Card image
Fórmula 1
Verstappen escala o pelotão, supera Pérez e vence GP de Miami de F1

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/05/2023
  • Atualizado: 07/05/2023 às 18:02
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (7) o Grande Prêmio de Miami, quinta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da nona posição, assumiu o segundo lugar na volta 15 das 57 disputadas no circuito montado nas proximidades do Hard Rock Stadium, e adiou ao máximo sua troca de pneus para ultrapassar Sergio Pérez na volta 48 e vencer a corrida.

Max Verstappen
Verstappen apostou nos pneus duros na largada e capitalizou a vitória. (Foto: Getty Images)

A segunda colocação ficou com Pérez, que liderou parte da prova em Miami, mas não foi capaz de segurar Verstappen após o pit stop do holandês. Fernando Alonso, com a Aston Martin, completou o pódio com a terceira colocação, sendo seguido por George Russell, quarto colocado com a Mercedes. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Carlos Sainz, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton, com a Mercedes, terminou em sexto depois de largar da 13ª posição, enquanto Charles Leclerc ficou com a sétima posição com a Ferrari. Pierre Gasly, da Alpine, cruzou a linha de chegada na oitava posição, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Esteban Ocon. Kevin Magnussen, da Haas, foi o décimo.

LEIA MAIS:

Pérez fatura pole position em Miami. Verstappen larga da quinta fila
Verstappen domina terceiro treino da F1 em Miami
F1: Verstappen domina segundo treino para o GP de Miami
F1: Russell puxa 1-2 da Mercedes no primeiro treino em Miami

A Fórmula 1 terá prosseguimento no dia 21 de maio com o Grande Prêmio da Emilia Romagna, corrida marcada para o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália.

Confira como foi a corrida
A corrida em Miami começou com Sergio Pérez mantendo a primeira colocação nos metros iniciais, sendo seguido por Fernando Alonso e Carlos Sainz. Pierre Gasly e George Russell avançaram uma posição, com Kevin Magnussen perdendo duas posições e caindo para o sexto lugar. Max Verstappen chegou a recuar para o décimo posto, mas superou Esteban Ocon para se manter em nono. Atrás, Nyck de Vries acertou Lando Norris, mas os dois seguiram.

Na segunda volta, o holandês da Red Bull passou por Valtteri Bottas, tomando o oitavo lugar, enquanto Pérez, na frente, disparou 1,2 segundos logo na terceira volta da corrida. Magnussen e Leclerc passaram a trocar ultrapassagens, mas quem se aproveitou foi Verstappen, que superou os dois para tomar a sexta posição, enquanto o dinamarquês da Haas tomou a posição do monegasco da Ferrari.

Oscar Piastri trocou os pneus macios pelos duros na sexta volta, enquanto Verstappen deixou Russell para trás no oitavo giro, assumindo o quarto lugar na passagem seguinte ao ultrapassar Gasly. O francês da Alpine também foi superado pelo piloto da Mercedes, caindo para o sexto lugar. Com 11 voltas, o líder Pérez disparou dois segundos de frente para Alonso, que não conseguia abrir vantagem sobre Sainz.

Leclerc voltou a atacar Magnussen pela sétima colocação, enquanto Verstappen abriu temporada de caça sobre Sainz pelo terceiro lugar, conseguindo a ultrapassagem na 14ª volta. Um giro depois, o bicampeão do mundo passou por Alonso, tomando o segundo posto, enquanto Magnussen foi aos boxes. Gasly e Bottas pararam nos boxes na volta 16, no mesmo momento em que Lewis Hamilton passou por Alexander Albon, tomando o nono lugar.

Russell e Leclerc foram aos boxes na volta 18, enquanto Sainz parou no giro seguinte, fritando os pneus na entrada do pit lane. O espanhol da Ferrari passou, na volta 20, por Hamilton, tomando a sexta posição, enquanto Pérez fez a troca dos pneus médios para os duros no giro 21, voltando em quarto, atrás de Verstappen, agora líder, Alonso e Ocon. O mexicano passou por Ocon na votla 22, retomando o terceiro lugar.

Sainz foi punido em cinco segundos de punição por excesso de velocidade nos boxes, enquanto Hamilton passou por Hulkenberg, tomando o sexto lugar. Uma volta depois, Russell passou por Stroll, avançando para nono. O canadense deixou a zona de pontos ao ser ultrapassado também por Gasly. Alonso foi aos boxes na volta 25, deixando Sainz para trás na volta 27 para tomar o quarto lugar, enquanto Russell passou por Hulkenberg para tomar o sétimo posto.

Ocon perdeu desempenho e foi superado por Alonso, na volta 29, e por Sainz, caindo para o quarto lugar. Na frente, Verstappen perdia pouco tempo em relação a Pérez, mesmo sem ter feito a parada nos boxes. Russell viu Hamilton abrir passagem para ele e assumiu a sexta posição na volta 32. Mais atrás, Yuki Tsunoda passou por Hulkenberg para tomar a oitava posição. A alemão procurou os boxes na volta 34, trocando pneus duros por médios.

Com 36 voltas, Russell passou por Ocon para tomar a quinta colocação, enquanto Leclerc e Magnussen voltaram a trocar ultrapassagens, com o piloto da Haas mantendo a posição. Russell seguiu avançando e deixou para trás Sainz, assumindo a quarta colocação. Hamilton, por sua vez, foi aos boxes. De tanto insistir, o monegasco da Ferrari passou pelo dinamarquês da Haas, ganhando a nona posição.

Verstappen voltou a abrir vantagem sobre Pérez, chegando aos 18 segundos de frente na volta 42, enquanto Stroll parou nos boxes na volta seguinte, recebendo pneus médios. O holandês da Red Bull finalmente foi aos boxes na volta 45, também recebendo compostos de faixa amarela, cedendo a ponta da corrida para o mexicano, que apareceu 1,5 segundo à frente.

O bicampeão do mundo tentou o ataque na volta 47, mas viu Pérez se defender. Na volta seguinte, Verstappen tomou a liderança da prova com uma ultrapassagem por fora na primeira curva do circuito. Dois giros depois, Stroll passou por Albon para tomar a 13ª colocação. Já Tsunoda deixou Bottas para trás para assumir a 11ª posição. O finlandês também foi ultrapassado por Stroll pouco depois.

Verstappen, que abriu 2,5 segundos para Pérez na volta 52, anotou a volta mais rápida da prova, enquanto Leclerc abriu ataque sobre Gasly, conseguindo a ultrapassagem por um erro do francês. Na volta 54, foi a vez de Hamilton passar pelo piloto da Alpine, tomando o sétimo lugar. No giro seguinte, o heptacampeão passou pelo monegasco, assumindo o sexto lugar.

A corrida chegou ao seu final com Verstappen seguindo para a vitória, seguido por Pérez e Alonso.

Deixe seu Comentário

Comentários