Card image
Fórmula 1
Verstappen desbanca Leclerc e fatura pole da corrida Sprint na Áustria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/07/2022
  • Atualizado: 08/07/2022 às 13:37
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou na tarde desta sexta-feira (8) a pole position para a corrida Sprint do Grande Prêmio da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no Red Bull Ring, autódromo localizado em Spielberg, o líder do campeonato marcou 1min04s984 com a Red Bull, usando pneus macios.

Max Verstappen
Verstappen faturou sua quinta pole position no Red Bull Ring. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi superado em 0s029 por Verstappen. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, parte em terceiro, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco primeiros no circuito austríaco foi completado por George Russell, piloto da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Esteban Ocon, com a Alpine, largará da sexta posição, ficando à frente dos dois pilotos da Haas, time que viu Kevin Magnussen ficar à frente de Mick Schumacher. Fernando Alonso, com a outra Alpine, registrou o nono melhor tempo na classificação, enquanto Lewis Hamilton largará da décima posição com a Mercedes.

LEIA MAIS:

Verstappen domina primeiro treino livre da F1 na Áustria
Hamilton acredita em vitória da Mercedes ainda nesta temporada
Veja números e curiosidades sobre a Fórmula 1 na Áustria
Confira a programação e onde ver o GP da Áustria de F1 na TV

A classificação ainda contou com duas bandeiras vermelhas, ambas no Q3. Primeiro, Hamilton acertou o muro após perder o controle de sua Mercedes na curva 7 do circuito austríaco. Depois, foi a vez de Russell, com a outra Mercedes, rodar e bater contra o muro, causando nova interrupção na rodada final da definição das dez primeiras posições.

A programação da Fórmula 1 no Red Bull Ring terá prosseguimento neste sábado (9), primeiro com o treino livre, marcado para 7h30, e depois com a corrida Sprint, às 11h30. O Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 será disputado no domingo, a partir das 10h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e do BandNews FM.

Confira como foi a classificação:

Q1
A sessão classificatória começou com grande movimentação na pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a registrar volta rápida foi Charles Leclerc, que marcou 1min06s762, marca que rapidamente foi batida por Carlos Sainz. A liderança seguiu se alternando, passando por Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Mick Schumacher, até que o monegasco fizesse 1min06s200.

A Red Bull mandou Max Verstappen para a pista quando restavam dez minutos para o final da sessão, e viu o holandês tomar a liderança. Porém, o tempo foi excluído por conta do desrespeito aos limites de pista. Alonso se mostrou forte e retomou a liderança, mas por poucos instantes, já que Sergio Pérez marcou 1min06s143 com a outra Red Bull.

A Mercedes viu Lewis Hamilton tomar a liderança ao marcar 1min06s079 quando restavam seis minutos para o final da sessão. Pouco depois, o heptacampeão foi batido por Verstappen, que viu Leclerc tomar a ponta com 1min05s419 com a Ferrari. O atual líder do campeonato ainda caiu mais uma posição após Sainz se colocar em segundo.

O Q1 se encaminhou para o final com Alonso avançando para o quarto lugar. Leclerc foi o mais veloz, com Sainz em segundo e Verstappen na terceira posição. Os eliminados foram Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel, Lance Stroll, GuanYu Zhou e Nicholas Latifi.

Q2
Assim como ocorreu na primeira sessão do dia, os pilotos rapidamente partiram para a pista no Q2. Ocon foi o primeiro a registrar tempo, mas logo foi batido por Leclerc, que anotou 1min05s774, sempre usando pneus macios. Max Verstappen se colocou na ponta pouco depois, mas acabou batido por Hamilton, que fez 1min05s538.

O heptacampeão melhorou seu tempo para 1min05s538, aumentando a frente em relação a Verstappen para 0s093. Russell, por sua vez, vinha em terceiro, seguido por Leclerc e Sainz. Com quatro minutos para o final do Q2, Pérez, Albon, Gasly, Tsunoda e Norris estavam na zona dos pilotos que não avançavam para o Q3.

A sessão se encaminhou para o final com os pilotos que não estavam garantidos buscando melhorar a posição e se classificar para o Q3. Magnussen se colocou em sexto, caindo um posto após Pérez avançar justamente para este posto. Alonso pilou para nono. Leclerc tomou a ponta com 1min05s287, sendo seguido por Verstappen e Hamilton. Os eliminados foram Gasly, Albon, Bottas Tsunoda e Norris.

Q3
A rodada final da classificação começou com os dez pilotos partindo para a pista imediatamente. Leclerc foi o primeiro a marcar tempo, com 1min05s183, sendo batido por Verstappen logo na sequência, após o holandês marcar 1min05s092. Sainz apareceu em terceiro, sendo seguido por Pérez e Russell. Hamilton, por sua vez, bateu contra a barreira de pneus, causando uma bandeira vermelha.

Após alguns minutos de interrupção, os boxes foram abertos, mas apenas Russell e Alonso foram para a pista. Logo depois, foi a vez de George Russell ir para o muro, causando nova bandeira vermelha, agora restando 2min31s para o encerramento do Q3.

Os boxes foram abertos novamente, agora para uma única volta rápida para os pilotos. Leclerc tomou a ponta ao marcar 1min05s013, mas Verstappen ficou com a pole ao marcar 1min04s984. Sainz ficou com o terceiro lugar, seguido por Pérez e Russell.

Deixe seu Comentário

Comentários