Card image
Fórmula 1
Verstappen domina primeiro treino livre da F1 na Áustria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/07/2022
  • Atualizado: 08/07/2022 às 10:19
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Áustria, 11ª etapa da temporada da Fórmula 1. O holandês da Red Bull liderou praticamente os 60 minutos da sessão realizada na manhã desta sexta-feira (8) no Red Bull Ring, cravando 1min06s302, usando os pneus macios para marcar este tempo.

Max Verstappen
Verstappen liderou praticamente toda a primeira sessão. (Foto: Getty Images)

A segunda posição acabou nas mãos de Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi 0s255 mais lento em relação a Verstappen. George Russell, com a Mercedes, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Lewis Hamilton, com a outra Mercedes do grid.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Kevin Magnussen fechou o treinamento com a sexta posição com a Haas, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo com a Ferrari. Fernando Alonso colocou a Alpine no oitavo lugar, enquanto Mick Schumacher, com a outra Haas do grid, foi o nono mais veloz. A lista dos dez melhores foi completada por Yuki Tsunoda, da AlphaTauri.

LEIA MAIS:

Hamilton acredita em vitória da Mercedes ainda nesta temporada
Veja números e curiosidades sobre a Fórmula 1 na Áustria
Confira a programação e onde ver o GP da Áustria de F1 na TV

A atividade contou com dois acionamentos da bandeira vermelha. Na primeira, Lando Norris estacionou o carro da McLaren com problemas na pista, enquanto na segunda, uma espécie de cabo se soltou da pista, se tornando um detrito no asfalto, o que obrigou a paralisação do treinamento para que isso fosse retirado do traçado.

Logo mais, a partir do meio-dia, será realizada a classificação que determinará as posições para a corrida Sprint. A sessão contará com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Áustria tem largada marcada para 10h de domingo (10), com exibição ao vivo da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres do final de semana no Red Bull Ring começou com a pista totalmente seca, diferente do que ocorreu nos treinos da Fórmula 3 e da Fórmula 2, com temperatura em 17°C e umidade do ar em 39%. O asfalto estava em 37°C no momento em que os boxes foram abertos, com todos os pilotos deixando os boxes.

Com a classificação marcada para esta sexta-feira, os pilotos não perderam tempo para fazer as voltas. Max Verstappen, com a Red Bull, se colocou na frente logo no início, com o tempo de 1min07s720, usando pneus médios. Fernando Alonso apareceu em segundo com a Alpine, sendo seguido por Kevin Magnussen, piloto da Haas.

A Ferrari também viu seus pilotos darem voltas, com Carlos Sainz aparecendo em 14º e Charles Leclerc em 15º. Já Alexander Albon, Lance Stroll e Sebastian Vettel fizeram apenas voltas de instalação nos primeiros minutos do ensaio. Daniel Ricciardo, por sua vez, viu a asa móvel de sua McLaren se flexionar muito quando a acionava.

Com 14 minutos de treinamento, Leclerc avançou para a terceira colocação da tabela de tempos, sendo seguido por Esteban Ocon, da Alpine. Já Sergio Pérez, com a outra Red Bull, aparecia com o sexto melhor tempo. Verstappen, por sua vez, melhorou seu tempo, cravando 1min07s496 usando os compostos de faixa amarela.

Leclerc avançou para a segunda colocação, ainda distante 0s568 de Verstappen. Vettel, por sua vez, colocou a Aston Martin na quinta colocação. Com 20 minutos de sessão, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no final de semana após Lando Norris estacionar sua McLaren com problemas na pista.

A sessão foi reiniciada com 27 minutos com os pilotos recebendo de suas equipes os pneus macios. Leclerc tomou a ponta, mas logo foi superado em 0s348 por Verstappen, que marcou 1min06s302. Sainz apareceu na terceira colocação com a outra Ferrari, sendo seguidos por Magnussen e por Alonso. Pouco depois, Valtteri Bottas pulou para o quinto posto com a Alfa Romeo.

Com 21 minutos para o encerramento da sessão, a bandeira vermelha foi acionada pela segunda vez, agora por conta de um detrito na pista saídos de uma espécie de acabamento da pista. A sessão foi reiniciada quando restavam 16 minutos para o encerramento da sessão. Lewis Hamilton se colocou na terceira posição.

George Russell, com a outra Mercedes, avançou para o terceiro lugar, enquanto Verstappen sofria com o trânsito na pista. O treino entrou nos cinco minutos finais com Magnussen de volta ao grupo dos cinco melhores, caindo para o sexto posto após Pérez melhorar seu tempo. Já Leclerc melhorou seu tempo, mas sem superar Verstappen, que foi o mais rápido.

Deixe seu Comentário

Comentários