com 14 minutos de sessão, Hulkenberg voltou a aparecer em terceiro, mas usando pneus macios, ante médios ou pneus protótipos dos outros pilotos. Pérez, por sua vez, também começou a reclamar com a Red Bull das “quicadas” que o carro dava na nova última curva do circuito.

Com 20 minutos, Verstappen seguia na liderança com a marca de 1min15s945 com pneus médios, sendo seguido por Pérez. Carlos Sainz, por sua vez, pulou para a terceira posição com a Ferrari, sendo seguido por Logan Sargeant, quarto com a Williams. Pouco depois, Fernando Alonso colocou na terceira colocação com a Aston Martin, caindo um posto após Gasly subir para segundo.

Nyck de Vries avançou para a quinta colocação com o carro da AlphaTauri com 27 minutos de sessão, enquanto Charles Leclerc, com a Ferrari, se colocou na nona colocação. Na metade do treinamento, Lando Norris foi mais um piloto a reclamar dos saltos que o carro dava. Pérez, com pneus macios, marcou 1min15s374 para tomar a liderança do treinamento.

Verstappen recuperou a ponta da tabela de tempos com 32 minutos de atividade, marcando 1min14s606 com os compostos de faixa vermelha. Kevin Magnussen colocou a Haas de volta no terceiro lugar, com uma volta 1,7 segundo mais lenta em relação ao obtido pelo líder do campeonato, ficando à frente de Gasly e Ocon, ambos pilotos da Alpine.

Alexander Albon, com pneus macios, pulou para a nona colocação. Com 40 minutos, GuanYu Zhou pulou para a terceira posição, sendo seguido por Valtteri Bottas, ambos pilotos da Alfa Romeo. Oscar Piastri, com a McLaren, assumiu a sexta colocação. Com 15 minutos para o final do treinamento, Sainz pulou para a terceira posição com pneus macios, caindo um posto após Leclerc melhorar seu tempo.

De Vries superou os pilotos da Ferrari e tomou a terceira colocação com a AlphaTauri. Russell voltou à pista e avançou para o oitavo lugar, perdendo a posição para Alonso pouco depois. Hamilton, por sua vez, avançou ao 11º lugar com três minutos para o final da sessão. O treino acabou com Verstappen na frente, seguido por Pérez e Ocon.

Deixe seu Comentário

Comentários