Card image
Fórmula 1
Verstappen fatura pole position para o GP do Japão de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/10/2022
  • Atualizado: 08/10/2022 às 4:06
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou na madrugada deste sábado (8) a pole position para o Grande Prêmio do Japão, 18ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Suzuka, o piloto da Red Bull anotou 1min29s304 para faturar a posição de honra pela quinta vez no ano e pela 18ª vez na carreira.

Max Verstappen
Verstappen precisa de 26 pontos para ser campeão do mundo. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, que terminou 0s010 atrás de Verstappen. O piloto da Ferrari foi seguido por seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, que dividirá a segunda fila com Sergio Pérez, piloto da outra Red Bull do grid. O grupo dos cinco melhores do grid ainda contará com Esteban Ocon, da Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton, com a Mercedes, vai largar da sexta posição, enquanto Fernando Alonso, da Alpine, partirá do sétimo lugar, tendo ao lado na quarta fila George Russell, da Mercedes. Sebastian Vettel colocou a Aston Martin na nona posição, e Lando Norris, da McLaren, completa a lista dos dez melhores no grid em Suzuka.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen mostra força e lidera terceiro treino no Japão
F1: Russell lidera segunda sessão de treinos livres no Japão
F1: Fernando Alonso lidera TL1 marcado por chuva no Japão

O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 será disputado neste domingo (9), a partir das 2h, com transmissão da Band.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Suzuka começou com pista seca e temperatura em 19°C, enquanto a umidade do ar estava em 57%. O asfalto tinha 27°C. Quando os boxes foram abertos, Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi e Pierre Gasly partiram para a pista imediatamente, enquanto os outros competidores aguardavam nos boxes em um primeiro momento.

Enquanto a Ferrari ainda montava o carro de Charles Leclerc, Gasly foi o primeiro a marcar tempo, com 1min32s049, marca que foi batida por Tsunoda segundos depois. Aos poucos, os pilotos deixavam os boxes, casos de Lando Norris, Max Verstappen e Carlos Sainz. O inglês da McLaren tomou a ponta ao marcar 1min31s431.

A Mercedes mandou seus pilotos à pista com pneus médios, e viu George Russell se colocar em terceiro, sendo seguido por Lewis Hamilton. Pouco depois, Sergio Pérez avançou para a primeira posição, sendo superado por Max Verstappen, que marcou 1min30s224. Carlos Sainz foi à pista e tomou o segundo lugar, enquanto Leclerc apareceu em terceiro.

Enquanto Fernando Alonso pulou para quarto com a Alpine, a Mercedes saiu à pista com os pneus macios nos carros de Hamilton e Russell. O heptacampeão subiu para oitavo, enquanto seu companheiro de time apareceu em sexto. O treino entrou nos dois minutos finais com GuanYu Zhou, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, Nicholas Latifi e Alexander Albon entre os eliminados.

Vettel avançou para a décima posição, sendo superado por Valtteri Bottas pouco depois. Norris avançou para o nono lugar e também se garantiu. Verstappen acabou como o mais rápido, enquanto Albon, Gasly, Magnussen, Stroll e Latifi foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação foi iniciada com a Ferrari mandando seus dois pilotos à pista. O primeiro a marcar tempo foi Sainz, com 1min30s444, marca que não foi superada por Leclerc por 0s042. Pouco depois, foi a vez de a Red Bull mandar Pérez e Verstappen à pista. O líder do campeonato marcou 1min30s346 para tomar a ponta, enquanto o mexicano pulou para quarto.

Hamilton avançou para a quinta posição, ficando à frente de Alonso. Instantes depois, Ocon registrou o quarto tempo, enquanto Ricciardo pulou para quinto. Com pouco mais de cinco minutos para o encerramento da sessão, os 15 pilotos foram aos boxes para realizar ajustes no carro e trocar os pneus visando a parte final do Q2.

Com pouco mais de dois minutos para o final, a maior parte dos pilotos voltou à pista, exceções feitas a Verstappen, Sainz e Leclerc. Os eliminados, até então, era, Norris, Vettel, Zhou, Schumacher e Tsunoda. O tetracampeão avançou para o quinto lugar, enquanto Pérez tomou a liderança da sessão com 1min29s925 com a Red Bull, seguido por Alonso.

Os eliminados foram Ricciardo, Bottas, Tsunoda, Zhou e Schumacher.

Q3
A rodada final da classificação começou com Leclerc e Pérez se estranhando nos boxes, com o monegasco tentando passar o mexicano. O primeiro a completar volta foi Ocon, com 1min31s106. Leclerc se colocou na frente, mas logo viu Verstappen tomar a ponta com 1min29s304. O holandês atrapalhou Norris, que foi para a grama e quase bateu.

Vettel, que saiu para a pista após os outros nove competidores, pulou para a sexta colocação. Após algum período nos boxes, os pilotos voltaram à pista, mas ninguém melhorou o tempo. Melhor para Verstappen, que ficou com a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários